Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro com BIOS - Motherboard Asus P4SP-MX


Posts recomendados

Boa noite.

 

Faz um tempo que meu já velhinho PC começou a apresentar alguns problemas, e venho tentando arrumar - sem sucesso - alguns deles. Por exemplo, ao tentar ler algum CD/DVD, o computador desliga, ou driver de som corrompido (tentei reinstalá-lo diversas vezes, não dá certo), e outros erros de "menor" importância que surgiam de tempos em tempos...

Para ser sincero, nunca fiz curso de computação ou manutenção etc, portanto tudo que sei, aprendi fuçando e pesquisando na internet, coisa não muito recomendada. Mas como não queria gastar mais dinheiro com o PC, resolvi tentar formatá-lo, pensando que iria solucionar a maioria dos problemas. O problema que eu encontrei de cara foi ao colocar o CD do Windows no leitor de CD, resultando no desligamento do Computador; pesquisei muito na internet, e encontrei diversos diagnósticos, coisas como problema na fonte de energia, ou driver corrompido, ou problema físico com o leitor, mas nenhuma solução que não envolvesse dinheiro. Dessa forma segui na pesquisa, mas de uma perspectiva diferente, se não posso formatar pelo CD, talvez pelo pendrive. Esbarrei em outra parede, já que minha placa-mãe não suporta esse tipo de boot. Portanto eu pensei: "Será que se eu fizer um update na BIOS a placa-mãe booteará pelo Pendrive?". Descobri um programa da ASUS, que faz o procedimento de update da BIOS pelo próprio Windows, sem precisar de FDD ou Pendrive OU CD, e resolvi tentar. Deu CRASH.

 

Acabei descobrindo, posteriormente, que é necessário um disquete com a nova/antiga BIOS para resolver o problema. Acontece que eu sou uma das últimas pessoas no mundo que possui um PC com Floppy Driver, aparentemente, já que procurei em diversas lojas/técnicos/LAN Houses próximas à minha casa, e eles já não possuem o FDD.

 

Gostaria de saber se existe um meio de mascarar um pendrive para parecer um disquete no boot, ou algum outro procedimento que poderia seguir, para consertar o erro.

 

(Já li sobre um pendrive da HP que pode se passar por um disquete, mas é muito caro, e o FDD Externo mais barato que achei foi por R$ 35,00, sendo minha última solução, caso vocês não me possam me ajudar)

 

Esqueci de mencionar o modelo da placa-mãe: ASUS P4SP-MX.

 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu tirei uma foto da fonte. Tenho consciência de que ela é bem ruinzinha - a fonte -, mas não quero gastar dinheiro com esse PC, acredito que não valha a pena, seria melhor comprar outro. Inclusive eu tinha uma fonte melhor, preto com LED azul, não me lembro o nome no momento, de 500W acho, mas ela queimou.

 

2hdxk6w.jpg

 

Bom, vou falar o resto da configuração do meu computador... mais ou menos..

 

Placa-Mãe Asus P4SP-MX

Processador Intel Pentium 4

Placa de Vídeo Nvidia Geforce FX 5200 (128mb)

512 de Memória RAM

80 gb de HD

 

Minha placa-mãe antiga e a fonte foram trocados por essas ai de cima. Supostamente a placa-mãe ficou toda inchada, e a fonte queimou. Fiz um teste (que achei pela internet) para determinar se a fonte estava realmente queimada, e confirmou.

 

Mas meu pior problema no momento é a BIOS mesmo, já que o PC sequer passa do boot.

 

Eu dei Clear CMOS, seguindo o manual da Placa-Mãe, e também não deu boot.

 

bios_3.jpg

Fica uma tela similar à essa, buscando por disquete, e apenas disquete, já que minha versão do CrashFree BIOS é a 1.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando foi trocada a placa-mãe, um bom tempo atrás, o técnico que fez a troca não me deu o CD da "nova" placa-mãe, e mesmo que eu tivesse, assim que o leitor tentasse ler, o PC desligaria. E, em relação ao disquete, ainda estou à procura de alguém que possua um driver do mesmo, para eu poder passar a BIOS que baixei do site da Asus, já que disquete está quase extinto.

 

Eu até procurei o cd da placa-mãe pela internet, mas não achei pra download.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o site de suporte da ASUS pra sua MOBO

 

http://support.asus.com/download.aspx?SLanguage=en&p=1&s=15&m=P4SP-MX&os=&hashedid=ZGKRf3vVr8Bq39Gm

 

 

Baixe a versão 1005 da BIOS do site. Extraia o arquivo e renomeie-o para P4SPMX.awd e salve num disquete. Deve recuperar a BIOS da MOBO..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...