Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dissipador core i5 3330


Ir à solução Resolvido por Max Belfort,

Posts recomendados

Olá,gostaria de saber se tem algum dissipador mais potente para resfriar processador core i5 soquete lga 1155,a cidade de Teresina é muito quente e na minha residência ainda não tem ar condicionado,por isso gostaria de saber se tem alguma cooler parecido com esse da intel que vem com ele só que mais potente.Agradeço desde de já!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Max. Algumas considerações relevantes:

 

1) Quanto pretende gastar?

 

2) Qual o modelo de gabinete que está abrigando o seu hardware? Pouco adianta um eficiente cooler para o seu processador, se o gabinete não oferecer boas condições para otimizar um correto sistema de refrigeração dos componentes.

 

3) Utiliza o PC para quais atividades?

 

4) Você citou que deseja um modelo parecido ao cooler Intel original; creio que deseje um cooler horizontal (perfil baixo), correto? Volto a questionar: o seu gabinete tem restrições na largura para receber um "Cooler Torre" tradicional, ou seja, com dissipador vertical?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde ahlc,amigo eu vou usar para tarefas pesadas,jogos,programação,design gráfico.

Já mexo em algumas coisas no pc,e agora estou também começando o curso de montagem

e manutenção,mais sempre precisamos da ajuda de quem tem mais experiência no assunto.

E tem mais um detalhe,aqui na cidade de Teresina quase todo tempo a temperatura é de

36 graus,por isso na parte da tarde eu não ligo o pc,só quando é o jeito mesmo,quanto o

valor que pretendo gastar mais ou menos R$100.00 reais.


Esqueci do meu gabinete,esse é o gabinete que eu uso hoje!

 

post-725094-0-31601400-1408550577.pngpost-725094-0-95502900-1408550584.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Max.

 

A priori:

 

1) O gabinete: O modelo de gabinete, pelo o que pude visualizar, infelizmente já apresenta deficiências naturais no que diz respeito ao sistema de refrigeração (construção antiga e limitadora). Ele apresenta locais para instalação de "fans exaustores pequenos" no painel traseiro (creio que 80mm ou 92mm) e aparentemente sem local para instalar um "fan injetor" na parte inferior do painel frontal, esse local existe?

 

2) O CPU Cooler: Tendo em vista o modelo do gabinete, ele já impõe restrições para determinados CPU Coolers eficientes (modelo torre). Seria interessante se você verificasse a distância compreendida entre a placa mãe e o painel lateral do gabinete, com a finalidade de determinarmos o "espaço útil disponível" para a instalação do CPU Cooler.

 

De bate e pronto (levando em consideração o seu gabinete), já poderia lhe recomendar o Cooler Master Hyper TX3 (1º modelo, com desempenho superior ao TX3 EVO, sua variante posterior). Já utilizei o referido modelo em um gabinete bastante acanhado, mesmo ficando no limite em relação ao painel lateral, a instalação foi feita com êxito. Porém, como as atividades que você desempenhará no PC demandarão grande processamento, talvez o Hyper TX3 não seja o mais adequado.

 

CPU Coolers com dissipadores horizontais seriam a solução lógica, mesmo que não tenham desempenho similar aos bons modelos Torre Vertical.

 

* Cooler Master Gemnll S524

* Zalman CNPS2X

* Enermax ETD T60 VD

 

Resumindo, com a largura útil do gabinete definida, a escolha fica facilitada com as opções ampliadas ou reduzidas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já fez algum monitoramento das temperaturas?

Se quiser você pode usar esse aqui.

 

Antes de optar em trocar o cooler box seria interessante você fazer uma estimativa medindo a largura útil entre a placa mãe e a lateral do gabinete.

 

O processador que você I5 3330 tem não deve ser problema para o TX3.

