Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa para Circuito Impresso de Péssima Qualidade


MOR_AL

Posts recomendados

Os chineses se superaram.

Estou querendo alertar ao pessoal que faz suas próprias placas de circuito impresso, seja ela por hobby, seja ela para testar o funcionamento de um circuito.

Até hoje estava usando as últimas placas para circuito impresso que tinha.
As placas ficavam ótimas. A corrosão progredia normalmente. As extremidades da placa com uma taxa um pouco mais rápida que a parte central. Mas nada que demorasse muito a ponto de atacar o toner (método de transferência térmica). A parte de cobre exposta ia saindo como se fosse feita de uma finíssima poeira microscópica.
Pois bem.
Hoje, ao usar a nova remessa que comprei, já há cerca de um ano, tive uma desagradável surpresa. A corrosão demorou muito e o cobre parecia se dissolver deixando pequenas ilhas com cerca de 0,5mm de diâmetro.
As condições de corrosão eram ótimas:
Coloquei a mistura de percloreto de ferro novinha e concentrada, para corroer em cerca de 10 minutos, no máximo.
Após uns 30 minutos com o cobre ainda por corroer e o toner já começando a ser atacado, parei para fotografar a placa. A qualidade do cobre é baixíssima, porém imperceptível quando nova, só aparecendo quando se corrói a placa.

 

Segue a foto da última PCB feita com a placa de boa qualidade. Corroída em 15 minutos com percloreto de ferro já velho.

 

PCB_Boa_zps16434179.jpg

 

Agora segue a foto da primeira PCB feita com placa de péssima qualidade. Corroída em 30 minutos com percloreto novo e concentrado.

 

PCB_Xing_Ling_zpsfba23296.jpg

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR,faltou um detalhe;

Qual é o fornecedor?

 

Tanto a placa antiga, de boa qualidade, quanto a nova, de péssima qualidade, foram compradas no Ebay, em tempos espaçados de muitos meses.

Pra te ser sincero, me lembro que achei muito baratas as placas.

Nem imaginei que pudesse ocorrer este tipo de problema.

Parece a mesma qualidade daqueles fios, que depois de um ano o cobre literalmente quebra, ao entortá-lo.

 

Não acho que um cnc resolva. Imagino que cnc desbaste uma fina camada da placa, retirando o cobre, certo? Pois bem! Já vi muitas placas XingLing, que estão visivelmente tortas, não planas. Comprando as mais caras não seria necessário um cnc.

Vou tentar corroer uma outra placa da mesma leva, quem sabe, talvez o problema foi pontual, ou distribuído em uma pequena área, apenas.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao que me parece o percloreto só ataca com facilidade o cobre. Outros metais não.

Isso indica que eles estão fazendo alguma liga de cobre com material mais barato, para a placa também ficar mais barata. Cobre impuro 

Eu até acho que não.

Eles não incluiriam mais uma etapa no processo de produção, incluindo outro material mais barato. Acho mesmo é que eles retiraram uma etapa do processo. O de purificação do cobre a níveis comuns para PCB.

 

A boa notícia é, que depois de continuar corroendo a placa para ver no que dava, aqueles pontos de cobre sumiram e o toner estava grosso o suficiente para manter os filetes em estado aceitável.

Nada como o toner original, hehehe!

 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sera que essas placas ruins já estão no comércio de rua?

Há poucos dias eu tive dificuldade de fazer um PCB para uma fonte...

Acho que foi você que me enviou uma Mensagem Privada.

Respondi que você teria que testar e se encontrar os tais grumos de cobre então já chegaram. Infelizmente.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@JDASOUSA

Caro forista!

Parece que, para você, só falta um pouco de experiência.

Inicie com protótipos simples. Monte e teste para descobrir e corrigir seus possíveis erros.

Só assim é que se vai em frente.

Em tempo:

Organize-se! Deixe de incluir "off topics" e crie um tópico exclusivo para o seu problema.

Bons projetos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A soldagem também foi um problema na placa ou não?

 

flowww

Não!

A corrosão foi continuada e acabou corroendo as borras. A placa ficou boa, mas fiquei monitorando de perto. Assim que as borras sumiram, interrompi a corrosão.

Com toner original e bem forte, acabou dando tudo certo. Apenas o tempo de corrosão foi multiplicado por um fator de aprox. 3.

A soldagem foi normal, sem surpresas.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...