Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
gabrielhsg

Corrente CC na saída das caixas

Recommended Posts

Olá amigos, estou com um receiver da gradiente modelo m1360 e suas saídas estão com saída contínua o tempo todo, em torno dos 20-30v (possui quatro canais diferentes, cada um com um nivel ligeiramente diferente).

Andei dando uma olhada no esquemático e escontrei um resistor que vai na base de cada um dos transistores de potencia (que por sinal eram 4 x 2n3055 que foram substituidos por tips 41). Esse resistor é de 100 ohms e existe um na base de cada transistor. Um desses resistores estava torrado, substituí e ele voltou a torrar. Medi a tensão nos dois extremos dos terminais e deu 60v, enquanto que nos terminais dos resistores dos outros transistores a tensão era de 1v.

 Nao sei se isso ajuda a resolver o misterio, visto que todos os canais estão com saida continua, e nao apenas esse com o resistor queimando.

Alguma ideia?

Eu retirei a base do transistor para ver se era ela quem estava puxando muita corrente mas mesmo assim o resistor queima (mesmo sem a base do transistor conectada no resistor).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troque todos transistores de potência, e faça um minucioso teste nos transistores de drivers desses saídas, provavelmente estarão todos queimados também...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Olá petronzio, obrigado pela resposta! Estive olhando o datasheet e também fazendo algumas medições nesse radio e estou encucado com algumas coisas.

    Primeiro, devo dizer que testei os transistores de potencia e eles realmente estão em curto, então começamos por aqui. Ok!

    Mas acontece o seguinte: olhando no datasheet eu descobri que os transistores drivers recebem vcc na base constantemente, através de um resistor. Essa base ao mesmo tempo está ligada ao positivo de um capacitor eletrolitico e seu terminal negativo se divide entre o terra e um outro resistor de potencia (uns 3 ou 5w) que aquece muito quando ligo o radio, mesmo sem conectar nada na saída. Estou desconfiando que se eu trocar os transistores, o curto continuará e eles queimarão novamente. Alguma ideia?

     

    Edit: aqui está uma imagem do datasheet com a area circulada em vermelho mostrando os dois transistores, o de potencia sendo alimentado pelo driver que possui sua base no vcc
    A area em azul é o resistor que aquece bastante e parece estar em curto ou algo parecido.

    https://imagizer.imageshack.us/v2/1303x551q90/853/r7n6.png

    Editado por gabrielhsg

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Os resistores circulados em azul forma uma realimentação negativa para tornar o amplificador mais estável, eles estão esquentando porque os transistores de saída estão queimados...

     

    As bases não recebem VCC direto! é os coletores (pino do centro do transistor) que é ligado ao VCC.

     

    Por isso eu disse antes: "Troque todos os transistores dessas saídas"

    São 5 transistores por canal.


    Se tiver um pouco de sorte, os transistores T103 e T203 (BC547), não estarão queimados...

    Editado por Bcpetronzio

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Olá novamente petronzio, obrigado pelas respostas. Vou trocá-los e ver no que dá.

    Acho que me expressei mal quando disse que as bases recebem vcc direto: eu quis dizer que elas estão ligadas através de resistores à linha do vcc, então isso as tornariam saturadas, nao é mesmo? Ou estou falando bobagem?

    Editado por gabrielhsg

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Ok!, esses resistores são de alto valor 2K2 cada, eles são para a polarização das bases, quem mantem elas sem saturarem são os transistores que estão dentro de um quadrado pontilhado...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×