Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Lianliw

RESOLVIDO Emular pendrive ou HD externo

Recommended Posts

Boa tarde Galera,

 

Pesquisei bastante na net antes mas não encontrei nada nem perto do que preciso.

 

Eu tenho vários equipamentos que utilizam pendrive (videogames, HT, media player...) e sempre perco tempo no processo de tirar pendrive, passar arquivo, colocar novamente... isso quando o arquivo não é maior que o pendrive... (sem falar que já estou num ponto de ter 3 hds externos e 4 pendrives só pra isso), enfim...

 

Eu gostaria de saber se existe uma forma de emular no PC um pendrive (criar uma partição no HD com 32GB por exemplo) e inverter o endereço de entrada de uma das portas USB do PC para saída, ou seja, crio esse "DRIVE VIRTUAL" e faço o próprio pc enxergar ele como um pendrive ou hd externo e depois conecto um USB Macho X Macho em uma porta especifica USB e na outra ponta em um periférico qualquer que vai enxergar como um unidade externa. Se alguém tiver alguma ideia ou sugestão fico bem grato.

 

Outra saída pra mim que ajudaria seria criar um tipo de "benjamim" ou "HUB USB Invertido" para conectar um HD externo em mais de 1 equipamento (sendo que somente o computador usaria leitura e escrita, o restante somenet leitura), ou até mesmo um switch, não encontrei nada do gênero a não ser especulações que acabaram sendo resolvidas com um simples compartilhamento de rede que não atende a minha necessidade.

 

Abraços.

 

Willian.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, nada do que você sugeriu é possível. USB suporta que um host se comunique com vários dispositivos, mas não que um dispositivo se comunique com vários hosts (o que é um pouco complicado, pois requer mecanismos para evitar conflitos, como 2 hosts acessarem o dispositivo ao mesmo tempo). Mesmo que isso fosse possível, vários hosts acessando o mesmo sistema de arquivos iria resultar em vários arquivos corrompidos, exceto se todos eles estiverem acessando o sistema de arquivos em modo "somente leitura". O simples ato de montar (não importando se em leitura/escrita ou somente leitura) o sistema de arquivos em vários hosts simultaneamente pode corromper dados em alguns casos (normalmente em sistemas de arquivo com journaling, como NTFS, por exemplo).

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Infelizmente, nada do que você sugeriu é possível. USB suporta que um host se comunique com vários dispositivos, mas não que um dispositivo se comunique com vários hosts (o que é um pouco complicado, pois requer mecanismos para evitar conflitos, como 2 hosts acessarem o dispositivo ao mesmo tempo). Mesmo que isso fosse possível, vários hosts acessando o mesmo sistema de arquivos iria resultar em vários arquivos corrompidos, exceto se todos eles estiverem acessando o sistema de arquivos em modo "somente leitura". O simples ato de montar (não importando se em leitura/escrita ou somente leitura) o sistema de arquivos em vários hosts simultaneamente pode corromper dados em alguns casos (normalmente em sistemas de arquivo com journaling, como NTFS, por exemplo).

     

    Entendi, mas isso responde a minha segunda pergunta, quanto a gambiarra da minha primeira sugestão tens ideia se é possível?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Bem lembrado, eu esqueci de mencionar isso - não, não é possível. Portas USB de um PC podem agir somente como "host". Hosts não podem comunicar entre si.

    Editado por victhor393

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×