Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Guilherme Henrique Nunes s

RESOLVIDO Utilização do PROCV

Recommended Posts

Boa noite pessoal, a bastante tempo criei uma conta aqui, mas acabei esquecendo o login, senha e tudo mais.

 

Gostaria de tirar uma dúvida, sou um pouco cru em excel e estou tendo dificuldade em realizar uma busca com PROCV, pesquisei pela internet mas acabei não encontrando, meu problema é o seguinte:

 

Tenho uma Pasta de trabalho que contém duas planilhas:

 

Plan01 é a planilha de busca, quero digitar o lote de um produto (Exemplo: Lote: 1244650021; Produto: Cefalexina) para que o excel identifique o nome deste produto.

Plan02 é onde meus dados estão armazenados, no entanto estão armazenados os códigos (Exemplo: Código: 124465; Produto: Cefalexina)

 

Utilizando a fórmula do PROCV eu não consigo identificar o produto, pois na Plan01 eu preciso digitar o código, estive procurando alguma maneira de utilizar a fórmula PROCV junto com a ESQUERDA pra que a busca fosse feita considerando apenas os 6 primeiros caracteres do Lote que eu inserir na Plan01, no entanto não encontrei como fazer isso, minha dúvida é se é possível realizar esta busca e se essa seria a melhor maneira de fazer, se possível, gostaria de saber como ficaria a fórmula, apenas um exemplo para que eu possa aplicar aqui. Obrigado.

Editado por Guilherme Henrique Nunes s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Henrique

 

Para facilitar anexe um exemplo da tua planilha, demonstrando manualmente o resultado esperado.

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Criei um exemplo simples bem rapidinho aqui, pois a planilha se encontra no setor onde eu trabalho.

    O que é de interesse está na Plan1 e Plan2, coloquei apénas 6 produtos, mas originalmente não cerca de 700, por isso precisaria desta ferramenta.

     

    Mas conforme em anexo, está preenchido manualmente o resultado que espero.

    Se trata do seguinte, utilizando apenas ProcV eu não consigo o resultado esperado, pois quero identificar por código mas utilizando como referência o lote que digito, todo lote consta o código do produto (que são os 6 primeiros dígitos), por isso queria saber se tem como eu utilizar a função esquerda pra considerar como referência de busca apenas os primeiros 6 dígitos do meu lote.

    Qualquer dúvida estou a disposição para tentar explicar melhor.

     

    Agradeço a disponibilidade.

    Exemplo.xlsx

    Editado por Guilherme Henrique Nunes s

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Exatamente isso, só não consegui entender muito bem como você limitou o número de caracteres, teria como tentar me explicar?

    Estou tentando aprender mais sobre o excel de uns tempos pra cá.

    De qualquer forma, muito obrigado, me ajudou demais.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Boa tarde Guilherme

     

    Você não conseguiu utilizar a função esquerda, porque ela retorna um texto (número mas em formato texto).

    Para evitar esse problema, basta usar a função VALOR.

     

    Veja na planilha:

     

    28_10_14_PROCV com ESQUERDA-Patropi.xlsx

     

    Se a resposta foi útil, clique em Curtir.

     

    Dê retorno.

     

    []s

    • Curtir 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Acabei dando um double post aqui, mas ambas as respostas chegaram exatamente onde eu queria, para mim que não tenho muito conhecimento a resposta do Patropi foi mais fácil de compreender, de qualquer forma, muito obrigado a todos. Me ajudaram muito.

    Editado por Guilherme Henrique Nunes s

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Pois é, como nao manjo muito de formulas como o mestre @p@tropi eu dei uma volta enorme pra chegar no mesmo resultado, mas vamos lá simplifiquei um pouco a formula tentarei explicar:  =PROC(1E+100;PROCURAR(Plan2!A$2:A$6;C5);Plan2!B$2:B$6): procurar retorna um erro ou um numero de 1 a 32767 e para o proc funcione correetamente precisamos de um nº maior ou a 32767 então usei o 1E+100 é a notação científica para um número muito grande, 1 seguido de 100 zeros. A diferenca desta formula é que se no nº do lote tivesse uma ou mais letras ex.: CD1244650020 retronaria o resultado desejado

    Editado por Basole

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Basole, agora entendi, hoje apliquei a fórmula na planilha que queria, deu tudo certo, inclusive fiz até algumas coisas a mais para criar umas situações de identificação onde o código de alguns produtos é contido de 6 números e outros são de 4 números, consegui diferenciar, coisas bem simples, mas para quem está começando é bem interessante.

    O seu exemplo, apesar de ser um pouco mais complicado, foi muito bom, pois consegui compreender mais algumas funcionalidades que não conhecia.

     

    Muito obrigado pela disponibilidade, vou começar a estudar um pouco mais, quero aprender uma linguagem de programação, estou pensando em VBA, quem sabe um dia não sou eu tirando dúvidas. rsrs

    Mais uma vez, muito obrigado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×