Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Retornar número de linha critério


Ir à solução Resolvido por Xflapc2,

Posts recomendados

Estou com um problema chato

Suponhamos:

COL A   COL B

X        10,00

X 5,00

Z 4,00

Z 2,00

X 0,00

X 1,00

 

Eu preciso de uma fórmula que identifique a linha em que o primeiro "X" da coluna A aparece com valor 0,00 na coluna B, de baixo pra cima.

 

Na planilha o X (pode ser qualquer outra letra) aparecerá com 0 várias vezes intercaladas ou não com outras letras/valores, os valores e as letras não estão em ordem alfa ou de valor crescente/decrescc, mas quero sabe a 1ª linha de baixo para cima que ele aparece com 0.

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Xflapc2

 

Eu também já havia conseguido algo parecido com o teu mas sem ser matricial.

 

digitando X na célula D1 e 0,00 na célula D2, usei a seguinte fórmula:

 

=ENDEREÇO(CORRESP(D1;A1:A6;0)*CORRESP(D2;B1:B6;0);1)

 

Mas também faz a procura de cima para baixo

 

O que você deseja mesmo eu não consegui fazer.

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando a Tabela em A1:B6, como no post #1.
A fórmula abaixo retorna 5 (ou seja, a quinta linha da tabela) que corresponde à primeira ocorrência do critério, pesquisando de baixo para cima (também conhecida como a última ocorrência do critério, pesquisando de cima para baixo).

=PROC(2;1/(A1:A6="X")/(B1:B6=0);LIN(A1:A6))
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Pessoal! Obrigado pela ajuda, tentei também várias formulas e matriciais, procurei também ajuda em forum americano e juntado todas as dicas cheguei a essa fórmula e q bom que nem é matricial:

 

No caso os intervalos e células já estão adaptados à minha planilha real, mas é para compartilhar a dica.

PROC(2;1/(($E$3:$E5=E5)*($J$3:$J5=0));LIN($A$3:$A5)-LIN($A$5)+5)

Aí você pode adicionar vários critérios, no meu caso usei dois, Coluna E Nome = ao nome da pessoa da linha (em E5) e Coluna J valor 0.

 

No caso, na coluna A tem datas, mas eu queria o número da linha.

 

Se você quiser o dado de alguma coluna (no caso a A) e não o número da linha então é (se não me engano):

PROC(2;1/(($E$3:$E5=E5)*($J$3:$J5=0));$A$3:$A5)

Estas fórmulas foram essenciais para eu apurar o preço médio de compra de produtos, para apurar o lucro em cada venda.

 

Assim, quando realizo a primeira compra a coluna acumuladora "preço médio" começa a acumular, ela é atualizada acada compra do mesmo produto.

 

Quando vendo um produto o "preço médio" de compra não muda, só a quantidade em estoque.

 

Quando o estoque zera, zera a contagem do preço médio.

 

Na próxima comprar a contabilização do preço médio é feita a partir da última zeragem do estoque, não sendo considerados preços anteriormente pagos em levas passadas.

 

Show. Um domingo inteiro trabalhando com fórmulas, mais ficou show.

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...