Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador queimando


Posts recomendados

Obrigado pessoal todos muito inteligentes  :D !

 

Vou fazer o seguinte , terça meu Trafo fica pronto ai vou liga-lo somente a rede 220V e deixa-lo por cerca de 2 a 3 horas ligado medindo a tensão na entrada e na saída .

 

Após , vou ligar o Amperímetro e a carga(Fio Nicromo) e continuar acompanhando as tensões de entrada e saída junto com a medição do amperímetro .

 

O único problema é que sem o Dimmer a coisa vai esquentar absurdamente  muito ai acho que só vai poder ficar ligado por cerca de 2 minutos apenas só pra medir a corrente .

Assim está correto ? 

Caso nao tenha a resistencia de chuveiro que sugeri, pode ser com fio NiCro dentro do balde com agua, se tiver um fio que possa cortar, va cortando para aumentar a carga e  seguindo os passos que eu e o DouGFunnY139i sugerimos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Albert.

Não se deve utilizar um dimmer na entrada de um transformador, pois a onda deixa de ser senoidal, saturando o núcleo e fazendo o primário sobrecarregar, aquecendo tudo até queimar.

Mas tem algo errado... Esse transformadorzinho não dá 2500 VA nem na China.... Muito pequeno.

E pelo valor cobrado, eu diria que 400 VA já seria muito !

E o fio de niquel cromo tem a sua resistência determinada por dois fatores : espessura do fio e comprimento. A melhor maneira é medir mesmo a resistência com um multímetro nas duas pontas do fio.

Tem de determinar os valores reais de corrente e tensão do seu trafo e de seu fio de níquel-cromo.

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabio Passeti,

 

Faz o seguinte, quando for pegar o seu transformador, fala para o cara escrever num papel a tensão e corrente no secundário do transformador, bem como a potência em VA, e carimbar com algum carimbo da loja, ou assinar mesmo, como se fosse um recibo.

 

Quero ver se o cara é sério mesmo.... e se queimar você tem um documento que vale como prova para ele fazer um novo de acordo com as especificações reais ou te devolver o dinheiro, ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meça o diâmetro de um dos fios (o cobre sem o isolamento) do secundário. Me parece que são muito finos para deixar passar 50A sem esquentar.

Meça também a largura, a altura e o empilhamento das lâminas do núcleo.

Com o trafo ligado sem o dimmer e sem a resistência de niquel-cromo, ele deve apenas ficar morno. Verifique se após cerca de 20 a 30 minutos ligado nessa condição, você consegue manter a mão encostada no núcleo por 10 segundos sem se queimar.

Faça isso e poste tudo o que eu pedi. Talvez tenha alguma conclusão.

Em tempo: Só por garantia, verifique e poste o código do triac que está dentro do dimmer.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabio Passeti,

 

Faz o seguinte, quando for pegar o seu transformador, fala para o cara escrever num papel a tensão e corrente no secundário do transformador, bem como a potência em VA, e carimbar com algum carimbo da loja, ou assinar mesmo, como se fosse um recibo.

 

Quero ver se o cara é sério mesmo.... e se queimar você tem um documento que vale como prova para ele fazer um novo de acordo com as especificações reais ou te devolver o dinheiro, ok ?

 

Paulo

 

Obrigado farei isso .

 

 

 

 

 

Meça o diâmetro de um dos fios (o cobre sem o isolamento) do secundário. Me parece que são muito finos para deixar passar 50A sem esquentar.

Meça também a largura, a altura e o empilhamento das lâminas do núcleo.

Com o trafo ligado sem o dimmer e sem a resistência de niquel-cromo, ele deve apenas ficar morno. Verifique se após cerca de 20 a 30 minutos ligado nessa condição, você consegue manter a mão encostada no núcleo por 10 segundos sem se queimar.

Faça isso e poste tudo o que eu pedi. Talvez tenha alguma conclusão.

Em tempo: Só por garantia, verifique e poste o código do triac que está dentro do dimmer.

MOR_AL

 

 

Quando eu pegar amanhã posto os resultados muito obrigado !

Obrigado a todos pela disponibilidade em me ajudar  .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Fios de saída do secundário tem cerca de 5 a 6 milímetros .

 

Largura e Altura do empilhamento das lâminas do núcleo estão na foto 1 .

 

1_zpsa0d9d170.png

 

Largura do núcleo e do empilhamento das lâminas do mesmo está na foto 2 .

 

2_zps91b5ae6b.png

 

 

 

 

Estou com a nota fiscal dizendo a tensão e corrente carimbada pela loja .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vou ligar o trafo agora e medir as tensões pra ver ai posto os resultados aqui já já , se eu não voltar chamem uma ambulância pode ser que tomei choque ou a casa pegou fogo  :D . Agora são 16:40 .

 

 

 

 

agora são 17:00 e acabei de ligar e a tensão no primário está com 235V e no secundário com 51,8V .

