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Por que não devemos usar estabilizadores de tensão


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A questão do estabilizador não precisa de teste, é um problema visível no próprio conceito dele, independente da qualidade do estabilizador (contanto que siga a mesma porcaria de topologia via relé que o Gabriel mostrou no vídeo).

Mas se quiser, tem este artigo aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

 

Que inclusive capturou o momento do chaveamento do relé com um osciloscópio, e o que acontece na verdade é bem pior do que o Gabriel considerou no vídeo:

ImagemdeumTlecdoestabilizador.jpg

 

12EspriosdealtatensoReduzido-1.jpg

 

Este momento também foi capturado por outro usuário e o resultado foi o mesmo (só não estou lembrando onde está o post)

Edit:

Também tem este tópico também do Faller, com mais exemplos:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/hardwares-em-geral/171039-voce-ja-viu-um-tlec-estabilizadores.html

 

 

 

Também seria legal diferenciar os "filtros de linha" dos filtros que possuem proteção contra surtos e que aqui nessa beleza de país levam o mesmo nome, ao invés de se chamarem protetores contra surtos/supressores de surtos.

Isso que eu queria e esperava ver no video, como sabemos usuário precisa descrito na melhor linguagem possivel.

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  • Administrador

@Diogenes Formigari

@braconius

 

Este tópico é para discutir o vídeo sobre estabilizadores e não para discutir nobreak. Como já foi postado aqui várias vezes, inclusive em três posts acima deste, discussões sobre nobreak devem ser feitas no seguinte local:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/827485-no-break-realmente-%C3%A9-a-salva%C3%A7%C3%A3o/

 

É sempre importante ler os comentários antes de postar o seu para ver se a sua dúvida já não foi respondida...

 

Abraços e obrigado pela a participação!

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Fazem alguns bons anos que aboli o estabilizador, quando comecei a frequentar o forum. Mas tenso mesmo foi o vendedor falar que o certo era ligar meu Nintendo Wii no estabilizador (veio com a fonte original, de 120v).

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Gastou 500 reais à toa, com um Nobreak de péssima qualidade, com onda semi-senoidal que prejudica o funcionamento do seu equipamento, com estabilizador interno que vai matando sua fonte aos poucos e, se já não bastasse todos esses problemas, ainda está subdimensionado (se você ainda usa uma fonte de 800w), já que esse treco aí (shortbreak) só entrega 600w.

 

Alias, pela configuração da sua assinatura, você já anda gastando dinheiro à toa faz tempo, pois foi isso que aconteceu quando comprou uma fonte de 800w pra alimentar uma configuração que consome cerca de 350w.

Bom você tem o direito de falar algo assim sem problemas ... mas minha intenção era colocar 2 ATI 6950, por isso da GS800 ou para algo mais pesado adiante 

 

Isso é a mesma coisa que dizer que "o fulano nunca fumou e teve câncer de pulmão, então todo mundo deve fumar para não ter câncer"...

Se, sem estabilizador, sua fonte queimou em 4 meses, com um estabilizador ela queimaria em 2 meses!

O mesmo digo a você Rafael ... só pra constar continuo com a mesma fonte e com mesmo No-Break desde que a minha fonte voltou dos USA , não sei onde você mora mas onde eu estou tem muita fabrica de calçado e ferra a rede elétrica pra mim funcionou ... não é uma critica só quis falar com um fato que aconteceu comigo.

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Muito bom o vídeo, gostei bastante. Mas agora vem outro problema, achar fontes de qualidade para substituir essas genéricas, no mercado brasileiro nem deve existir uma fonte de 200W por exemplo de boa qualidade, só encontramos fontes boas acima de 350W, e usar uma dessas em um computador simples usado apenas para internet é um desperdício de watts.

Ter uma fonte de 1000 W não significa que ela vá consumir essa energia sempre, o que vai determinar o consumo são os componentes ligados nela. Outra coisa é que algumas fontes atingem sua eficiência quando a carga está em 50%, ou seja, se você tem uma fonte de 350 W e consome apenas 175 W (50%) ela pode estar com máxima eficiência, claro que isso depende do fabricante, mas é só para esclarecer.

