Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
mangekyo

Alimentação de Osciloscópio digital

Recommended Posts

Saudações a todos.

 

Recentemente comprei um osciloscópio digital e gostaria de saber se é seguro para o equipamento, tirar o aterramento deste para poder fazer medidas sem se preocupar onde liga o terminal do terra da garra do osciloscópio. gostaria de saber se há algum risco para o equipamento.

 

Obrigado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não (entrada do osciloscópio é de alta impedância)... porém você não terá a referência no circuito a ser medido, e sim no terra do osciloscópio, então você poderá ter valores errados e/ou tensões excessivas em modo comum. Você pode usar 2 canais e subtrair um canal do outro pra obter uma leitura pseudo-diferencial, assim possivelmente corrigindo tensões com valores errados, mas não resolvendo o problema da tensão de modo comum elevada, que pode acontecer.

O jeito certo de se fazer uma medição sem o aterramento é usando uma ponta de prova diferencial, ou com o osciloscópio ligado a um transformador de isolação ou operando com bateria (nesses últimos 2 casos ainda existe a possibilidade de choques elétricos caso o terra seja ligado em um local com a tensão elevada, o que não ocorre com a ponta diferencial). Claro que também há a famosa gambiarra de retirar o terra da tomada...

Editado por victhor393
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • olá amigo.

     

    obrigado pela resposta.  Em relação a sua sugestão de usar um transformador de isolação no osciloscópio, isto serviria para alimentar o aparelho com uma tensão que não é referenciada ao terra, evitando assim possíveis choques elétricos? ou isto ajudaria em alguma outra coisa.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não, isso evita somente que você dê um curto no circuito em medição. Por exemplo, ligar o terra a uma linha de alimentação no circuito, sendo o circuito referenciado ao terra.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Mas não seria melhor isolar a carga?

    Assim você tem o aterramento e não existirá perigo de curto-circuito. 

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Tem que usar o equipamento fo jeito que ele foi feito pra ser usado! Sem essa de querer isolar o scope ou tirar o terra!

    O osciloscópio foi feito para ser ligado diretamente na tomada, o que o fabricante pede é que a carga seja isolada, e não o scope!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×