 

Vou deixar ligado por cerca de 1 hora agora nesse estado .

 

Quando fui pegar , o cara disse que tinha queimado o primário segundo ele , agora me fizeram um 2 vezes maior que aquele , sorte que levei um carrinho senão ia ser complicado trazer na mão , eles deixaram os fios do secundário amostra e estanharam eles , na hora que fui colocar as pontas de prova  bateu um medo gigante muito perigoso estou achando , depois que tudo estiver ok vou colocar uma capa de isolamento grossa envolvendo cada um deles .

 

Eu falei pro cara que estava ligando Fio de Nicromo e ele me disse que eu não poderia deixar ligado por muito tempo , porque eu ligando o Fio de Nicromo entre os fios do Secundário estaria provocando um curto que iria fazer esquentar o Fio de Nicromo  e também o Trafo .

Procede essa informação ?  ou realmente posso deixar ele ligado direto ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabio Passeti,

 

O fio é uma resistência.... Se ela estiver de acordo com a potência que o transformador deve entregar, não deveria ter problemas. Mas voce tem de medir qual o valor dessa resistência, e fazer a conta de qual a corrente que vai passar nela, tem de estar de acordo com o transformador !

 

Fixe esse transformador em uma base de metal, para ajudar a dissipar o calor, ou coloque um cooler em cima dele para garantir.

 

Se ele esquenta demais é porque tem perda demais .... a ideia seria voce medir a potencia consumida no primário e comparar com a potência consumida no secundário.... a diferença está sendo perdida em calor !!! 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabio Passeti

Os fios do secundário são fios esmaltados, o esmalte já é uma capa, más se puder colocar uma outra capa seria bom.

 

Quando o  MOR pediu para medir para medir o empilhamento das placas era pra mediar a perna central do trafo.

Olhando a chapa do trafo entre os fios do secundário, da pra ver onde a chapa entra dentro do carretel de enrolamento, você tem que medir a largura daquela perna.

Mas pelo tamanho desse novo trafo, acho que ele dá uma bela corrente de saida, a área útil desse trafo está perto de 70cm²

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabio Passeti,

 

O fio é uma resistência.... Se ela estiver de acordo com a potência que o transformador deve entregar, não deveria ter problemas. Mas voce tem de medir qual o valor dessa resistência, e fazer a conta de qual a corrente que vai passar nela, tem de estar de acordo com o transformador !

 

Fixe esse transformador em uma base de metal, para ajudar a dissipar o calor, ou coloque um cooler em cima dele para garantir.

 

Se ele esquenta demais é porque tem perda demais .... a ideia seria voce medir a potencia consumida no primário e comparar com a potência consumida no secundário.... a diferença está sendo perdida em calor !!! 

 

Paulo

 

 

Isso que estou achando estranho , só que ele disse se ligar os fios do secundário gera um curto que é o que faz esquentar o fio de nicromo e esse mesmo curto vai fazer esquentar o Trafo até romper e queimar .

 

vou ver aqui como calculo a potência máxima que o fio pode consumir .

 

 

 

 

 

Deixei o trafo ligado 1 Hora ficou apenas MORNO mas bem pouco mesmo , tenho uns coolers aqui posso colocar pra diminuir mais  .

 

A tensão do primário ficou em 223V e do secundário 50,1V   acho que essa pequena queda nas tensões foi devido ao sutil aquecimento .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom!

Tenho boas e más notícias:

A má.

Seu trafo anterior era uma piada :P

A boa.

Seu trafo atual:

1 - Não esquentou depois de algum tempo ligado sem carga.

1.1 - O núcleo DEVE estar correto.

1.2 - O número de espiras do primário DEVE estar correto.

2 - Calculei o seu trafo e comparei as medidas com o mostrado nas fotos. Aparentemente ele pode funcionar corretamente. Apenas fica a dúvida sobre o diâmetro do fio do primário e da pequena diferença que calculei para o fio secundário.

Seguem os cálculos:

 

Bom!

Agora outra coisa.

1 - Eu já dobrei lâminas de acrílico e não precisei desta potência toda e nem deste tamanho de fio. Qual é o maior tamanho da dobra que você precisa e qual é a espessura da chapa que você quer dobrar?

2 - Quantas dobras você precisa fazer por hora, ou minuto?

Você deveria tentar encontrar o fio niquel-cromo adequado para o seu trabalho. No meu caso, eu simplesmente ligava o fio na rede e a potência era algo em torno dos 100W, mas o tamanho da dobra era de uns 20cm e a espessura da chapa de acrílico era de 2,4mm.

MOR_AL

post-683989-0-70310400-1403651194_thumb.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por favor alguém saberia dizer se existe Dimmer que funciona en tensão baixa como os 50V - 50A e controle-os ? Pra colocar na sáida do trafo .

 

Coloquei dois disjuntores um na entrada de 20A e outro na saída de 32A .