 

Para você ter uma ideia tenho resultados de um outro colega usando o TX3:

 

I7 3770K 4.3GHz 1.195v

Jogos: 45C - 50C

Load: 64C - 68C

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigos do clube,estou vendo que 1° tenho que trocar meu gabinete para então poder pensar em um sistema de resfriamento mais eficaz para esse clima de 

Teresina,penso eu que a melhor solução seria mesmo esse walter cooler,mais como 

disse antes não posso agora.Poderia tentar esses que vocês me recomendaram, mais

preciso saber se vai saber se vai caber no meu gabinete.O meu processador fica com

65° quando estou jogando,mais já chegou a 70°,acho que preciso mesmo colocar um

cooler melhor.Ainda tem mais uma coisa,tenho um netebook aspire one que agora 

também começou a esquenta,preciso abrir um novo tópico ou posso continuar por 

aqui mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua linha de raciocínio é bastante correta, Max.

 

A troca do gabinete atual por um modelo moderno e melhor construído é bastante acertada; quando puder arcar com a despesa, certamente não vai se arrepender da aquisição!

 

Sobre o CPU Cooler, dependendo do grau de exigência/demanda de processamento e gráficos do jogo, a temperatura está num patamar aceitável e dentro dos limites operacionais para o seu processador (levando em conta que estás utilizando o CPU Cooler Stock). Caso queira fazer um teste, eu lhe proponho uma alternativa: Tenho um Cooler Master Hyper TX3 (1ª geração e pouquíssimo uso) encostado aqui em casa e "não quero valor algum por ele"; caso queira testá-lo, bastaria arcar com o custo do envio via Correios para Teresina (creio que via PAC não ficará caro).

 

Mesmo com um gabinete acanhado é possível melhorar o sistema de refrigeração dos componentes. As modificações não são difíceis e o custo é mínimo (basta uma serra copo para abrir novos pontos para fans, adquirir grelhas protetoras e fans para instalar no gabinete). Muitos colegas fazem este procedimento e encontram bons resultados gerais, caso não possua uma serra copo, em alguns locais você pode pedir para fazer os cortes, não é caro. Uma pergunta: "Qual o modelo da sua fonte?"

 

Como disse anteriormente, com um sistema de refrigeração eficiente instalado no gabinete ( fans injetores e exaustores) + um bom CPU Cooler, não terás problemas com temperaturas perigosas.

 

Abraço.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Ahlc,gostaria muito de poder testar um cooler de qualidade,porque como havia dito antes aqui em Teresina altas temperaturas são uma constante,e não tenho como comprar um ar condicionado.Na verdade estou sem emprego fixo,estou aqui tentando pagar meus cursos com os bicos que faço,isso quando aparece,mais diga como faço para testar esse seu dissipador? Quanto é o envio? Se fizer isso por mim ficarei muito grato! E tudo dando certo por aqui pago você por ele.Não respondi antes porque fiquei muito gripado e não estava lendo muito bem as respostas,e logo a visão também não ajuda muito,eu uso óculos de grau com 3 graus e pouco de miopia mais astígmatismo,por isso peço desculpas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas complementando as excelentes explicações dos colegas ahlc e EdsonSM, seu I5 3330 possui 77W de TDP (Capacidade de dissipação Térmica) e

temperatura máxima segura de operação de 67,4°C.

Se a dúvida e investir em um cooler de maior desempenho eu reforço a indicação dos colegas, o Hyper Tx3 da Cooler Master é uma excelente escolha,

não apenas pela restrição física do gabinete, mas também por se tratar de um cooler pequeno mas que surpreende no desempenho. Você pode continuar utilizando tranquilamente mesmo após efetuar a troca do gabinete, e como a configuração usa muito do processador eu acredito que o investimento seja muito válido.

Servindo com método comparativo eu uso o Tx3 em um Phenon x4 3,2Ghz que possui 125W de TDP, ou seja bem mais esquentadinho que seu I5, as temperaturas

que antes passavam dos 65°C jogando, não passam dos 52° e em full Load (teste de stress) chegam a no máximo 55°C. Isso usando o antigo gabinete e com as voltagens originais do processador (Vcore).
Atualmente com um gabinete maior e bem ventilado (Aerocool Mechatron) e com as voltagens menores (antes 1,36v, hoje 1,25v) meu processador mesmo jogando

não passa dos 48°.
Cooler sem dúvida recomendadíssimo.

http://www.pichau.com.br/hardware/cooler-para-processador-hyper-tx3-evo-cooler-master-rr-tx3e-28pk-r1-box
Outra recomendação que posso fazer é quanto ao painel traseiro. Caso não seja possível uma modificação, adicione uma fan do tamanho das furações (92mm ou 80mm)

soprando para fora do gabinete, afim de retirar o ar quente que vai se acumulando. Apesar de ser um procedimento simples ajuda bastante na temperatura geral

do hardware. Usei por muito tempo um gabinete pequeno como o seu e sei bem das limitações que eles oferecem, porém mesmo com elas é possível

ter um sistema de refrigeração que coopere para o bom funcionamento da máquina.

