Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de carregador de celular USB com HUB USB alimentados por fonte externa


Tiagosmx

Posts recomendados

Olá, pensei no seguinte projeto para ligar meu celular Android (Galaxy S4) num hub usb e usá-lo com periféricos como mouse, teclado, pendrive, controle (gamepad) e ao mesmo tempo carregar o celular e alimentar o hub usb por uma fonte externa:

 

20140826_141611.jpg

 

Alguém que entenda do funcionamento do smartphone e um pouco de eletrônica, é possível fazer esta ligação sem danificar o aparelho?
(Se forem dizer que não funciona, me expliquem o por quê!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Não creio que deva funcionar, na porta USB micro B do celular tem um pino sense ( pino 4) que precisa ser aterrado para ativar o suporte USB OTG, um cabo USB OTG faz isso, um cabo USB de dados não.

 

caso queira montar seu proprio cabo OTG segue um esquema:

 

images?q=tbn:ANd9GcSibWigCOLL5WntRYVl0ka

 

Esse outro esquema usa um resistor de 100k para ligar o pino sense ao terra e permite usar uma fonte externa:

 

usb-otg-cable-pinout-l-54dec62fe9e3646b.

 

Outra opção seria usar um hub com fonte e um cabo USB OTG, só não sei se seu aparelho suporta Hubs USB.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 15/10/2016 às 21:32, F4b10 disse:

Não creio que deva funcionar, na porta USB micro B do celular tem um pino sense ( pino 4) que precisa ser aterrado para ativar o suporte USB OTG, um cabo USB OTG faz isso, um cabo USB de dados não.

 

caso queira montar seu proprio cabo OTG segue um esquema:

 

images?q=tbn:ANd9GcSibWigCOLL5WntRYVl0ka

 

Esse outro esquema usa um resistor de 100k para ligar o pino sense ao terra e permite usar uma fonte externa:

 

usb-otg-cable-pinout-l-54dec62fe9e3646b.

 

Outra opção seria usar um hub com fonte e um cabo USB OTG, só não sei se seu aparelho suporta Hubs USB.

 

Meu caro você poderia me explicar o funcionamento desse resistor de 100k no projeto?

E com ele carregará tanto a porta usb femea como a porta micro usb que fica conectada ao celular?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Alexandre galdino Eu não testei, ou construi esse tipo de cabo, mas pelo que eu li em um site gringo, conectando o pino SENSE/ID direto no terra o smartphone entende que deve atuar como host, ele para de drenar corrente da linha de 5V, parando portanto a carga de bateria e passa a fornecer pelo menos 5V/100mA para alimentar o dispositivo conectado (mouse, pendrive...)

 

Com o resistor de 100K/120K, o smartphone ao invés de fornecer a tensão de 5V ele ira é drenar essa tensão do cabo, se não tiver um carregador conectado a ligação OTG falhara... ou seja o cabo USB OTG com o resistor só funciona se tiver um carregador ligado junto

 

Y_OTG_CABLE.png

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, F4b10 disse:

@Diego Alexandre galdino Eu não testei, ou construi esse tipo de cabo, mas pelo que eu li em um site gringo, conectando o pino SENSE/ID direto no terra o smartphone entende que deve atuar como host, ele para de drenar corrente da linha de 5V, parando portanto a carga de bateria e passa a fornecer pelo menos 5V/100mA para alimentar o dispositivo conectado (mouse, pendrive...)

 

Com o resistor de 100K/120K, o smartphone ao invés de fornecer a tensão de 5V ele ira é drenar essa tensão do cabo, se não tiver um carregador conectado a ligação OTG falhara... ou seja o cabo USB OTG com o resistor só funciona se tiver um carregador ligado junto

 

Y_OTG_CABLE.png

 

 

Me abriu a mente, farei o teste com o resistor e voltarei aqui pra dizer o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/07/2017 às 20:50, F4b10 disse:

@Diego Alexandre galdino Eu não testei, ou construi esse tipo de cabo, mas pelo que eu li em um site gringo, conectando o pino SENSE/ID direto no terra o smartphone entende que deve atuar como host, ele para de drenar corrente da linha de 5V, parando portanto a carga de bateria e passa a fornecer pelo menos 5V/100mA para alimentar o dispositivo conectado (mouse, pendrive...)

 

Com o resistor de 100K/120K, o smartphone ao invés de fornecer a tensão de 5V ele ira é drenar essa tensão do cabo, se não tiver um carregador conectado a ligação OTG falhara... ou seja o cabo USB OTG com o resistor só funciona se tiver um carregador ligado junto

 

Y_OTG_CABLE.png

 

 

Sensacional sua explicação, tive um bom tempo esperando uma solução e até tinha lido em outros forums que isso era impossível. Vou tentar seguir o esquema e ver no que dá, mas que parece fazer sentido, parece. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 11 meses depois...
Em 28/07/2017 às 20:50, F4b10 disse:

@Diego Alexandre galdino Eu não testei, ou construi esse tipo de cabo, mas pelo que eu li em um site gringo, conectando o pino SENSE/ID direto no terra o smartphone entende que deve atuar como host, ele para de drenar corrente da linha de 5V, parando portanto a carga de bateria e passa a fornecer pelo menos 5V/100mA para alimentar o dispositivo conectado (mouse, pendrive...)

 

Com o resistor de 100K/120K, o smartphone ao invés de fornecer a tensão de 5V ele ira é drenar essa tensão do cabo, se não tiver um carregador conectado a ligação OTG falhara... ou seja o cabo USB OTG com o resistor só funciona se tiver um carregador ligado junto

 

Y_OTG_CABLE.png

 

 

Projeto top porém o 4 pino e praticamente impossível de acessar ,mas se tiver como acessar o 4pino o projeto daria certo. Mas o celular descarregar com uso convencional do otg ,ou seja o otg consome energia ,o celular só reconhecer o otg se tiver esse consumo ,eu acredito que talvez se a corrente for alta aí carrega o celular e você usa o otg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...