Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construindo - Bancada antiestatica duvidas


nm2003

Posts recomendados

Bancada antiestatica - duvidas

Estou construindo uma bancada antiestatica e fiquei com algumas duvidas com relação ao procedimento correto para aterra-la. Comprei essa manta antiestatica http://www.mreferramentas.com.br/man...eto-1-2-x-1mt/. A duvida e com relação a como fazer o aterramento. Moro em prédio e consultei um eletricista que fez algumas medições e afirmou que o aterramento estava correto. Para fazer o aterramento na manta basta conecta-la no fio terra da tomada? Como me certificar que esta funcionando corretamente?

Comentaram que e necessário lugar um resistor entre a manta e o aterramento. Se sim, qual o valor desse resistor?

E porque devo liga-lo ? Estou seguindo uma matéria que foi publicada na revista PC e cia. Mas na revista mostra como fazer um aterramento em uma casa.. Acredito que essa parte já esta feita ...ou não?

http://www.revistapcecia.com.br/arti...tatica?start=1

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O valor é de 1 megohm e serve para deixar a manta a um potencial de terra mas sem ser um terra direto de baixa impedância. Com o resistor a corrente de fase para ao terra, a manta no caso, será pequena, limitada e sem nenhum prejuízo..  Com aterramento direto se tocares num fio fase,m dentro de um equipamento qualquer e também na manta poderias ser eletrocutado com consequência ruins..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O valor é de 1 megohm e serve para deixar a manta a um potencial de terra mas sem ser um terra direto de baixa impedância. Com o resistor a corrente de fase para ao terra, a manta no caso, será pequena, limitada e sem nenhum prejuízo.. Com aterramento direto se tocares num fio fase,m dentro de um equipamento qualquer e também na manta poderias ser eletrocutado com consequência ruins..

Ah entendi....

Bom, vou procurar o resistor....

Tinha alguns por aqui mas acsbei me desfazendo pensando que nunca mais usaria. então pelo que entendi esse resistor vai entre a manta e o aterramento.. Certo? .moro em prédio então basta puxar um fio do terra ate o resistor e dele ligar a manta e isso mesmo?

Quanto ao resistor existe mais alguma especificação ou somente 1 megohm ?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...