 

Fontes boas como a Corsair CX430 atendem a qualquer usuário comum e você pode encontrar na faixa de R$200. Se você fosse comprar pneus para seu carro, você escolheria o que é mais seguro ou o mais barato? Estamos alertando as consequências, cabe a você decidir.

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Muito bom! Com esses vídeos o site melhora muito.

 

Observações:

 

- Uso de lapela;

- Edição um pouco mais dinâmica;

- Divisão em blocos (Introdução, parte técnica, etc), assim como vocês dividem os artigos;

- Balões de referência;

- Pequenas animações explicativas (mais para frente);

 

Vídeo é o meio de comunicação mais forte e eficaz da internet.

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post-730712-0-69149800-1405713655_thumb. post-730712-0-05546900-1405714083_thumb.

Equipe do CDH, compreendi toda a explicação do Gabriel no vídeo, mas isso vale também para estabilizadores de tensão de grande porte, tipo os da linha ENERGIE II de 15KVA da SMS? Porque da pergunta... Trabalho numa indústria têxtil e a rede elétrica da área industrial é de 380V. Como não posso ligar as estações de trabalho dos usuários nessa tensão (computadores da Lenovo da linha Thinkcentre modelo M51 com fonte fullrange), utilizamos esses estabilizadores de grande porte da SMS para abaixar a tensão para 115V para ser então utilizada na rede de computadores. Os nossos estabilizadores são monofásicos, então eles recebem uma fase de 220V obtidos através do aterramento do neutro no quadro elétrico que sai da subestação com os 380V. Dentro do equipamento (estabilizador SMS) tem pelo menos uns cinco ou seis transformadores (um deles é bem grande) mais os circuitos eletrônicos de filtragem e estabilização. São equipamentos robustos e custaram pelo menos 7 mil reais cada. Foi um dinheiro jogado fora ou esses equipamentos cumprem com sua função?

P.S.: Foto do estabilizador anexada ao post.

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Equipe do CDH, compreendi toda a explicação do Gabriel no vídeo, mas isso vale também para estabilizadores de tensão de grande porte, tipo os da linha ENERGIE II de 15KVA da SMS? Porque da pergunta... Trabalho numa indústria têxtil e a rede elétrica da área industrial é de 380V. Como não posso ligar as estações de trabalho dos usuários nessa tensão (computadores da Lenovo da linha Thinkcentre modelo M51 com fonte fullrange), utilizamos esses estabilizadores de grande porte da SMS para abaixar a tensão para 115V para ser então utilizada na rede de computadores. Os nossos estabilizadores são monofásicos, então eles recebem uma fase de 220V obtidos através do aterramento do neutro no quadro elétrico que sai da subestação com os 380V. Dentro do equipamento (estabilizador SMS) tem pelo menos uns cinco ou seis transformadores (um deles é bem grande) mais os circuitos eletrônicos de filtragem e estabilização. São equipamentos robustos e custaram pelo menos 7 mil reais cada. Foi um dinheiro jogado fora ou esses equipamentos cumprem com sua função?

P.S.: Foto do estabilizador anexada ao post.

 

Esses aí, segundo o fabricante, usam tiristores pra chavear os taps ao invés de relés como nos baratinhos, aparentemente não são dinheiro jogado fora.

 

Agora eu te pergunto, porque os de 50 reais ainda usam relés se eles sabem que isso não pode ser usado numa configuração robusta?

 

Mas ainda assim... Auto transformador é coisa do século retrasado.

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  • Administrador

@Rafael fm essas sugestões já foram mais do que anotadas, obrigado.


Equipe do CDH, compreendi toda a explicação do Gabriel no vídeo, mas isso vale também para estabilizadores de tensão de grande porte, tipo os da linha ENERGIE II de 15KVA da SMS?

 

NÃO. De jeito nenhum. O vídeo é específico para estabilizadores vagabundos de R$ 50 com relé que impesteiam o mercado brasileiro. Isso aí que você postou é estabilizador "de verdade" e que funciona muito bem. Basta ver a diferença no tamanho e no preço.

