Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

De Buzzer para sirene de alarme


Lokinhu
Ir à solução Resolvido por Lokinhu,

Posts recomendados

Olá pessoal.

 

Tenho um relógio digital, destes tipo despertadores de R$1,99, bem simples mesmo, e gostaria de aplificar o Bip que o buzzer dele emite para uma sirene de alarme de carro/casa, algo bem alto mesmo que possa ser ouvido por um quarteirão....

 

Este relógio funciona com 3v (duas pilhas) e a sirene 12v, preciso de uma interface que colete o sinal que iria originalmente para o buzzer e acione a sirene de 12v.

 

tenho em mente em usar um relê acionado pelo relógio que faça o chaveamento para os 12v, porém o relê que tenho é de 5v e o sinal de buzzer não consegue aciona-lo.

 

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veja se funciona  mas  você  terá que trocar  o relé pra 12 volts se não ira gera  muito  transtorno  usar regulador de  5 e tudo mas.

 

Olá amigo.

A saida que tenho do relógio dá 3v de pico, que é o sinal do buzzer, o que faz ele tocar.

Já o rele que citei, é acionado por 5v para o chaveamento, depois nas saidas eu posso colocar qualquer tensão, correto??? 

 

Então, o que eu não estou conseguindo é fazer com que esta corrente baixa que sai do relógio (o sinal do buzzer), que ela acione o relê...

 

Não se esta é a melhor solução, se tiver algo mais simples pode ser também rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o sinal  vai acionar a  base  do transistor   e o transistor  aciona o relé que estará ligado  a uma  fonte de 12  volts seria necessário usar ,já a saída  do relé pode usar  ate 110volts  se for  o caso 

lembrando  que só ira acionar   enquanto houver sinal  na base  proveniente do relógio ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente obrigado pessoal!

 

Bom, deixa eu ver se entendi...

 

O sinal do buzzer chaveia o BC337 que aciona o relê, e este aciona a sirene, correto??

 

No R1 tem um 600r em vermelho, o ele significa??

na verdade  600 r  é a unidade de medida em Ôhmes que sendo menor que mil é expressa  em " R "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, cirkuit.

Só uma última pergunta antes do teste.
Qual o limite de corrente que o BC337 suporta? Estou pensando em usar uma bateria de central de alarmes 12v que acredito que seja de 7A. Estou a procura de uma com uma corrente menor, mais não estou encontrando.

 

Pergunto isso, pois pretendo usar a mesma bateria para acionar o relê e a sirene.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade  bc337 so suporta 800mA   desde que  troque o relé  por um de 12 volts   pois ele  esta acionando apenas  a " L  " deste relé que na verdade é  o primário ! a parte secundária do relé  que segura a carga ,voltando ao transistor  a sua  base  esta  protegida com um resistor de 600r  que acho que  nem precisava  mas faça  o teste e  veja  se tiver  duvidas pode perguntar  pois  o circuito  pode ser mudado  com outras opiniões  serão  bem  vindas 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei com o BC337 e não rolou, testei inclusive sem os resistores  e mesmo assim nada de saturar o BC337. Porém, simulei um teste usando uma pilha comun e o transistor chaveou normal e acionou o relé...

Vou comprar o BC517 para testar. Além do BC517, existe alguma outra opção? Assim, se tiver eu já aproveito e compro também.

 

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São duas Pilhas tipo AAA

Mais assim que chegar em casa vou testar desta forma que você me passou.

valeu

Testei novamente com o 337 e não funcionou...

Obs o buzzer original tem oscilador interno, ele toca quando ligo nas pilhas. No relógio tem um led bem pequeno que pisca no ritmo do buzzer. Tirei o led e liguei o circuito nos fios dele e também não funcionou.... Neste caso o 517 funcionara??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se tem um Led  deve a ver um resistor de repente  tirando esse resistor do Led e tirando o Led  consegue ligar o transistor outra opção  coloque    uns  3 diodos  em serie  tire o resistor  da base do transistor    e inverta o  fio  de acionamento mesa  veja   qual dos  dois esta  marcando  uma certa  tensão no momento  que esta sendo acionado

obs: confira se ligou  no terra  atrás da pilha  no inicio  não  no meio das duas  se não conseguir  vamos aguardar novas sugestões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O circuito do relógio é todo integrado, só tem 4 fios, 2 buzzer e 2 do led. Hoje a tarde vou tirar uma foto dele...

Um detalhe que não sei se interfere. quando está acionado, o buzzer emite aquele "pi-pi-pi-pi" clássico e o led pisca no mesmo tempo. Se eu não desligar o alarme, o ritimo aumenta, até que, após um minuto disparado, ele para e volta ao estado normal.

 

Sobre a ligação, quando eu ligo o terra da pilha ao terra do circuito, o rele aciona e o led acende direto, deve estar ligado em paraledo na placa do relógio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo que pude ver esse Q1   ai esta  jam-piando o fio   preto pra terra  como se  o positivo ja  estivesse presente  o tempo todo no fio vermelho então leva crer  que  quando  ele  é acionado  ele  apenas  liga o terra pois  buzzer  terá que  mudar o  meu transistor por um pnp  quando chegar em casa desenho pra você com padrão " fifa "

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer uns testes...

Sem o led o relógio não funciona.. Acho que satura e ele desarma e resseta, alguma coisa do tipo..

Sem o buzzer o relógio funciona normal, o led pisca normal...

Se seu ligar o - e o + do led e do buzzer juntos em paraleno o funcionamento permanece normal.

A tensão de pico que vai para o buzzer é de apenas 0,7v mais varia entre 0,4 e 0,7v.

O fio verde do buzzer é o + e o preto é o -

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como avia prometido  o circuito esta aqui em baixo mas  so uma coisa  não é  com padrão fifa que avia prometido  rsrs

ligue assim  com esse transistor pnp bc328

 


se tiver dificuldade  de conseguir  um transistor pnp bc328   retorne  ao circuito anterior  que eu tinha feito  e ligue  a base  do transistor  bc337  a base   daquele transistinho Q1  do seu circuito  para ver se aciona  pois  não sabemos a característica  de acionamento se é  pnp ou npn

obs: a  base  é aquela com a  trilha  bem fininha  micro trilha  !

post-650643-0-13684000-1403649773_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vou comprar os componentes e retorno com o resultado do teste.

Muito obrigado!!!

Uma dúvida que surgiu agora...

Mesmo a tensão de saída do relógio sendo muito baixa, em torno, de 0,4v, é necessário o uso do R1 E R2?? Receio que eles limitem muito a corrente e não acionem o Q1.

Outro ponto, caso eu não encontre o BC328, existe algum equivalente que eu possa usar??

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok  pode tirar  o resistor

quanto ao  transistor  pode ser  um bc 556 ou   557 

no antigo circuito que montei  testa  ele   ligue a base  dele  na base  do seu transistor Q1  se   quiser ariscar  tira o seu transistor  Q1  use a base  diretamente  pra acionar    a base  de um dos dois  circuito que  fiz  mas  neste caso use o resistor

uma pergunta a galera  o  fórum  mudou  ou deu bug aqui no meu pc ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...