Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Recommended Posts

UMARIZAL    61

Olá amigos, tudo bom?

Caros amigos do CdH, tenho cadastro aqui há anos e desde então sempre tive links para meus sites na minha assinatura.

Recentemente apenas "alterei" esta assinatura e a partir daí removeram meus links por estar contra as regras.

Talvez nunca tinham feito nada por minha assinatura ter sido criada antes de possíveis alterações das regras, então, quando alterei, entenderam que infringi as regras, não discordo disso, pois pelas regras atualizadas realmente não é permitido links ou publicidade na mesma.

Não contesto a ação da moderação, foi correta, o que quero discutir com vocês é a maior flexibilização dessa parte das regras.

Amigos, a esmagadora maioria dos fóruns permite a inclusão de links na assinatura, para sites pessoais e muito até para publicidade (sites comerciais).

O fato é que se permitem os usuários usarem ao menos um link para seu site, seja pessoal ou comercial, vocês automaticamente estão incentivando a participação, afinal, quanto mais o usuário "ajudar" os demais, mais ele estará divulgando seu próprio site através da assinatura.

Quanto ao SEO do fórum, qualquer um sabe que basta incluir a tag de relação "nofollow" para os links externos, o que já ocorre no fórum do CdH, para não ser penalizado junto aos motores de busca.

Sobre a responsabilidade legal para o conteúdo, na verdade o CdH não é responsável pelo conteúdo hospedado externamente, bastando mediante constatação de irregularidade através de "patrulha" da moderação ou denúncia, simplesmente remover o link e notificar o usuário, colocando uma "observação" no seu cadastro para que se voltar a fazê-lo, seja banido ou tome alguma punição conforme as regras. Além do que, há a possibilidade de impedir inclusão de links na assinatura deste usuário problemático especificamente.

Numa internet cada vez mais concentrada em redes sociais e onde os fóruns estão cada vez menos populares entre as novas gerações, fazer o que estão fazendo é no mínimo um tiro no pé a médio e longo prazo. Têm-se que estimular a participação e não torná-la cada vez menos interessante.

Fui por alguns anos moderador de outro grande fórum, muitos devem me conhecer de lá (saí da moderação pois minha filhota nasceu e meu tempo livre acabou, rs). Até possuem alguns números mais expressivos que os daqui, e a permissão de usar links nas assinaturas ou dizeres de cunho comercial, NUNCA foi problema para o fórum ou para a moderação.

Bom, gostaria que pensassem nisso.

Desde já, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
AmarildoJr    1.732

Desculpe-me pela intromissão :P Mas quero dar meus 2 centavos em um ponto.

Amigos, a esmagadora maioria dos fóruns permite a inclusão de links na assinatura, para sites pessoais e muito até para publicidade (sites comerciais).

O fato é que se permitem os usuários usarem ao menos um link para seu site, seja pessoal ou comercial, vocês automaticamente estão incentivando a participação, afinal, quanto mais o usuário "ajudar" os demais, mais ele estará divulgando seu próprio site através da assinatura.

Pessoalmente eu não veria problema de usuários postarem links para seus sites PESSOAIS; mas caso forem sites comerciais há um problema: reciprocidade. Nem todo mundo está disposto a crescer em grupo em vez tirar vantagem de outros, e essa é uma das piores falhas da mentalidade do brasileiro.

O CdH tem milhares de acessos diários, isso pode fazer com que uma assinatura tenha certa relevância e faça propaganda gratuita para empresas que estão interessadas principalmente em ter seu produto divulgado a qualquer custo. Seria como uma empresa botando seu cartaz na calçada de outra empresa, isso seria muito injusto. Agora, caso o site comercial fizesse referência ao CdH e ficasse comprovado que o lucro aumentaria (e fosse uma "troca" justa), por que não?

Infelizmente esse não é o caso da maioria das vezes.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
UMARIZAL    61
  • Autor do tópico
  • Desculpe-me pela intromissão :P Mas quero dar meus 2 centavos em um ponto.

Pessoalmente eu não veria problema de usuários postarem links para seus sites PESSOAIS; mas caso forem sites comerciais há um problema: reciprocidade. Nem todo mundo está disposto a crescer em grupo em vez tirar vantagem de outros, e essa é uma das piores falhas da mentalidade do brasileiro.

O CdH tem milhares de acessos diários, isso pode fazer com que uma assinatura tenha certa relevância e faça propaganda gratuita para empresas que estão interessadas principalmente em ter seu produto divulgado a qualquer custo. Seria como uma empresa botando seu cartaz na calçada de outra empresa, isso seria muito injusto. Agora, caso o site comercial fizesse referência ao CdH e ficasse comprovado que o lucro aumentaria (e fosse uma "troca" justa), por que não?