 

Abraços.

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Esses aí, segundo o fabricante, usam tiristores pra chavear os taps ao invés de relés como nos baratinhos, aparentemente não são dinheiro jogado fora.

 

Agora eu te pergunto, porque os de 50 reais ainda usam relés se eles sabem que isso não pode ser usado numa configuração robusta?

 

Mas ainda assim... Auto transformador é coisa do século retrasado.

 

Lembro de ter lido algo a vários anos atrás e se a memória não me falha tinha haver com fazer um estabilizador utando tiristores em um projeto de baixo custo geralmente dava alguma M* e "fazia kabum", algo assim....

O @faller deve saber direito.

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  • Membro VIP

 

 

Agora eu te pergunto, porque os de 50 reais ainda usam relés se eles sabem que isso não pode ser usado numa configuração robusta?

 

Mas ainda assim... Auto transformador é coisa do século retrasado.

Tentando ajudar.. Os baratinhos ( a imensa maioria dos estabilizadores que empesteiam nosso mercado) não usam de tiristores simplesmente porque a topologia de controle, a eletrônica que eles tem de ter, para poder operar, é cara, somado isso a uma razoável complexidade. Eles teriam de custar 5 a 10 vezes mais e, finalmente pela maior razão, não são necessários quando fontes de PC operam lindamente de 90 a 264 Volts sem a necessidade de estabilização. Uma fonte de PC tem na verdade duas fontes dentro dela, como foi bem mostrado pelo GT no vídeo..

Em outros tempos houve uma espécie de migração do uso do relé para o tiristor, que por sinal e mais barato que o relé, menos da metade do preço, mas sem a preocupação com o controle, com a eletrônica mais complexa que esses tiristores exigiam.. Foi um queima queima de tiristor, de placa, de trilhas, um fracasso total..

O que encarece um desses com tiristores em lugar de relé não e o preço do tiristor x preço do relê, como citei, o tiristor e mais barato até.

O que encarece e o controle desses tiristores.. Como foi citado ai por cima, no modelo industrial havia pelo menos 5 a 6 transformadores e com certeza uma eletrônica bem complexa..

Repare ai como uma fonte com PFC ativo pode operar muito bem com ampla variação da tensão de entrada. Essa que usei no vídeo, entregando 1/3 da potencia máxima dela, manteve as tensões de saída, de 3,3 de 5 e de 12 Volts completamente estáveis mesmo com a alimentação de entrada variando de 254 Volts (meu variac só ia ate ai) e impressionantes 34 Volts na rede elétrica, como mínimo..  A última coisa de que as fontes com PFC ativo (entrada full range) necessitam é da estabilidade da tensão na rede elétrica..

 

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU      

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Olá a todos! Bom vídeo GT, meus comentários são os que você já viu de outros posts e que com certeza irá melhorar nos próximos (principalmente a parte que você fica repetitivo... acho que um roteiro ajudaria). Outra sugestão seria de já ter os desenhos prontos e só explicar...... realmente 30 minutos de vídeo é bastante kkkk.

 

Mas colegas do fórum, pelos comentários no vídeo e no fórum, me voltou uma dúvida que sempre tive. Estabilizadores baratos já abandonei há anos, principalmente quando comecei a ler as dicas do @faller, uso apenas um filtro de linha da clamper para proteger minha fonte de eventuais explosões (O clamper é muito mais barato que ela kkkk)

 

Mas sempre tive uma dúvida, que voltou com a postagem de um colega sobre estabilizadores industriais que realmente "estabilizam".

 

Pegando o exemplo da SMS, uma marca bem conhecida nacionalmente, no site deles existem mais de 40 tipos de "estabilizadores"... dos que se compra por 50 reais até mais de 2000. De todas as potêntias e vários modelos (séries)....

 

Gostaria de saber, quando é que eu posso considerar um "estabilizador" um equipamento realmente útil que não atrapalharia meus equipamentos elétricos, mas faria sim a função do qual seu nome se propõe??

