Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre questão de concurso


Ir à solução Resolvido por Carinoca,

Posts recomendados

Olá!
 
Fiz um concurso recentemente que teve a seguinte questão:
 
"Suponha que um usuário está utilizando um computador com Sistema Operacional Windows e, para liberar espaço no disco rígido (Hard Disk - HD) do computador, resolveu apagar alguns arquivos do HD da seguinte forma: selecionar o arquivo, clicar com o botão direito do mouse e, posteriormente, escolher a opção Excluir. Após terminar de apagar todos os arquivos desejados, ele percebeu que apagou por engano um arquivo muito importante. A fim de recuperá-lo, o usuário deve
a) acessar a Cache, selecionar o arquivo que deseja recuperar, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Restaurar.
B) acessar o diretório onde estava o arquivo que deseja recuperar, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Restaurar.
c) acessar a Lixeira, selecionar o arquivo que deseja recuperar, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Restaurar.
d) o arquivo não pode ser recuperado sem a utilização de ferramentas específicas para a recuperação de arquivos.
e) desligar o computador para que este atualize o controle dos arquivos a serem recuperados."
 
O gabarito preliminar informou que a resposta correta era a letra "c".
 
Acontece que um único candidato entrou c/ recurso contra essa questão, e a questão foi anulada, sem informarem aos demais candidatos a justificativa da anulação da questão.
 
Para mim a questão está correta, e a resposta do gabarito preliminar tb.
 
Alguém aqui teria um palpite, ou até mesmo saberia apontar qual seria o erro dessa questão?
 
Agradeço imensamente se alguém puder me ajudar. Estou até pensando em entrar na justiça.
Eu acertei a questão pelo gabarito preliminar. Mas como foi anulada, todas as pessoas que haviam errado a questão pelo gabarito preliminar ganharam o ponto. Se a anulação da questão for cancelada, esses candidatos perderiam esse ponto, e eu subiria muitas posições. Para mim faria muita diferença.
 
Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te contar viu , com esse tipo de pergunta em concursos , o Brasil não vai pra frente mesmo.

 

a) acessar a Cache, selecionar o arquivo que deseja recuperar, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Restaurar.

 

Que cache?

 

B) acessar o diretório onde estava o arquivo que deseja recuperar, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Restaurar.

 

Não existe opção restaurar seguindo essa ordem , pelo menos no windows 7.

 

c) acessar a Lixeira, selecionar o arquivo que deseja recuperar, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Restaurar.

 

Esse está certo.

 

d) o arquivo não pode ser recuperado sem a utilização de ferramentas específicas para a recuperação de arquivos.

 

Depende , se o tamanho da pasta e do arquivo for muito grande , realmente não da para recuperar , senão dá sim.

 

e) desligar o computador para que este atualize o controle dos arquivos a serem recuperados."

 

Essa é aquela totalmente errada.

 

Pra mim o problema é a questão D , já precisei deletar pasta com vários GBs e depois se você tentar desfazer não funciona porque ele não vai na lixeira , é deletado direto.

 

Tem outra coisa né , Ctrl+Z , que seria o Desfazer Excluir , só vai voltar com o ultimo arquivo apagado , os outros vai ter que ir na mão na lixeira.

 

Eu acho que é isso , pelo menos no meu windows 7 é assim , só se não sei alguma manha do Windows 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Ash!
 
Obrigada pela ajuda.
 
O enunciado da questão não especifica a versão do Windows. Mas acho que nesse sentido todas são iguais.
 

Tem outra coisa né , Ctrl+Z , que seria o Desfazer Excluir , só vai voltar com o ultimo arquivo apagado , os outros vai ter que ir na mão na lixeira.

 
Sim, mas não tem escrito isso em nenhuma das alternativas.
 
A alternativa "b" fala que você poderia ir no diretório, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção "Restaurar".
Como você disse, não tem a opção "Restaurar" seguindo essa ordem. Tem a opção "Desfazer excluir". Mas não é "Desfazer excluir" que está escrito na alternativa.
Se na alternativa estivesse escrito "Desfazer excluir", aí a alternativa ainda teria esse problema que você mencionou, que só voltaria o último arquivo apagado.

 

 

 

d) o arquivo não pode ser recuperado sem a utilização de ferramentas específicas para a recuperação de arquivos.

 

Depende , se o tamanho da pasta e do arquivo for muito grande , realmente não da para recuperar , senão dá sim.

 


Pra mim o problema é a questão D , já precisei deletar pasta com vários GBs e depois se você tentar desfazer não funciona porque ele não vai na lixeira , é deletado direto.

 

Mas isso é uma exceção. Só no caso de o arquivo ser muito grande que não dá p/ recuperar.

Em geral, dá sim, e não acho que isso seria suficiente p/ anular essa questão.

Em questão de concurso o que vale é a regra geral, e não uma exceção.

Sou da área da saúde, e já vi mais de uma questão que perguntava como funcionava alguma coisa. E nessas questões haviam exceções, mas a resposta se baseava no funcionamento geral. Teve até gente que recorreu, e eles não anularam as questões. Valeu a regra geral.

 

 

Te contar viu , com esse tipo de pergunta em concursos , o Brasil não vai pra frente mesmo.

 

Concordo plenamente!!!

 

Vou tentar lá c/ a organizadora do concurso obter a justificativa da anulação da questão.

 

Se eu conseguir, eu posto aqui.

 

Mas conforme for, vou acionar a justiça.

 

 

Obrigada pela ajuda!

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Carinoca

 

 

É estranho mesmo.. provavelmente alegaram que a opção para não mover arquivos para a lixeira poderia estar marcada, fazendo com que a opção C tivesse 50% de chances de ser considerada verdadeira, restando a opção D como uma alternativa viável. Alguma outra interpretação desse tipo...

 

 

Lixeira.png

 

 

 

Abs.

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Galera, a UNIRIO informou a justificativa da anulação da questão. Segue:

"Se foi realizado a configuração prévia do Sistema, a lixeira passa a ser apenas um ícone sem funcionalidade real. Sendo necessário, neste caso, para a recuperação do arquivo a utilização de ferramentas específicas. Deste modo, estariam corretas as respostas (c, d) dependendo da interpretação do candidato."

Bom, vou deixar p/ lá. Não vou recorrer pois seria perda de tempo, até porque reconheço que a questão realmente dá margem p/ essa interpretação quando coloca "liberar espaço no HD" no enunciado.

É brincadeira formularem uma questão desse jeito num concurso público!!!

Muito obrigada à todos pela ajuda! :)

Moderador, pode encerrar esse tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...