Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão ao iniciar meu notebook Toshiba Qosmio


beolchi

Posts recomendados

E ai galera!

 

Estou com um problema que não é grave, porém irrita profundamente, pois com o tempo diminui minha vontade em usar meu notebook, mas vamos lá.

 

Em janeiro, fui par aos EUA e comprei um notebook, Toshiba Qosmio X75-A7295 com as seguintes configurações:

 

Processador:  Intel Core i7-4700MQ 2.4 GHz
Memória: RAM 16 GB DIMM 1600 MHz
HD: 1 TB SATA 7200 RPM (duas partições de 500GB)
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 770M 3GB
Resolução: fullHD
Tela de 17.3"
Windows 8.1
 
E ele estava uma beleza, roda jogos muito bem, ágil no uso de muitos programas abertos simultaneamente, uso o AutoCAD 2014 tranquilamente, e inicializava muito rápido, mas não mais.
 
Um dia (dois a três meses atrás) eu estava passando as imagens que tinha no meu celular (HTC One M7, não sei se é útil essa informação) para meu computador e quando estava na metade do processo, meu irmão, sem querer, fechou o notebook fazendo com que ele entrasse no modo de hibernação. Quando eu abri ele, ficou mais de 10 minutos para voltar ao windows, porém sem sucesso. Esperei mais um tempo e nada e infelizmente tive que reiniciar, apertando o botão de ligar por mais de 4 segundos.
 
Após esse episódio, sempre quando ligo, ou quando retorno do modo de hibernação, meu note demora entre 5 a 10 minutos para aparecer a tela de login. Depois que coloco a senha, aí ele volta a ser rápido como antes, mas não tanto (isso deve ser ao fato de ter colocado mais de 200GB de arquivos na partição que uso para armazenar fotos, vídeos, jogos e filmes).
 
Já coloquei para "liberar espaço em disco", desfragmentei as partições do HD e até removi alguns programas que eram automaticamente abertos quando iniciava o Windows, mas mesmo assim, ele continua demorando uma "eternidade" para iniciar.
 
Não acho que pelo fato de colocar muito arquivo no HD fez com que ele demorasse muito para iniciar, mesmo também porque tenho 16GB de RAM no note.
 
O que vocês acham que pode ser? O episódio com meu irmão fez com que meu HD tenha sido danificado ou tem alguma rotina que o Windows realiza, que faz com que demore tanto para aparecer a tela de login? E apesar de usar ele domesticamente, não gostaria de tirar essa tela de login para colocar a senha, mas se for a solução, eu faço.
 
Bom, é isso galera. Muito obrigado antecipadamente para aqueles que responderem esse tópico.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maneira mais simples de resolver teria sido usar a Restauração do Sistema para um ponto de restauração anterior ao desligamento indevido. Como já faz muito tempo possivelmente não será possível. Sugiro que rode o aplicativo Ccleaner e se nao resolver o jeito será reinstalar o Windows que deve estar com algum arquivo corrompido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Ricardov, fiz o que sugeriu e realmente liberou muita coisa do meu computador, mas o problema ainda persiste. Como teste eu desabilitei a senha para quando meu note sai do modo hibernar, e ele volta ao Windows direto, sem nem esperar 3 segundos, mas quando desligo ele e ligo de novo, mandem aquela tela "Please wait" por alguns minutos antes de aparecer a tela de login.

 

Apesar de comprometer a segurança, tentei desabilitar a senha para quando eu ligo o note, mas só achei um lugar para mudar a senha.

 

Neste caso, se eu tiver q reinstalar o Windows e manter um original, eu consigo fazer um 'downgrade' e instalar o Windows 7? Ou futuramente é melhor manter o 8.1 da minha máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso, se eu tiver q reinstalar o Windows e manter um original, eu consigo fazer um 'downgrade' e instalar o Windows 7? Ou futuramente é melhor manter o 8.1 da minha máquina?

 

Melhor manter o Windows 8.1. Para o downgrade teria que verificar se existem drivers compatíveis. Mas antes de reinstalar use a função Reparar a Instalação do DVD do Windows 8.1, pode resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Ricardov Faz mais de um ano e meio que não respondo este tópico, mas apenas para ficar registrado, eu acabei reinstalando o Windows 8.1 e os drives, tudo voltou ao normal. Mesmo instalando mais de 10 jogos da Steam, meu computador continua firme e bem rápido. Minha grande dúvida hoje, é se atualizo para o Windows 10, ou se continuo com 8.1. Ainda fico com um pé atrás por causa da possível incompatibilidade de componentes e de jogos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...