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Transformador queimando


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Rapaz!

O pessoal ainda usa esse "esquema" de placa quadriculada!

Quando comecei a me interessar por eletrônica  à uns 15 anos atrás, aprendi a fazer nessas placas. Na época desisti da eletrônica por falta de tempo e estou burro até hoje...hehehe

 

Hoje ainda acho que é uma das maneiras mais fáceis de testar protótipos.

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É muito mais barata que placa perfurada. 

E muito mais pratica!

Mais fácil de interligar as "ilhas", não solta as ilhas como a perfurada, encostou/soldou, bem mais fácil de dispor os componentes, não da mau-contato como as protoboards quando ficam velhas.

 

Se parar para pensar, ainda achamos outras vantagens.

 

Más voltando ao tópico:

Ainda acho que dá para modificar um dimmer para trabalhar em 50V.

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Desisto ta muito Hard essa parada de Dimmer .

Como sei que vai dar trabalho , gostaria de pedir quem pode fazer um Dimmer pra min que funcione com 50V e abaixe de 50V até 0V com um potenciômetro e que esse Dimmer  aguente até 40 amperes .

Quem poderia fazê-lo pra min se não atrapalhar claro   :D  !? Quanto cobraria ?

 

Depois vou deixá-lo ligado junto ao trafo por 2 a 3 horas pra ver se o trafo aguenta desta vez .

 

 

@DouGFunnY139

 

@albert_emule

 

@cesardelta1

 

@victhor393

 

@Moley

 

@aphawk

 

@MOR

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Bom!

Tenho boas e más notícias:

A má.

Seu trafo anterior era uma piada :P

A boa.

Seu trafo atual:

1 - Não esquentou depois de algum tempo ligado sem carga.

1.1 - O núcleo DEVE estar correto.

1.2 - O número de espiras do primário DEVE estar correto.

2 - Calculei o seu trafo e comparei as medidas com o mostrado nas fotos. Aparentemente ele pode funcionar corretamente. Apenas fica a dúvida sobre o diâmetro do fio do primário e da pequena diferença que calculei para o fio secundário.

Seguem os cálculos:

 

Bom!

Agora outra coisa.

1 - Eu já dobrei lâminas de acrílico e não precisei desta potência toda e nem deste tamanho de fio. Qual é o maior tamanho da dobra que você precisa e qual é a espessura da chapa que você quer dobrar?

2 - Quantas dobras você precisa fazer por hora, ou minuto?

Você deveria tentar encontrar o fio niquel-cromo adequado para o seu trabalho. No meu caso, eu simplesmente ligava o fio na rede e a potência era algo em torno dos 100W, mas o tamanho da dobra era de uns 20cm e a espessura da chapa de acrílico era de 2,4mm.

MOR_AL

 

 

- O diâmetro do fio sem o isolamento é de 2mm no primário

 

- 1 metro e 10 cm é tamanho o máximo , a espessura vai de 1mm até 10mm

 

- A questão de quantidade ainda não tenho porque ainda estou testando só se eu pegasse algum trabalho pra fazer 

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Com relação aos diâmetros dos fios, parece que estão quase ok. Para esta potência de trafo deve-se usar 2A/mm2 de densidade de corrente. Para um fio do secundário com 5mm dariam 39A e não 50A, mas ainda pode ser aceito. Mesmo porque você não deve ter medido com precisão (faltou o dígito dos décimos 5,x mm).

Com um primário de 220Vca, precisaria de um diâmetro de aprox. 2,7mm de fio de primário.

Mas como sua corrente de secundário está abaixo dos 50A, basta testá-lo com carga durante 20 minutos e ver se a temperatura fica acima do que você pode aguentar com a mão. Mas fique monitorando antes dos 20 minutos para não ter nenhuma surpresa desagradável e desligar em caso de sobre aquecimento.

Agora sobre o que eu me referi e que considero importante.

 

Bom!

Agora outra coisa.

1 - Eu já dobrei lâminas de acrílico e não precisei desta potência toda e nem deste tamanho de fio. Qual é o maior tamanho da dobra que você precisa e qual é a espessura da chapa que você quer dobrar?

2 - Quantas dobras você precisa fazer por hora, ou minuto?

 

Você deveria tentar encontrar o fio niquel-cromo adequado para o seu trabalho. No meu caso, eu simplesmente ligava o fio na rede e a potência era algo em torno dos 100W, mas o tamanho da dobra era de uns 20cm e a espessura da chapa de acrílico era de 2,4mm.

 

3 - Seu fio está muiiito mais quente do que o necessário para trabalhar com acrílico. Meu fio ficava vermelho fraco. Algo como levemente iluminado. O seu parece uma lâmpada. A continuar assim, a vida útil dele vai diminuir muito, além do fato de que você perderá muitas dobras, pois o acrílico vai deformar e até derreter.

 

4 - Para ajustar o tamanho da resistência com o tamanho da dobra do acrílico, eu ENROLAVA o fio com espaçamento quase nulo entre as espiras. Isso permite que o aquecimento fique atuando em uma FAIXA estreita e não como uma LINHA. A vantagem é que o acrílico dobra mais fácil e não ficam tantas forças internas ao esfriar.

O fio niquel-cromo enrolado ficava em uma forma de madeira de qualidade. Dentro de um sulco retangular com 5 a 6 mm de abertura e profundidade. Fiz mais de 1000 dobras e a madeira manteve-se perfeita.

 

5 - Eu também diminuía a espessura do acrílico na dobra, para ela ficar posicionada no local correto. Minha ferramenta era uma serra circular fixada no inferior de uma base plana com um rasgo para passar o disco. A serra possuía um ajuste de altura para a lâmina sobressair apenas o suficiente. As vídias da serra foram alteradas de uma ponta com uns 3 mm de largura para um formato triangular com ângulo um pouco inferior a 90º. Isso permite uma dobra sem deformar.

 

Bom. É isso aí!

Boas dobras!

MOR_AL

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Eu fiquei pensando que um dimmer desses com TRIAC  poderia funcionar em 50v CA.

Como tenho pouco conhecimento, resolvi pesquisar sobre o assunto e hoje  quando estava procurando outra coisa, achei esse artigo da SGS-THOMSON Microelectronics (STmicroeletronics).

 

Tem uns exemplos de circuitos com explicações em Inglês.

 

PDF

http://www.iascaled.com/docs/psu-400w/an308.pdf

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@cesardelta1,

 

É o mesmo problema... o DIAC só tem de alta tensão, acima de 20 volts, assim não dá para controlar bem a carga, vai ficar uma zona morta grande no controle.

 

Eu ainda acho mais fácil retificando, filtrando, usando um zener e um transistor para diminuir a tensão pro 555,  e usando um PWM simples como o que descreví, baseado neste aqui :

 

http://www.electronica-electronics.com/en/Circuits/PWM-555.html

 

Paulo

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