Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema - PIC com relê em AC


Posts recomendados

Olá pessoal.

 

Fiz um projeto de uma fonte para pontos de distribuição de internet, ela alimentará Switchs com 160VDC.

 

Olha a imagem abaixo:

2ZX93Nc.jpg

Tá funcionando bem, mas acontece uma parada que não consigo resolver:

1° - Quando o PIC liga o relê 12v estando o relê sem a tensão de 160VDC nos contatos ele não reinicia.
2° - Se eu ligar o relê com um jumper, deixando ele já ligado e colocar a tensão de 160VDC o pic não reinicia.
3° - Mas se eu deixar o relê ligar a tensão em seus contatos, o PIC reinicia!!!

Só que o relê continua ligado e não ocorre o problema de ficar ligando e desligando.
Detalhe: acontece isso apenas quando o relê liga, em outros projetos eu já presenciei problemas justamente quando o relê desliga.. rsrs
Coloquei capacitores de 100nf antes e depois do 7805. Também coloquei indutores na entrada positiva e negativa do PIC (dá pra vê os dois na imagem.) Não resolveu.
Coloquei um diodo 1N4007 em série com a saida do PIC que controla o transistor BC337. Também não teve efeito.

Alguém sabe o que tá acontecendo? E como resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocou diodos reversos nas bobinas dos reles?

Olá, coloquei sim.... isso já é de praxe.

Eu acho que pode ter algo a ver com a resposta do victhor393. Realmente no corpo do relê tem escrito: 250VAC/10A  e 30VDC/10A.

Se eu usar 160VDC, mesmo com uma corrente baixa pode dar esse problema? (No caso eu tô fazendo o teste sem nenhuma carga ligada.) Qual a diferença de comutação de um relê em AC e DC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Em AC existem (2 * frequência) oportunidades de um arco ser interrompido (já que, nesses instantes, a corrente é igual a 0). Já em DC isso não acontece. Em DC pode ocorrer eletrólise (causando oxidação dos contatos), enquanto que em AC isso normalmente não ocorre. Se você realmente tiver que chavear DC com tensão maior que 40V, use chaves de estado sólido, vai funcionar muito melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...