Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
felipescs

RESOLVIDO Cabo mais apropriado para estender um sensor

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

 

Sendo bem direto ao assunto, estou realizando meu TCC em Engenharia Ambiental na área de aquisição de dados hidrológicos em nível de campo. Para isso vou utilizar uma estação de monitoramento automática, onde um datalogger armazena periodicamente os dados obtidos de diversos sensores. Um deles é o pluviômetro, e é aí que está a minha dúvida:

 

Preciso obrigatoriamente realizar uma "emenda" no cabo do pluviômetro, porque originalmente ele possuí apenas uns 4 metros de comprimento e o datalogger está situado 25 metros distante. Logo, 20 metros adicionais.

A minha dúvida é em relação a qual o melhor tipo de fiação que eu devo utilizar afim de evitar ao máximo a "dispersão" dos dados, tendo em vista que são enviados do pluviômetro para o datalogger na forma de mV (milivolts). Segue uma foto comparando a ponta do cabo original com um cabo de cobre com 0,75mm².

 

post-734226-0-12511200-1408456692_thumb.

 

 

E aí está o pluviômetro:

 

post-734226-0-83238300-1408456705_thumb.

 

 

Valeu, pessoal!  :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual é a saída do pluviômetro? É tensão mesmo, ou é loop de corrente (4-20mA)? É "single-ended" (referenciado ao terra) ou diferencial (par trançado)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Consegui contato com o fabricante do equipamento! Para conhecimento de todos, segue o esclarecimento:


    "Sobre o cabo que me apresentas como opção de emenda trata-se de um cabo conhecido no mercado como "plastichumbo" é um cabo na maioria das vezes usado dentro de alvenaria... ele tem seus condutores rígidos, tem resistência de tração, MAS PODE SER QUEBRADIÇO, se for muito maleado. mas não recomendo para ambiente externo... salve se for colocado dentro de tubulação. 

    O ideal seria um cabo "PP"  bitola 2X0,75 ou 2x1,0 mm2  -  também podes  pedir por cabo paralelo com capa para ambiente externo... com as bitolas já indicadas. ( não utilize cabo paralelo comum) 

    Ambiente externo sofre constantes diferenças de temperatura, umidade e agressão dos raios solares...
    Faça a solda com estanho e isole com fita auto-fusão. 

    A uma distancia de até 50 metros, não temos resistência de condutividade que possa prejudicar o sinal, acima disso
    podemos começar a ter perdas."

     

     

    Altamente esclarecedor! Caso resolvido! ;)

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×