Infelizmente esse não é o caso da maioria das vezes.

Amigo, quanto a sites comerciais, eu não estou falando de liberar a atuação de spammers, por exemplo, que só se cadastram e participam com o único intuito de obter vantagem divulgando seu site, produtos e/ou serviços.

O que sugiro é permitir a inclusão dos links para sites, pessoais ou comerciais, desde que o usuário seja realmente um participante ativo, que colabore com o fórum ajudando, postando conteúdo útil, como ocorre em outros fóruns internet afora.

A moderação / staff poderia seguir a seguinte linha de raciocínio, partindo do princípio de que o link em questão seja "legal" (regra 4.1), basta seguir as regras já existentes, como por exemplo de posts flood ou sem conteúdo útil à solução do problema abordado no tópico, por exemplo (regra 3.4).

Como disse anteriormente, a existência de links externos no fórum não prejudica em nada o domínio / subdomínio do CdH quanto aos motores de busca, além de não favorecer de forma alguma os links em questão, desde que haja a tag de relacionamento "nofollow" (isso já existe).

Impedir a utilização de links nas assinaturas, comerciais ou não, é um tiro no pé. Nós proprietários de fóruns (tenho um sobre construção civil), temos que prezar pelos usuários ativos, números de tópicos, posts e usuários cadastrados não dizem nada se a audiência continuar a cair devido a concorrência direta com as redes sociais, principalmente Facebook nos dias atuais.

No meu fórum, por exemplo, cheguei a ter uma média de 3.000 visitantes únicos por dia, muito pouco, mas muito pouco mesmo se comparado à audiência do CdH, mas mantendo as devidas proporções, imagino que a concorrência e coexistência dos fóruns com as redes sociais seja em ambos os casos seja muito parecida.

Antes do advento do Facebook, convivíamos em paz junto com o Orkut... mas depois da popularização do FB, a audiência foi caindo dia após dia gradativamente pois muitos usuários que postavam o tempo todo no fórum passaram a achar mais prático e ágil interagir na rede social, através de smartphones, por exemplo.

Não estou sugerindo que a assinatura vire a casa da mãe Joana, mas que seja flexibilizada a regra em prol do incentivo à participação e até um tipo de "gratificação" para quem responde às duvidas de desconhecidos com muita paciência e conhecimento de causa, ou ainda, em muitos casos, cria tutoriais passo-a-passo com a maior dedicação e empenho. O que o CdH dá em troca à estes usuários?

Pensem nisso amigos, pensem com carinho ;-)

----- editado -----

Ah, também pode-se classificar e separar alguns sites, como:

- Site pessoal e/ou de organização que não tenha fins lucrativos (sem venda e sem publicidade);

- Site pessoal e/ou de organização que tenha fins lucrativos (sem venda, apenas com publicidade);

- Site pessoal e/ou de organização que tenha fins lucrativos (com venda, com ou sem publicidade).

Ou seja, mesmo que o site não venda nada, o usuário pode ter um blog ou site que tenha publicidade (banners) que muitas vezes nem sequer pagam os custos de manutenção como registro do domínio e/ou servidor de hospedagem.

Editado por UMARIZAL
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    RenatoMejias    1.041

Umarizal, estamos analisando o seu caso, por gentileza, aguarde um tempo para termos uma resposta.

Obrigado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    Anthmann    898

Olá a todos.

Espero não estar a "desenterrar" este tópico, mas deparei-me com o problema de não poder incluir mais que um link na minha assinatura. Queria incluir mais, TODOS internos, do próprio fórum, e nenhum externo. Consegui "dar a volta" a isso colocando esses links editando o conteúdo do único link que é permitido na assinatura.

Sugeria que, ao menos, os links "internos" do fórum fossem liberados até um certo limite, por exemplo 5 ou 6. Espero que a Administração considere esta hipótese - desde que tal seja possível, e caso não se dispendam grandes recursos nem tempo.

Cumprimentos a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
    RenatoMejias    1.041

Prezados,

As regras do fórum foram atualizadas e uma das edições é a seguinte?

-Não é permitido postar links para  propagandas na assinatura, para isto use o campo perfil. É permitido links para blogs na assinatura, porém caso seja notado alusão a algo ilegal, o usuário será punido de acordo com as regras do fórum e será denunciado às autoridades competentes.

Por gentileza, leiam as regras atualizadas para se inteirar das mudanças:

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/690576-regras-do-f%C3%B3rum-atualizadas-em-15072013/#entry3847215

Grato,

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    UMARIZAL    61
  • Autor do tópico
  • Saudações!