 

Claro antes de adquirir é de suma importância que abra o gabinete e faça a conferência do espaço disponível entre a base do processador e a lateral do gabinete afim de evitar futuros transtornos.

O hyper Tx3 possui 139mm de altura, sendo assim o espaço disponível deve ter pelo menos essa medida.

 

Grande abraço e boa sorte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite NIGHT FALL ! Amigo agradeço muito a você e os colegas AHLC E EDSONSM,quero mesmo testar esse cpu cooler 

hyper tx3,mais como já disse estou aqui em Teresina e por aqui peças desse tipo não encontramos,só temos mesmo o básico

e na verdade não era pra ser assim.Claro que concordo com as explicações de todos vocês e agradeço muito pelo esforço de 

todos vocês, gostaria muito de poder pegar uma peça dessas usada mesmo pelo fato de ser mais barato,o AHLC falou ai

nós comentários que tem um cooler desses encostado em casa,mais perdi o contato com ele,ele não apareceu mais! Só falta

ele aparecer para que possamos combinar alguma coisa a respeito pra ver se da certo? No mais tenho certeza que as dúvidas

acabaram,pelo menos quanto a temperatura do processador.NIGHT FALL,onde eu posso mandar uma mensagem para o AHLC

para saber se ele ainda tem esse cpu cooler,se caso ele não responder posso mesmo comprar nesse site que você mandou o 

link? Um abraço e muito abrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite NIGHT FALL ! Amigo agradeço muito a você e os colegas AHLC E EDSONSM,quero mesmo testar esse cpu cooler 

hyper tx3,mais como já disse estou aqui em Teresina e por aqui peças desse tipo não encontramos,só temos mesmo o básico

e na verdade não era pra ser assim.Claro que concordo com as explicações de todos vocês e agradeço muito pelo esforço de 

todos vocês, gostaria muito de poder pegar uma peça dessas usada mesmo pelo fato de ser mais barato,o AHLC falou ai

nós comentários que tem um cooler desses encostado em casa,mais perdi o contato com ele,ele não apareceu mais! Só falta

ele aparecer para que possamos combinar alguma coisa a respeito pra ver se da certo? No mais tenho certeza que as dúvidas

acabaram,pelo menos quanto a temperatura do processador.NIGHT FALL,onde eu posso mandar uma mensagem para o AHLC

para saber se ele ainda tem esse cpu cooler,se caso ele não responder posso mesmo comprar nesse site que você mandou o 

link? Um abraço e muito abrigado!

 

Para enviar uma mensagem particular basta você colocar o cursor do mouse em cima do nome do colega, aparecerá uma pequena tela com algumas informações, clique em "Enviar MP", abrirá então

uma tela para você digitar a mensagem. Após redigi-la basta clicar no botão enviar.

Caso a "negociação" entre vocês não seja bem sucedida você pode sim adquirir o cooler no site indicado. Loja muito boa.

 

Abraço

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,encontrei aqui em Teresina um cpu cooler parecido com esse Cooler Master Hyper TX3,

ele é um tal  de Multi Soquete Universal yg5d,alguém conhece essa cpu cooler? É bom mesmo?

Realmente funciona igual o Cooler Master TX3? Eu procurei informações sobre ele mais não vi 

nada,o vendedor me falou que esse está vindo no lugar do TX3 é verdade? Agradeço desde já!!

Claro que estou querendo saber somente por ficar mais fácil de adquirir,e não por discordar de 

vocês quanto ao TX3. Agradeço mais uma vez!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,encontrei aqui em Teresina um cpu cooler parecido com esse Cooler Master Hyper TX3,

ele é um tal  de Multi Soquete Universal yg5d,alguém conhece essa cpu cooler? É bom mesmo?

