Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Módulo RF 2.4Ghz


circuit

Posts recomendados

fala  galera  boa noite   gostaria de saber se estes módulos que é encontrado facilmente no mercado livre http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-562042348-arduino-nrf24l01-rf-transceiver-modulo-ism-24ghz-pic-_JM

 se estes módulos  é fácil o manuseio  de rx e tx  como era   com os 433mhz  ?

ou  eu estou confundindo  tudo por aqui

 

 

http://www.nordicsemi.com/kor/nordic/content_download/2726/34069/file/nRF24L01P_Product_Specification_1_0.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@circuit

 

Tenho 1 par desses módulos aqui. Testei rapidamente mas nao funcionaram. Eu nao estava com tempo de tentar mais a fundo. Mas tem muita gente usando os mesmos.

 

Veja esse vídeo em portugues:

 

 

E tem um tópico no forum do CCS com uma biblioteca pronta (feita por um brasileiro). Só testar:

 

http://www.ccsinfo.com/forum/viewtopic.php?t=47351

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala  galera  boa noite   gostaria de saber se estes módulos que é encontrado facilmente no mercado livre http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-562042348-arduino-nrf24l01-rf-transceiver-modulo-ism-24ghz-pic-_JM

 se estes módulos  é fácil o manuseio  de rx e tx  como era   com os 433mhz  ?

ou  eu estou confundindo  tudo por aqui

 

 

http://www.nordicsemi.com/kor/nordic/content_download/2726/34069/file/nRF24L01P_Product_Specification_1_0.pdf

Nao sao a mesma coisa, mas esse 2.4GHz pode ser usado como os antigos, mas nao vice-versa.

 

Dependendo do que for faze,r os antigos 433MHz eram mais praticos, pois vinham prontos, com rele e tudo.

 

Eu imagino que daqui a algum tempo,  essa frequencia estara saturada e sofreremos muito na area da informatica.

Nos grandes centros ja existe alguns problemas de interferencias e inconsistencias nas comunicaçoes com essa frequencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguma forma de se fazer um cabo USB sem fio? transmitindo por sinais de RF?

Estive observando que o pinos que transmitem os dados são só dois: Pino 2 e pino 3

 

Se já existisse algo no mercado assim seria muito bom.

 

Eu li um tempo atrás sobre um tal de MUSB ou WUSB(não lembro), más o alcance era curto.

Vou dar uma pesquisada e edito aqui.

 

EDIT:

 

A tecnologia é bonita, más o preço...

 

 

Se tiver com paciência, dá uma lida aí.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Introducao-ao-Wireless-USB-WUSB/1551

 

e

 

http://www.hardware.com.br/livros/hardware/wusb.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule

 

Por acaso você quis dizer algo do tipo:

 

Receber via RF e logo em seguida enviar via USB para o PC. Seria isso?

 

Se for, tem como fazer sim. Mas pronto eu nunca vi.

 

A pergunta do colega circuit é justamente o primeiro para passo algo da sua pergunta.

 

Primeiro devemos ver o RF e depois preocupar com a USB.

 

@cesardelta1

 

Interessante sua informação sobre os modeulos 433Mhz virem com relé. Eu nunca vi um desse. Provavelmente um módulo mais completo.

 

Pelo que pude perceber, trabalhar com o esse módulo Nordic é mais simples que o 433Mhz comum.

 

No 433Mhz comum, você teria que implementar toda  rotina de comunicação. Todo o protocolo de comunicação. E é um saco.

 

No caso do Nordic 2.4Ghz, ele já possui um protocolo próprio. Você "só" precisa mandar ler e escrever e ele lida com a comunicação entre os módulos.

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatheusLPS,

 

Gostei do "só" kkkk !

 

Acho que ele está se referindo aos antigos módulos de 433 Mhz, que transmitiam bits seriais......  mais fácil que esses não tinha !

 

Esses novos Nordics são bem sofisticados, tem muita coisa a mais que aqueles velhos módulos ....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatheusLPS

É desse aí mesmo que o Paulo se referiu, aqueles que o Fred usava na automação da pedreira que ele trabalhava.

(Fred Flintstone)

 

Tinha também aqueles para controle remoto, tinha 2 reles na "plaquinha".

 

Gente, vocês tem que lembrar que eu estou "meio" enferrujado com tecnologia e de vez enquando falo umas besteiras que só os mais experientes vão entender/lembrar... hehehe

 

Pra vocês terem uma ideia, ontem fiquei absmado com o avanço das dritros de Linux, o ultimo que eu baixei foi o Kurumin 5 quando o Morimoto colocou para downlod.

Estou desde ontem brincando aqui com o Ubuntu 14.10 rsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1,

Kkkkkk eu usei um desses também, acho que era da mesma pedreira .....

Ainda se encontra eles no Ebay, mas nem compensa, esses Nordics são muito bons, eu tenho um par que tem amplificador de Tx e de Rx, com uma anteninha bem legal, testei ele com mais de 500 metros sem nenhum problema.

Mas ele me lembra daquelas antigas Z80-SIO ... Haja detalhe para fazer uma comunicação viu .....

Ah, sobre as distro de Linux.... Acho que voce quase acertou a palavra correta, acho que "detritos" encaixa bem kkkkk

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que USB é muito mais rápido do que uma porta serial, até 480 Mbps no caso de USB 2.0 (na prática será bem menos que isso por causa de overhead, etc). 480 Mbps num link sem fio não é uma coisa fácil de ser atingida.

USB pode usar apenas 2 fios para os dados, mas o protocolo é muito mais complexo do que o de uma porta serial, não é algo simples como um fio é Tx e outro Rx. Na verdade, os dados trafegam por apenas um fio, o D+. D- é simplesmente o inverso (NOT) de D+, já que USB usa um sinal diferencial. Dessa forma, USB é uma conexão half-duplex.

USB 3.0 possui pares diferenciais separados para Tx e Rx, como Ethernet, FireWire, PCIe, etc. E como esses outros padrões, possui comunicação full-duplex.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

Percebi isso também Paulo. Tem muito detalhe a ser configurado para fazer uma comunicação. Nessa hora uma biblioteca cai como uma luva.

 

@cesardelta1

 

Eu me lembro do Kuruim 7, acho que foi em 2007 que saiu...... De lá para cá nem seu direito qual distro escolher.

 

Fui bem mainstream e peguei o Linux Mint e coloquei para rodar em uma máquina virtual. Mas na realidade, um Linux para mim hoje não faz sentido. Não tenho utilidade para ele.

 

@victhor393

 

Falou bonito agora. USB é MUITO complexa. Quando comecei a brincar com ela fiquei assustado com tanta coisa low level para aprender. Decidi ir deixar o low level com quem entendi e partir só para aplicações. Mas é muito divertido brincar com ela. Na minha opinião, ela vai durar bem mais que a porta serial durou.....

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok obrigado a todos  que  responderam e estão  participando direta ou  indiretamente isso é  bom  !

então pelo menos uma vez tenho que  carregar  o protocolo de comunicação spi acompanhado daquela rotina  que  configura o modulo que  o amigo  do vídeo   fez ,  depois  toda vez que  quero extrair um dado ou injetar um dado  preciso usar comunicação spi  com  uma rotina mas simples ja gravada dentro  do pic me corrija se estiver errado  seria  isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...