Existe alguma informação técnica que leigos (como eu) poderiam usar? Ou estes estabilizadores "residenciais" seguem tudo a mesma linha de fabricação e nenhum presta??

 

Obrigado pela ajuda desde já.

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  • Membro VIP

.....

 

Gostaria de saber, quando é que eu posso considerar um "estabilizador" um equipamento realmente útil que não atrapalharia meus equipamentos elétricos, mas faria sim a função do qual seu nome se propõe??

Existe alguma informação técnica que leigos (como eu) poderiam usar? Ou estes estabilizadores "residenciais" seguem tudo a mesma linha de fabricação e nenhum presta??

 

Obrigado pela ajuda desde já.

Esses comuns de baixo custo são todos implementados mediante reles e, mais uma vez, para perfazer uma operação, que e a estabilização de tensão, totalmente desnecessária se considerares fontes para PC, e vou lhe mostrar porque:

Não vou deduzir nada somente analisar o que o próprio manual dos dispositivos mostra...

 

Se a fonte do PC for das antigas, mesmo ruim como a ST550 P-CG da Seventeam, note que ela também tolera uma boa variação de tensão, só que centrada ou em 110 ou em 220 Volts... Ou seja, não necessita de estabilidade de tensão:

SeventeamST450P-CG_zpsf65b4844.jpg

 

Se a fonte for uma moderna com entrada Full Range, dessas com PFC ativo, a tensão de entrada poderá estar variando entre 90 e 264 Volts que ela operará confortavelmente e sem nenhum risco...

 

O estabilizador ULTRA POWER de 5.000 a 20.000 Watts, escolhi segundo sua sugestão da SMS, por sua vez esse pode operar numa boa ,mas somente, veja bem suas características que ai abaixo coloco, numa faixa de tensão de entrada que poderá variar de 180 até 262 Volts, isto é, exatamente a mesma ou menor até que a faixa permitida para as fontes podres...

Desse modo, prá que estabilizador se a própria fonte pode operar numa larga, muito larga faixa de tensão... Estabilidade é a última coisa de que ela necessita. O próprio estabilizador não consegue operar em tão larga faixa de tensão quanto a fonte...  Veja ai marcado em vermelho

 

Se a fonte for com PFC ativo (full Range) a tensão que ela aguente é de 90 a 264 Volts, bem mais que o estabilizador aguentaria...

 

Já se viu que o estabilizador, do ponto de vista estabilidade de tensão, não é melhor do que uma fonte, mesmo as mais ruins...  Mas ele entra ai de graça???  Não, com eficiência de 95% ele perde 5% da potência que seu PC consome.. Até agora só se vê não necessidade do mesmo e perda de energia.. Veja ai abaixo marcado em azul

Sigamos....

 

Ai chegamos no tempo de resposta... Para o estabilizador é de 0,004 segundos.. Para uma fonte é tipicamente da ordem de 0,000025 segundos, já que a mesma trabalha no mínimo a 40 kHz, ou seja, umas 160 vezes mais rápido que o estabilizador, mesmo sendo esse EXTRA SUPER POWER PLUS dai...  Isso dai está marcado em verde ai na tabela tirada do manual..

 

Finalmente, vamos ver a capacidade desses estabilizadores, como proteção contra surtos de tensão, que está ai marcada em cor preta..  Viste lá, uma capacidade de absorção de energia der exceção de 184 Joules.. Para comparar vamos ver a capacidade de absorção de energia de exceção de um dos melhores filtros de linha do mercado, da Clamper.. Vai ai a etiqueta de dados dele, sob o item de Máxima absorção de energia total

ClamperMultiProteoContadorSurto-Especifi

Viste ai??? Um total de 293 Joules, o filtro de linha da Clamper...

 

Conclusão acerca desse hyper SUPER ULTRA PLUS ESTABILIZADOR industrial, com tiristores, processador RISC,

1) Não tolera tanta variação de tensão de entrada quanto uma fonte de PC mesmo das mais vagabundas e arcaicas, antigas e decrépitas quanto uma ST450P-CG. Ou seja, a fonte não precisa definitivamente dele para estabilizar a tensão de entrada...

