Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Jesus Antonio Vivo

AMD 8 ou 4 núcleos?

Recommended Posts

Boa Noite,

 

Pessoal, eu realizo frequentemente edição e renderização de vídeos para Blu-ray. 

Fiz recentemente uma mudança de hardware e para a minha surpresa o processamento ficou mais lento. Seguem os dados das mudanças abaixo:

Configuração Anterior
-Placa Mãe Gigabyte 970A-D3 Revisão 3.0
- Fonte Corsair Fx850 
- NVIDIA GEFORCE GTX 460AMD Phenom-II X4-965 BE 125W CPU HDZ965FBK4DGM
4 pentes de memoria Kingston 2GB 1333Mhz KVR1333D3N9/2G Latency: 9, 8, 7, 6 
-Windows 7 Ultimate 64bits

Troquei a CPU, memorias e Windows para:
-AMD FX8350 8 core 4.0 Ghz 16MB Cache
-4 pentes de memoria Corsair 4GB 1600Mhz CMV4GX3M1600C11 Latency: 11, 10, 10, 25
-Windows 8.1 Pro 64bits


Todavia o processo de renderização ficou mais lento. O que demorava 5 minutos agora demora 20min - VREVEAL. E nos programas: Adobe Premiere Elements 12 e PowerDirector 12 a CPU tinha processamento de 100%, agora ele começa em 100% e cai para 70%. Também o Clock do CPU vai abaixando progressivamente. 

O Windows 8.1 está reconhecendo os 8 núcleos. também, já configurei para Alto desempenho, e a energia foi tudo configurado para não parar (usar toda a energia). A BIOS está atualizada e todos os drives de Chipset da placa mãe também. E a memoria esta configurada em 1600Mhz na Bios.

Na bios foi configurada para a CPU não economizar energia.

 

Daí surgiram as dúvidas:
1-Como faço para usar somente os 4 núcleos reais no Windows 8.1 ?
2-Se voltar as memorias antigas vai ficar mais rápido?
3-Alguém tem alguma ideia de como posso resolver esse problema de queda de velocidade no processamento?


Muito Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta usando com o cooler que vem de brinde ? não sei tambem se o regulador desta placa segura o alto consumo desta cpu tente desabilita o turbo vamos espera outros comentarios 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • ta usando com o cooler que vem de brinde ? não sei tambem se o regulador desta placa segura o alto consumo desta cpu tente desabilita o turbo vamos espera outros comentarios 

     

    Oi Piter,

     

    Eu deixei o Cooler da Phenom-II X4-965 BE porque ele parece exatamente igual ao que FX8350.

     

    Eu não consegui instalar o Cooler da FX por problemas com o mesmo.

     

    Quando eu desliguei o Turbo, a máquina ficou muito lenta. O que faz em 4 minutos levou 22 minutos para realizar a renderização.

     

    Eu coloquei as imagens abaixo da CPU-Z, no qual mostra quando está desligado em Mainboard o sistema avisa que a placa de vídeo está em X16 inicial e quando o HPC está ligado o sistema mostra que está em X8.

     

    Você sabe o porque dessa diferença?

     

    Obrigado.

     

     

    Ligado

     

    hXjjwP.jpg

     

     

     

    HPC Desligada

     

    3pIc4U.jpg

    Editado por Jesus Antonio Vivo

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Também o Clock do CPU vai abaixando progressivamente. 

     

    Deve ser isso, provavelmente por temperatura. Eu não diria que a 970A-D3 é o problema, mas você também está usando a CPU no talo. Mas eu veria as temperaturas durante a renderização (da CPU e da placa-mãe - northbridge). Pode estar fazendo o downclock por superaquecimento. Veja também o uso por núcleos no gerenciador de tarefas.

     

    Eu não usaria cooler box para fazer isso. Talvez exija mais da CPU do que jogos. Eu investiria pelo menos 70 reais num Cooler Master TX3.

     

    Mas não é por causa do FX-8350, pois renderização é justamente o forte dele. Teoricamente era para terminar bem mais rápido do que com o 965.

     

    Você limpou o CMOS ou carregou o default do BIOS depois de trocar o processador? Caso não, tire a bateria da placa-mãe por cinco munutos (com o micro desligado da tomada) e depois recoloque. Quando você ligar, o BIOS vai reconhecer o hardware novo / modificado. 

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Jesus Antonio Vivo, bem provável que é a temperatura, e além das dicas já escritas pelo @Contiusa, tente fazer um undervolt, que é baixar a tensão Vcore na BIOS só um pouco, que já baixa bem a temperatura.

     

     

    E o que seria HPC?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×