Realmente funciona igual o Cooler Master TX3? Eu procurei informações sobre ele mais não vi 

nada,o vendedor me falou que esse está vindo no lugar do TX3 é verdade? Agradeço desde já!!

Claro que estou querendo saber somente por ficar mais fácil de adquirir,e não por discordar de 

vocês quanto ao TX3. Agradeço mais uma vez!! 

 

A julgar pelo projeto (Dissipador modelo Torre, base de cobre, 3 Heatpipes) ele com certeza terá um melhor desempenho que o cooler box, e TALVEZ

melhor desempenho até que o próprio Tx3.

Porém vale ressaltar que o Tx3 já é um modelo conhecido e conceituado em diversos reviews como também por usuários desde e de outros fóruns.

Outro fator que me chama atenção é que o Yg5d não possui controle de rotação (PWM), ou seja, ele ficará setado em rotação máxima o tempo todo (2000Rpm), o que pode incomodar em momentos de maior silêncio, como a noite por exemplo.

Claro isso são apenas especulações pois não conheço este modelo e também não encontrei nenhum review sobre ele.

Eu particularmente não troco o certo pelo duvidoso, porém como já dito anteriormente, o desempenho dele será maior que do cooler box, e se o preço for convodativo, pode valer a pena, porém se o valor for o mesmo que o Tx3, eu ficaria com ele.

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,com essa temperatura de 65° graus máxima na hora de  rodar um jogo com temperatura ambiente de 39° graus,usando um cooler box da intel,posso continuar usando meu pc sem problemas ou tenho mesmo que adquirir um bom cpu cooler? 

 

A maioria dos processadores Core i3, I5 e I7 tem como temperaturas aceitáveis dentro da faixa de 70 C - 80 C.

 

Pelos resultados que você postou o cooler box ainda atende as necessidades e na minha opinião pessoal não veria urgência em trocá-lo se no momento o gasto adicional não for financeiramente bem vindo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos! Bom tenho uma  coisa que esqueci de dizer  que talvez ajude nesse problema do cooler dissipador.

Come já havia dito antes,estou usando aqui um cooler dissipador normal,mais nesse caso não é aquele da intel que

vem junto com o processador,é esse da imagem que vou enviar.O que eu gostaria de saber é o seguinte,qual desses

dois é o melhor? Claro que hoje eu já sei que fora esses da imagem que mandei,o melhor para comprar é o TX3.

Agradeço mais uma vez!

post-725094-0-23326700-1410124894.jpg

post-725094-0-87510000-1410124901.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É melhor manter o cooler original da Intel.

 

O outro cooler pelas dimensões não deve oferecer desempenho muito diferente dos da Intel.

Boa tarde Edsonsm, devo entāo retirar esse que estou usando e voltar

Com o da intel? Realmente no hwmonitor esse da intel trabalha com mais

Rpm do que esse generico, mais confirme se devo voltar com o da intel.

Agradeço mais uma vez!

Olá Killua, amigo como assim da na mesma? Quer dizer que esse generico

Resfria igual o da intel? Se quanto mais rotaçõe por minuto faz esfriar

Mais , então o da intel ganha, porque ontem testei um na casa de um colega e esse da intel quando solicitado foi a 4500 rpm, e o outro ficou nos 2149 rpm.Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Edsonsm, devo entāo retirar esse que estou usando e voltar

Com o da intel? Realmente no hwmonitor esse da intel trabalha com mais

Rpm do que esse generico, mais confirme se devo voltar com o da intel.

Agradeço mais uma vez!

Olá Killua, amigo como assim da na mesma? Quer dizer que esse generico

Resfria igual o da intel? Se quanto mais rotaçõe por minuto faz esfriar

Mais , então o da intel ganha, porque ontem testei um na casa de um colega e esse da intel quando solicitado foi a 4500 rpm, e o outro ficou nos 2149 rpm.Agradeço desde já!

 

RPM não está diretamente ligado a desempenho, portando girar mais não quer dizer que seja melhor.

Não há necessidade de tirar o cooler que está usando e voltar para o original, ambos possuem praticamente o mesmo desempenho,

talvez uma leve vantagem para o primeiro modelo citado, porém nada de extraordinário.

Uma troca que realmente irá valer a pena é de um modelo box para um modelo torre. De box para box pouco muda.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...