Edit .

 

 

 

Se não tiver como , será que vou ter que ir novamente pegar outro " transformador " de 220 para os mesmos 220 com 5 a 10A  na saída , para utilizar meu dimmer de 220V que tem 1500W ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque um disjuntor de 16A na entrada

 

Pois

50A em 50V dá 2.500W 

 

e 2.500W em 220V dá 11.3A

 

Na saida coloque um de 40A para na saída para não perder muita potência.

 

você pode montar um circuito PWM na saida para controlar a potência ou mesmo modificar esse dimmer para 2.500W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque um disjuntor de 16A na entrada

 

Pois

50A em 50V dá 2.500W 

 

e 2.500W em 220V dá 11.3A

 

Na saida coloque um de 40A para na saída para não perder muita potência.

 

você pode montar um circuito PWM na saida para controlar a potência ou mesmo modificar esse dimmer para 2.500W.

 

 

Só que esse dimmer só funciona recebendo alimentação de 220V e controlando os mesmo 220V , por isso que eu estava ligando ele na entrada do Trafo .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se optar por modificar o dimmer, vai ter que trocar o triac por um maior, é só trocar o potenciometro também, para ele funcionar em 50V.

 

O problema é que o bichinho vai gerar calor pra caramba, vai precisar de um grande dissipador.

 

 

Não vou indicar os componentes, pois eu ando errando muito nos calculos e quando eu acerto, acho que estou errado ...hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkk .

 

 

aqui um vídeo da engenhoca funcionando , eu fiz um teste antes com um trafo de 12V 40A esquentou bem pouquinho , com esse de 50V olha o resultado  :P  .

 

 

 

 

Na medição deu 47,7V  e 27A .

 

 

 

Pra controlar e ir regulando a saída do trafo de 50V e 50A é melhor modificar o dimmer que tenho ou montar esse circuito PWM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre seu vídeo:

Não se preocupe com a resistência do fio, o importante é saber sua resistência de tabela, original.

Depois que o fio esquentou, sua resistência ohmica muda.

 

Sobre o vídeo do PWM:

 

Não sei quanto a eletrônica, mas nos transformadores o Dantes é o cara!

 

Pessoa humilde e trabalhadora, sempre ajudando as pessoas.

Esse é um dos Baianos que tem todo o meu respeito e admiração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que achei o que vou precisar pra controlar o Fio de Níquel Cromo :

 

 

 

 

 

Porém está difícil achar um esquema pra montar no google porque meu caso deve ser específico  :( .

 

não estou achando um esquema de regulador de tensão A.C de ZERO V até 50V e que suporte até 50A .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já experimentou colocar esse dimmer nos 50V?

Tenho quase certeza de que funciona, o máximo que vai acontecer é não ter uma boa regulagem, ou se eu estiver errado, não fucionará.

 

você disse que o dimmer é para 1.500W, e que deu 27A de carga no vídeo.

27A x 50V = 1350W

 

Esse último vídeo aí é um dimmer também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já experimentou colocar esse dimmer nos 50V?

Tenho quase certeza de que funciona, o máximo que vai acontecer é não ter uma boa regulagem, ou se eu estiver errado, não fucionará.

 

você disse que o dimmer é para 1.500W, e que deu 27A de carga no vídeo.

27A x 50V = 1350W

 

Esse último vídeo aí é um dimmer também.

 

 

Não funcionou  infelizmente  B)

 verifique e poste o código do triac que está dentro do dimmer.

 

 

 

Então MOR abri o dimmer mas vi que o parafuso que prende o triac estava meio espanado ai nem quis mexer pra não estragar mas com ele desmontado tirei umas fotos .

 

 

2014-06-25214405_zps21e62e61.jpg

 

 

 

2014-06-25214520_zps5b3fb084.jpg

 

 

 

2014-06-25214615_zpsdbd94a0a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém saberia dizer como posso modificar esse meu Dimmer que só funciona em 220V , funcionar com tensão mais baixa os 50V ?

 

todos os Dimmers que procurei só funcionam com 220V ou 110V , procurei uns esquemas pra montar um que funcione com 50V e segure até 40A  mas nada também , infelizmente eu não encontrei material pra aprender a modificar   :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabio Passeti,

 

Ele deve ter um Diac, que normalmente é de cerca de uns 20 volts.... tem de abaixar para funcionar a partir de uns 4 volts....

 

Paulo

 

 

Posso procurar por Diac de 4V ?  vai ter que mudar mais alguma coisa no meu dimmer ou só o Diac resolve ? 

Obrigado.

 

 

achei um aqui só que não indica para qual tensão é   :confused: .

 

http://www.loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_18756_4689_Diodo-Diac-DB3-Cod-Loja-168

 

no Datasheet dele não encontrei a parte que fala sobre com que Tensão trabalha  :

 

http://www.farnell.com/datasheets/1689752.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...