Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Duvida]Placas Z97 E Gerações Intel


Loose

Posts recomendados

Então galera, eu to com um computador aqui para montar com uma placa mãe Z97 - Asus Hero VII, bem top ela. A minha intenção na compra era usa-la junto com um i5 4690K, com um H100i. Agora que chegou aqui no Brasil o i5 4690k e o i7 4790k, começou a ter umas promoçoes loucas por ai pelo processadores 4770 e 4670. Bem no momento possuo dinheiro para comprar um i5 4690k ou i7 4790k, porém tava pensando em comprar um i7 4770 basico mesmo porque o preço ta muito barato. Mas enfim minha dúvida é sobre as proximas gerações, não entendi muito bem as especificações da Broadwell e Skyline, alguem sabe me informar se a proxima geração vai ser socket 1150 ou compativel com as placas Z97 ? Eu sei que a litografia vai mudar para 14nm. Enfim tava pensando em comprar esse i74770 e ano que vem fazer um upgrade no processador. Já que essa quarta geração da intel deixou a desejar, ganho de apenas 4% por clock comparado a geração anterior. 
Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, se fosse eu, eu comprava o i7-4790K e deixava para pensar em upgrade só lá na frente. O i5-4690K já não é tão interessante em relação ao i5-4670K, pois o aumento de clock é rizível, de 100Mhz. A única diferença e a pasta TIM e uns capacitores novos. O i7-4790K já é bem diferente do i4-4770K. Em stock ele roda 500Mhz acima, a 4Ghz, com turbo de 4.4Ghz. Os testes mostram que ele é por volta de 10/13% mais forte do que o i7-4770K. É mais do que a diferença entre o Ivy Bridge e o Haswell, mas não deixa de ser um overclok.

 

Se você for fazer overclock, tanto o i7-4770K como o i7-4790K vão atingir clocks parecidos, dependendo do chip, com a única diferença de que o i7-4790K vai ser uns 10ºC mais frio acima de 4.7, 4.8Ghz. É um processador de entusiasta e provavelmente vai ser valorizado, pois nem os Ivy Bridge-E estão bons de over.

 

Sobre os Broadwell, acho que só na segunda metade de 2015, se não atrasar. Ou seja, ainda está longe. Outra coisa é que a Intel tem priorizado o consumo para os ultrabooks, tablets e notebooks. Pode ser que ele seja uns 5% mais forte do que o Haswell e pior de over, pois a prática é que com a redução do die o overclock sofreu muito. Como os Ivy Bridge-E também são ruins de over, mesmo com IHS soltado, significa que o maior problema do over não é a a pasta TIM, mas a redução do die, pois eles não conseguem passar dos 4.8Ghz em condições normais. Eu não vi nenhum review conseguindo passar estável dos 4.7Ghz no i7-4790K. E com boas temperaturas. O que eles não conseguem é estabilizar com uma boa tensão (eu não saco nada de over).

 

O que eu quero dizer com isso? Está arriscado de o i7-4790K se tornar o melhor processador de over dos próximos anos. O Broadwell pode não conseguir passar o i7-4790K no over. E a Intel não está muito preocupada com over. E pelo fato de ela ter lançado o i7-4790K, especificamente para entusiastas, pode significar que ela deu um molha-mão agora e talvez não repita o gesto tão cedo. A única vantagem é que o Broadwell pode vir com instruções novas.

 

Nota: as Z97 teoricamente vão aceitar os Broadwell, do que eu li. Eu acho que DDR4 para desktop só com o Skylake, depois do Broadwell. Mas você podia pesquisar. Mas obviamente a sua placa-mãe não suportaria DDR4.

 

-----edit----

Mas eu posso estar errado e o Broadwell vir bem e ser um excelente overclocker, mas eu não acredito. É uma aposta, mas o meu conselho é comprar a máquina que você quer agora. Ninguém sabe o que vem pela frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As DDR4 eu já sei que é sem esperança, mas nem preocupo muito, eu realmente tava precisando aposentar meu quadcore aqui com urgencia e montando esse pc para ficar bem servido por alguns anos. Pelo que eu vi a socket 1550 vai ter vida bem curta ai da um pouco de desanimo. Em relação ao i5 e o i7 eu estava tendo preferência pelo i5, pois uso o PC mais para jogo mesmo. Eu vi que a diferença no clock do i5 pro i7 dos 90k, ficou bem grande. Saberia dizer se o i5 4690k chegaria a uns 4,7 Ghz como o i7 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...