Primeiramente, muito obrigado pela atenção meus caros.

Então fica liberada a inclusão de links nas assinaturas apenas de sites do tipo "blog" e que não contenham conteúdo ilegal, ficando ainda vedada a divulgação de links para sites institucionais ou de empresas, mesmo que estas não pratiquem vendas online, correto?

Se um site como dominio.com.br, apesar de comercial ou institucional, possuir uma seção "blog", como dominio.com.br/blog, fica liberada a inserção do link para esta seção específica na assinatura?

Mais uma vez, agradeço a atenção e gostaria de registrar que me sinto honrado por ter uma postagem do Gabriel Torres em um tópico de minha autoria.

Abraço!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    RenatoMejias    1.041
    Então fica liberada a inclusão de links nas assinaturas apenas de sites do tipo "blog" e que não contenham conteúdo ilegal, ficando ainda vedada a divulgação de links para sites institucionais ou de empresas, mesmo que estas não pratiquem vendas online, correto?

Não sei se entendi direito, a que regra especificamente você se refere?

Compartilhar este post

Link para o post
    UMARIZAL    61
  • Autor do tópico
  • Não sei se entendi direito, a que regra especificamente você se refere?

Na verdade a regra ficou clara quanto a não permissão da inclusão de links na assinatura para qualquer tipo de site, definindo tal divulgação de links como "propaganda", ficando única e exclusivamente permitido tal ação no perfil do usuário.

Ainda que não concorde com isso, aceito de bom grado pois a definição das regras do fórum é feita pelo seu mantenedor, que goza de todo o direito de permitir ou não qualquer conteúdo a ser veiculado neste.

A dúvida é quanto a permissão de inclusão de links na assinatura para blogs, visto que não ficou definido quais os tipos de blog são permitidos.

Por exemplo: Eu não posso incluir o link para o site da minha empresa "www.umarizal.com" pois apesar de institucional e não vender nada online, tem fins comerciais, porém, tenho a permissão para incluir o link para o blog da minha empresa "www.umarizal.com/blog"?

Como na regra permite-se a inserção de links na assinatura para blogs, sem a definição de blog pessoal ou comercial, dar-se-á a entender que qualquer blog, desde que não contendo material ilegal, pode ter seu link divulgado na assinatura.

De fato, é assim permitida a inclusão de links para blogs pessoais e comerciais na assinatura?

Caro contrário, deve-se atentar para esta questão e ajustar a regra definindo que tipo de blog é permitido.

Desde já, obrigado amigos pela atenção e paciência ;-)

Editado por UMARIZAL

Compartilhar este post

Link para o post
    RenatoMejias    1.041

@UMARIZAL, quando falamos de blogs, entendemos que estamos falando de blogs pessoais, ou seja, sem vínculo com empresas, no entanto você pode usar o campo "Site" que fica em seu perfil para colocar o site/blog da sua empresa.

Vale ressaltar que não é permitido mensagens com o intuito de comérco no fórum. Caso queira anunciar no Clube do Hardware, recomendo a leitura da seguinte matéria:

http://www.clubedohardware.com.br/pagina/anuncios

Também é permitido fazer referência a um blog, caso esteja atrelado ao conteúdo do post. Por exemplo, imagine que estamos discutindo de celulares e você escreveu uma matéria sobre o modelo em pauta, neste caso poderá responder e usar o link de seu blog como referência.

Caso tenha mais alguma dúvida, é só falar :)

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
    UMARIZAL    61
  • Autor do tópico
  • Perfeito amigo, compreendi perfeitamente e desde já, agradeço a vossa atenção e cordialidade.

Um forte abraço!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    UMARIZAL    61
  • Autor do tópico
  • Amigos, gostaria de aproveitar o tópico, visto que o tema é o mesmo, para perguntar se eu poderia incluir na assinatura o link para este outro blog: http://www.guiadaobra.net

No que já está na minha assinatura, autorizado, escrevo sobre máquinas e equipamentos para construção e mineração, já neste outro que cito agora acima, falo sobre construção civil em geral, com análises de ferramentas, artigos, notícias, etc.

Não há comercialização de nada.

Desde já, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
    RenatoMejias    1.041

@UMARIZAL

Sem problemas, pode colocar sem problemas, mas lembre-se que existe um limite de 2 URLs e 5 linhas.

Compartilhar este post

Link para o post
    AmarildoJr    1.732

@RenatoMejias, eu tenho limite de 1 URL :(

Algo deu errado![#10211] Você pode usar apenas 1 urls em sua assinatura.

Compartilhar este post

Link para o post
    RenatoMejias    1.041

Realmente, usuários tem limite de no máximo 1 URL.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais