Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte estabilizada transistorizada de 7A


marcelo.br

Posts recomendados

Boa tarde,

 

tenho um trafo que fornece 27,5vac quando ligado em rede de 127vac, corrente de 2A.

 

Pretendo montar uma fonte estabilizada com regulador de tensão LM338 que forneça 7A na saida, mas o trafo suporta até 2A, então pensei em usar outro transistor para amplificar essa corrente até 7A.

 

No datasheet do LM338 tem alguns exemplos do fabricante para fornecimento de correntes de 15 e 10A, usando outro 338 em conjunto e mais outro transistor, mas gostaria de outra sugestão de esquema para 7A.

 

No aguardo! Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o transformador não fornece a corrente/potência necessária não vais conseguir "amplificar" a mesma. Terás de partir para um transformador que consiga entregar a corrente/potência que desejas..

 

Os circuitos do datasheet são geralmente bastante bons. Não tens porque não adotar um deles..

 

Podes adotar um CI LT1083 que com ele, para 7 Amperes, nem necessitas de transistor adicional. Dê uma estudada no datasheet do mesmo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei achando um esquema legal do LT1083 aqui:

http://www.te1.com.br/2011/08/circuito-fonte-alimentacao-regulada-ajsutavel-lt1083/comment-page-2/#comment-34119

 

É.. eu também cheguei a pensar que o trafo deveria ser de 7A, agora confirma.

O problema é que esses trafos de 5A para cima além de caros são gigantescos, então lá vai mais gasto com uma caixa grande que acomode tudo legal, o bom é ter algum equipamento estragado e aproveitar a carcaça.. vou tentar conseguir.

 

Valeu faller, um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://320volt.com/en/sg3525a-0-30v-0-20a-smps/Algumas pesquisas no google não vai cair o dedo de vocês kkkk

eu vejo varias pessoas ai que montam fonte ajustavel linear, e não funcionam bem, pois nem sem direito o funcionamento dela! então da mesmo forma que essas pessoas montaram a fonte linear, podem montar uma chaveada, as instruçoes e esquema e tudo o que você precisa pra copiar ta la no site.Nao funcionou? Da mesma forma que o pessoal posta as lineares q n funcionou, e so postar também a chaveada.Basta saber se aqui vai ter professores com esse conhecimento para ajudar...Todos que querem fonte pra bancada faz linear... Se continuar assim o forum vai continuar atrasado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://320volt.com/en/sg3525a-0-30v-0-20a-smps/ Algumas pesquisas no google não vai cair o dedo de vocês kkkk

E, falando com toda a sinceridade.. Achas que esse dai seria um circuito adequado para o colega marcelo.br, que na falta de um transformador de maior corrente queria amplificar a corrente daquele que ele tinha, para fazer uma fonte, repito, achas realmente que esse dai seria um circuito adequado a iniciação do mesmo???

 

É isso que chamo de coerência ou falta dela.. 

Todos nós sabemos que uma fonte chaveada tem eficiência maior, peso e volume menores, custo menor etc e tal.. Mas definitivamente não se adequa a montagem de quem tem pouca experiência em eletrônica ou em montagens eletrônicas..

Ou seja, dizer que é ruim, dizer que é querer viver na idade da pedra, repito, já te disse uma vez, não passa de bolodório, com todo o respeito que lhe devo..,  Não resolve nada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, falando com toda a sinceridade.. Achas que esse dai seria um circuito adequado para o colega marcelo.br, que na falta de um transformador de maior corrente queria amplificar a corrente daquele que ele tinha, para fazer uma fonte, repito, achas realmente que esse dai seria um circuito adequado a iniciação do mesmo???

 

Ele não iria copiar a linear do mesmo jeito?

 

Se é pra copiar, porque não copiar um projeto mais eficiente?

 

Nem precisa saber eletronica para copiar o projeto do jeito que está la, só precisa saber soldar, fazer a placa com o layout que ja está la, comprar os componentes e montar! se ele não errar nada o circuito funcionará. Não passaria de uma montagem apenas "grande".

 

Aquelas mulheres que confeccionam as placas nas fabricas não sabem eletronica! mas montam a placa e funciona, sem nenhuma dificuldade! kkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não iria copiar a linear do mesmo jeito?

 

Se é pra copiar, porque não copiar um projeto mais eficiente?

 

 

 

Na verdade é só para copiar mesmo e seguir a montagem. 

Até agora as fontes que eu montei foram lineares estabilizadas, não estab., simetricas.. fui estudando pela internet, perguntando aqui no forum para ir aprendendo. Fui meio que autodidata nisso tudo, e tem que ser chato mesmo, sair perguntando fora a fora para assimilar as coisas. 

Não tenho curso de eletronica, pretendo até fazer, mas até agora foi tudo na tentativa e erro. Acertei, então aprendi o que estudei e busquei...

se errei vou focar o ponto errado e buscar informações para corrigir e entender o funcionamento como um todo.