 

2) Tem um tempo de resposta pelo menos 160 vezes mais lento que dessas fontes das mais podres..

 

3) Bota 5% da energia passada por ele fora

 

4) E, quase terminando, como proteção contra surtos de tensão tem uma capacidade equivalente a cerca de 60% da capacidade de absorção de energia de exceção se comparada com um bom filtro de linha da Clamper..

 

5) E finalmente, esses dai, os estabilizadores industriais tem sim uma única característica em que são grandes.. No custo..

 

Estabilizadorescomtiristor_zps79d066a9.j

 

Agora tire você mesmo suas próprias conclusões...

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Ola boa noite, não li todos os tópicos ainda mas eu achei bastante interessante a matéria e ainda vou interagir com o tópico. mas a questão que quero colocar esta mais para questionamento de português. o certo de falar não seria relé com o "e" tendo o mesmo som do "e" acentuado de elétrico?

 

 

http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/rele-e-diferente-de-rele.jhtm

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Colocaste a dúvida e destes a resposta.. Como diz ai no seu link grifado..  Relê, com acento circunflexo, é a terceira pessoa do verbo reler.. Ele relê, ou seja lê novamente...

 

sim, mas é que o Gabriel fala no vídeo relê, e engraçado que vi outro vídeo a algum tempo atras e a pessoa falava assim também, eu sou péssimo de português , mas neste caso eu achei estranho a acabei questionado e dando a resposta para que o pessoal ficasse atento na pronuncia. 

Alias, pela configuração da sua assinatura, você já anda gastando dinheiro à toa faz tempo, pois foi isso que aconteceu quando comprou uma fonte de 800w pra alimentar uma configuração que consome cerca de 350w.

 

como informado anteriormente a potencia indicada na etiqueta é a máxima suportada, não quer dizer que ela consome isto o tempo todo, na verdade ela consome o que o sistema esta gastando naquele momento. também como falado antes normalmente a fonte é mais eficiente quando trabalha entre 50 a 60% de sua carga máxima, sendo assim o ideal e sempre ter uma fonte para o dobro do consumo do seu sistema.

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  • Administrador

@leosmendes eu falo "relê" mas grafo "relé" pois foi assim que eu aprendi, mas posso estar errado, pois não sou infalível e vou corrigir isso nos próximos vídeos.

 

Aproveitando, a pronúncia correta de "watt" é "uát". Como a unidade é derivada de James Watt, que era inglês, a pronúncia de seu sobrenome deve ser feita em inglês, onde "w" tem som de "u" e não em alemão, onde "w" tem som de "v".

 

Abraços.

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  • Administrador

@leosmendes li o link passado e realmente você tem razão, desculpe-me se fui seco na minha resposta, eu é que agradeço pelo toque! :)

 

E O filtro de linha podemos usar ??? ou o que usar ??

 

Já foi respondido aqui à exaustão com vários links para tópicos explicando melhor. O próximo vídeo que farei será sobre esse assunto. Por favor, verifique as demais respostas presentes neste tópico para ler a resposta para a sua pergunta.

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@leosmendes li o link passado e realmente você tem razão, desculpe-me se fui seco na minha resposta, eu é que agradeço pelo toque! :)

 

 

Já foi respondido aqui à exaustão com vários links para tópicos explicando melhor. O próximo vídeo que farei será sobre esse assunto. Por favor, verifique as demais respostas presentes neste tópico para ler a resposta para a sua pergunta.

OK olhei me desculpe.

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Faller sempre salvando minhas dúvidas... kkkk...

 

 

Para finalizar faller, posso usar este mesmo princípio que você explicou em qualquer equipamento elétrico? Videogames, televisores, equipamentos de som?? Pois não sei se estes equipamentos possuem PFC ativo em suas fontes ou se as mesmas possuem a mesma qualidade das fontes de PC (digo no sentido de que podemos escolher o modelo da fonte que usamos, já num videogame, tv, dvd, hometheater temos que usar as que vem).

 

:P

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