Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória - Processador vs Placa mãe


Ir à solução Resolvido por Dieg@o,

Posts recomendados

Galera, eu tenho uma dúvida...
Eu queria saber se a frequência da memória é limitada pelo processador ou pela placa mãe...
Por exemplo, eu tenho um processador que vai até 1600Mhz (um 95 4590, por exemplo) e uma placa mãe que lê frequências até 1866 Mhz (uma H97, por exemplo).
A minha dúvida é a seguinte.... se eu comprar uma memória de 1866Mhz, ela vai funcionar? Se sim, vai funcionar limitada a 1600Mhz ou vai funcionar normalmente a 1866Mhz?

Bom, estou em dúvida sobre isso pois cada um parece falar uma coisa e no fim das contas, eu não sei ao certo!

Outra coisa, estava vendo no site da GD e o pente de 1866Mhz está mais barato que um de 1600Mhz, vale mais a pena comprar?
Minha placa é uma H97M da Gigabyte e o processador um i5 4590!
Pelo que vi ele provavelmente nem vai rodar a 1866Mhz, mas ele rodaria a 1600Mhz?


Abraços e agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @MigotoRS

 

Seja bem-vindo ao fórum CdH! Leia as Regras Gerais e utilize o fórum com sabedoria. ;)

 

Nos processadores atuais (ou nem tanto assim, no caso da AMD, que já disponibiliza isso a mais tempo), o controlador de memória é integrado ao processador e não ao chipset da placa-mãe. Mas mesmo assim (não sei porque cargas d'água e como estou sem tempo pra pesquisar mais), o chipset H97 limita o clock da RAM a no máximo 1600MHz. Portanto, se comprar um módulo de 1866MHz e instalar em uma placa-mãe esquipada com chipset H97, ela ficará limitada a 1600MHz, mesmo com o controlador de memória do processador "suportar" memórias com maiores clocks.


Se for de qualidade e está mais barato, vá fundo nas memórias 1866MHz então. Mesmo sua placa-mãe atual não suportando, você já fica bem servido para um futuro upgrade de placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma da Corsair... a Vengeance (acho que é assim mesmo que se escreve xD)

Desculpa a criação dos dois tópicos e obrigado por editar @Dieg@o

Então, na verdade eu ainda estou montando o PC e estou em dúvida quanto a essas placas e tal. Se tudo der certo vou conseguir pegar um z97, mas ainda estou tentando achar e encaixar a melhor configuração dentro do meu orçamento. Se puder dar uma força inclusive, eu agradeceria.

Abração! E obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa, vamos lá @MigotoRS

 

Para ajudar a montar seu novo PC, pesquise e/ou poste no seguinte setor: Micro para Jogos.

 

Fique de olho também no seguinte tópico: Preços de peças e promoções na internet.

 

Precisamos manter organizado dessa forma para que não vire confusão, tratando de todo tipo de assunto em todo setor. Dessa forma, mantemos o fórum organizado por assuntos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dieg@o

Mas então cara, sobre a memória, funciona a de 1866Mhz em uma placa mãe que vai até 1600Mhz?

Ela não vai "gargalar" a placa mãe não?

E outra coisa, pelo que eu entendi, você disse que depende somente da placa mãe para o clock da memo funcionar em 1866Mhz né?

 

Já criei inclusive o tópico nesse link aqui, no qual peço ajuda para montagem do PC, mas as pessoas não tem ajudado muito não :/

 

Abraços, desculpe a chatisse!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

A memória irá funcionar a 1600MHz, mesmo o fabricante tendo atesado seu funcionamento a até 1866MHz.

 

O Controlador de Memória nos sistemas atuais fica no processador e não na placa-mãe, ou seja, quem controla o clock é o processador. Mas não sei por que cargas d'água esse H97 tem a capacidade de capar o clock de memória. Se bem que o clock de memória só vai fazer diferença ao utilizar aplicativos que façam uso intensivo de memória RAM, como os renderizadores.

 

Portanto economize um pouco e pegue uma VGA melhor. ;)

 

Estou por fora de preços atuais, mas vou dar uma olhada no seu tópico de montagem de um novo micro e dou algum pitáco se achar que vai ajudar.

 

Quanto a dúvida deste tópico está esclarecida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...