 

então tá na hora de avançar e ver uma coisa mais difícil, a principio vou copiar um projeto de chaveada e seguir os passo na montagem.

só que a indicação do mroberto tá meio difícil mesmo para uma primeira fonte chaveada, e ainda o site é em alemão..

mroberto, pode me indicar outro esquema? enquanto isso vou pesquisando um.

 

sobre enrolar o trafo, tem que ter conhecimento mesmo para isso, mas acho que consigo, já pesquisei várias fontes que ensinam a calcular e montar um trafo, começando por calcular a potencia e corrente do primario, e por aí vai...

o mais difícil nisso vai ser só achar a bitola certa do fio, as chapas E e I ou o núcleo ferrite correto. a paciência para enrolar na mão eu já tenho rs..

mas qualquer coisa vou pedindo ajudar a vocês e o pessoal do forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você so precisa enrolar o trafo, n precisa calcular potencia etc..

No projeto tem o passo a passo:

1° enrrolar x expiras de 5 fios x AWG (por exemplo), sera o primario.

2° passar uma camada de fita adesiva isolando a primeira camada.

3° enrrolar x espiras de fio x AWG, sera o secundário.

4°, por fim isolar tudo com fita.

Encaixar o núcleo no carretel e apertar com mais fita, se puder dar banho de resina no trafo....

Onde tem de complexo nisso? Kkkk só seguir passos, qualquer pessoa faz. E vom o tempo você estuda ela ja montada...

O projeto n esta muito complicado, é so ignorar os circuitos para os displays..

Se esta difícil entender o pdf em alemão, joga o pdf no google translate que ele traduz o pdf inteiro!

você n vai achar projeto assim de qualidade no brasil, vai ter q ser grimgo mesmo kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde...você pode desenvover sua fonte chaveada facilmente hoje em dia tem muito recurso dos fabricantes dos driver de controle de fonte chaveada...um exemplo é o viper da ST da uma olhada 

ja usei em varios projetos somente alimenta o software e ele calcular tudo para você...apos é só incrementar o circuito de controle de tensão e corrente.. 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Quanto ao esquema, melhor você escolher uma fonte cujos os drivers de mosfets sejam feitos com circuito integrados, como por exemplo, o IR2110.

 

Existem uns com trafo, que a primeira vista sua montagem pode parecer prática, porém o ajuste do trafo é complicado.

 

Um exemplo:

1383367_590325987762045_2478303032694998

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra quem quiser montar fontes chaveadas indico o software piexpert.

Basta digitar as características da fonte que ele te dá tudo pronto, até o número de voltas dos enrolamentos e placa.

O núcleo dá pra aproveitar de velhas fontes chaveadas.

 

Outro muito bom, da texas, é o switcherpro

 

Abaixo as imagens de um projeto de fonte de 12Vx7A com entrada universal.

Tem muito mais recursos, como lista de peças, melhores componentes, etc... etc.

post-387879-0-78949100-1410467115_thumb.

 

post-387879-0-24067400-1410467125_thumb.

 

post-387879-0-26579600-1410467154_thumb.

 

post-387879-0-76599700-1410467191_thumb.

 

post-387879-0-93577400-1410467214.jpg

 

post-387879-0-54998600-1410467232_thumb.

 

post-387879-0-96050700-1410467249_thumb.

 

post-387879-0-25017800-1410467269_thumb.

 

post-387879-0-98299100-1410467291_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os programas são bons, se tiver difícil pra achar o esquema, faça no piexpert, e se der eu implemento a regulagem de ate 30V x 7A.

À um tempo atras eu tinha projetado uma flyback de 600W regulavel de 0 a 30V ( ate 20A), mas esta sem os calculos e valores!

obs. Prefira flyback do que half ou full bridge. O circuito flyback é menor, embora o aproveitamento dos chaveadores, retificadores e transformador seja inferior aos push pull, eu recomendo a flyback!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem quiser montar fontes chaveadas indico o software piexpert.

Basta digitar as características da fonte que ele te dá tudo pronto, até o número de voltas dos enrolamentos e placa.

O núcleo dá pra aproveitar de velhas fontes chaveadas.

 

Outro muito bom, da texas, é o switcherpro

 

Abaixo as imagens de um projeto de fonte de 12Vx7A com entrada universal.

Tem muito mais recursos, como lista de peças, melhores componentes, etc... etc.

attachicon.gifpi1.jpg

 

attachicon.gifpi2.jpg

 

attachicon.gifpi3.jpg

 

attachicon.gifpi4.jpg

 

attachicon.gifpi5.jpg

 

attachicon.gifpi6.jpg

 

attachicon.gifpi7.jpg

 

attachicon.gifpi8.jpg

 

attachicon.gifpi9.jpg

Você que é da moderação, põe lá o tutorial de fonte chaveada do Professor MOR_AO nos tópicos fixos. É bem interessante 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você que é da moderação, põe lá o tutorial de fonte chaveada do Professor MOR_AO nos tópicos fixos. É bem interessante 

Poderia ser, mas como o título dele fala em "tutorial" preferi deixar o tópico por conta do autor.

Coloquei aqui porque começaram a cogitar em montar fonte chaveada, inclusive com esquemas, e lá coloquei um link para este tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...