Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo o que você precisa saber sobre filtros de linha


Posts recomendados

  • 1 ano depois...

Vídeo muito bem explicado e esclarecedor. Entretanto, nele diz que é necessário que se possua aterramento para que a proteção seja funcional e ativa, dito isso ao comprar um filtro de linha no mínimo razoável(algum modelo da Clamper, por exemplo) e não dispondo de aterramento em minha casa não resolveria nem adiantaria nada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Foxp2 disse:

Vídeo muito bem explicado e esclarecedor. Entretanto, nele diz que é necessário que se possua aterramento para que a proteção seja funcional e ativa, dito isso ao comprar um filtro de linha no mínimo razoável(algum modelo da Clamper, por exemplo) e não dispondo de aterramento em minha casa não resolveria nem adiantaria nada?

 

Adianta bastante, mas não é o ideal. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, Foxp2 disse:

@Evandro Mas supondo, quebra um galho? ou pelo menos meio? kkkk

Isso ta me grilando bastante desde que comecei a investir em PC...

 

Quebra a árvore, mas não arranca pela raiz. :D

 

Eu tenho o Clamper sem terra aqui, por hora, vai bem, mas o terra você precisa para o caso de alguma sobrecarga maior, depende das condições da tua rede elétrica.
A minha aqui não é uma maravilha no momento.

 

Tá com tempo?
Toma essa bíblia:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Muito obrigado pela ajuda, porém deixo aqui uma última dúvida.

Minha cidade sofre constantemente de picos de energia, cai e logo em seguida retorna. Também tem alguns equipamentos aqui em casa que causam surtos, como maquina de lavar, chuveiro etc. No caso de quando tiver tempo de chuva posso evitar desligando o PC, mas para uso mais corriqueiro com as situações citadas será que esse filtro da Clamper supriria minimamente/razoávelmente minha necessidade por hora?:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-783115954-filtro-de-linha-clamper-5-tomadas-iclamper-energia-5-preto-_JM Pergunto isso pois dois conhecidos aqui da cidade possuem PC gamer a mais de 2 anos, sendo que ambos usam filtro de linha, mas em seus respectivos tempo de uso os picos de energia na cidade não eram tão frequentes... Mas mesmo assim o PC de ambos está funcional.

Referente ao tópico que me passou caso me sobre tempo divido ela em versículos e começo a ler, kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Foxp2 , meu negócio não é eletrônica, mas do que eu estudei sobre o assunto, o filtro sozinho não vai resolver isso, pode até ser o caso de você rever as instalações elétricas da sua casa pra amenizar isso.

 

Eu creio que p PFC ativo também vá ajudar no processo, mas o que te resolveria isso de vez seriam equipamentos meio caros que eu esqueci agora quais são (não tenho certeza se é estabilizador, não esses de 30 conto, e/ou nobreak online).

 

Dica: dê uma pesquisada no setor de eletrônica ou até pergunte isso lá se não achar nada que te esclareça tudo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem sabe explica, ensina e confirma.

A grande maioria das pessoas - muitas delas se dizem técnicas e outras coisas - ao falarem de filtros de linha, estabilizador, nobreak e outros hardwares dos computadores em seus vídeos no Youtube, nunca citam o aterramento elétrico. Neste vídeo você não deixou em branco este requisito sumamente importante que, quando se liga um filtro de linha, um estabilizador ou um nobreak numa tomada na parede, esta tomada – obrigatoriamente – deverá estar corretamente instalada e aterrada. Praticamente em todas as matérias que posto blog (http://bit.ly/2fKvbQU) sobre elétrica, eletrônica e computadores não deixo em branco o assunto aterramento elétrico. Eu tenho – e quem não tem – guardado em minha estante seus livros (o mais importante: Curso de hardware completo, 1996) que me ajudou em muito sobre os assuntos sobre hardware que hoje domino.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Jkbyte Obrigado por acompanhar o meu trabalho por tantos anos! O aterramento é essencial ou a proteção não funciona corretamente. Eu escrevi dois artigos sobre o assunto, que recomendo a leitura:

 

 

 

Caso tenha ainda dúvidas sobre o assunto, pode abrir um tópico no setor "Fontes e energia" que tem um pessoal muito mais fera do que eu neste assunto que poderá dar explicações ainda mais aprofundadas:

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/153-fontes-e-energia/

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...