Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
nm2003

Construindo - Bancada antiestatica duvidas

Recommended Posts

nm2003    0

Bancada antiestatica - duvidas

Estou construindo uma bancada antiestatica e fiquei com algumas duvidas com relação ao procedimento correto para aterra-la. Comprei essa manta antiestatica http://www.mreferramentas.com.br/man...eto-1-2-x-1mt/. A duvida e com relação a como fazer o aterramento. Moro em prédio e consultei um eletricista que fez algumas medições e afirmou que o aterramento estava correto. Para fazer o aterramento na manta basta conecta-la no fio terra da tomada? Como me certificar que esta funcionando corretamente?

Comentaram que e necessário lugar um resistor entre a manta e o aterramento. Se sim, qual o valor desse resistor?

E porque devo liga-lo ? Estou seguindo uma matéria que foi publicada na revista PC e cia. Mas na revista mostra como fazer um aterramento em uma casa.. Acredito que essa parte já esta feita ...ou não?

http://www.revistapcecia.com.br/arti...tatica?start=1

Obrigado!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
faller    9.228

O valor é de 1 megohm e serve para deixar a manta a um potencial de terra mas sem ser um terra direto de baixa impedância. Com o resistor a corrente de fase para ao terra, a manta no caso, será pequena, limitada e sem nenhum prejuízo..  Com aterramento direto se tocares num fio fase,m dentro de um equipamento qualquer e também na manta poderias ser eletrocutado com consequência ruins..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nm2003    0
  • Autor do tópico
  • O valor é de 1 megohm e serve para deixar a manta a um potencial de terra mas sem ser um terra direto de baixa impedância. Com o resistor a corrente de fase para ao terra, a manta no caso, será pequena, limitada e sem nenhum prejuízo.. Com aterramento direto se tocares num fio fase,m dentro de um equipamento qualquer e também na manta poderias ser eletrocutado com consequência ruins..

    Ah entendi....

    Bom, vou procurar o resistor....

    Tinha alguns por aqui mas acsbei me desfazendo pensando que nunca mais usaria. então pelo que entendi esse resistor vai entre a manta e o aterramento.. Certo? .moro em prédio então basta puxar um fio do terra ate o resistor e dele ligar a manta e isso mesmo?

    Quanto ao resistor existe mais alguma especificação ou somente 1 megohm ?

    Valeu

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×