Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
JUST4FUNBRO

Temperatura alta. Comprar novas fans ou trocar de processador?

Recommended Posts

Pessoal, boa tarde.

Eu tinha criado um tópico na parte de placa de vídeo antigamente, pois achava que a minha HD 7970 estava morrendo com um ano de uso. Mas conversando com o pessoal, acabei descobrindo que era o "processador", pois tinha bastante poeira no radiador do watercooler e a pasta térmica já não estava tão boa.

Fiz a limpeza com álcool isopropílico e coloquei uma boa gota da pasta térmica "Thermaltake TG-4 Thermal Grease" no centro do processador. Funcionou bem por algumas semanas e o máximo que atingia era 50° em jogo, porém agora estou tendo novamente o problema de alta temperatura.

Minha dúvida é: "Se eu trocar todas as fans que veio com o gabinete, por fans melhores ou específicas, iria solucionar o problema e ajudar muito, ou é perda de dinheiro? Estou pensando sériamente em colocar um i7 4770 no lugar do meu X6"

Configuração do PC:

AMD Phenom II X6 1100T 3.3Ghz Six-Core 9MB AM3

Sapphire Radeon HD 7970 OC with Boost 3GB 384bits GDDR5

Gigabyte 970A-UD3

4x Kingston 4GB DDR3 1333MHZ - 16GB RAM

SATA 3.0 HDD 1TB 7200RPM

SSD Kingston HyperX 3K 120GB 2.5" SATA 3

Corsair 650W | 650TXV2

Corsair H60 Hydro Series - Water Cooler

Gabinete 690 II Advanced - Nvidia Edition 

Essa é minha temperatura agora, sem nenhum jogo aberto, apenas a steam e o chrome.

7Khf4Di.jpg

Porém em jogos (Arma 3, CS, State of Decay), chega a bater até 81° e dar quedas de fps. Moro em SP - Capital e o tempo aqui está quente, mas acho que já esteve mais calor e nunca chegou a bater tanto como agora.

Segue imagem do gabinete e como estão colocadas as fans:

OBS¹: As setas indicam onde estão as fans e como entra e sai o ar

OBS²: O watercooler está virado para baixo, pois quem montou disse que não havia problemas e dessa forma a mangueira não iria ficar tão contorcida.

OBS³: O gabinete fica em cima da mesa e utilizo ele aberto quando está muito quente.

DHxkQT0.jpg

Pode ser algo na BIOS mal configurado talvez?

Fico no aguardo das dicas pessoal. Obrigado desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu pessoalmente optaria em instalar o radiador na traseira com a fan soprando para fora do gabinete.

A temperatura de 81C seria a dos cores do processador?

Em quais conectores da placa mãe estão ligados o cabo de 3-pinos da bomba e o cabo de 4-pinos da fan do radiador?

Para a placa mãe que você tem eu pessoalmente ligaria a bomba no PWR FAN e a fan no CPU FAN.

A bomba deve funcionar em sua máxima rotação em torno de 2000 rpm.

Verifique na bios a rotação da bomba.

Dependendo da placa mãe pode ser que a bios mostre a rotação pela metade em torno de 1000 rpm.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •  

Eu pessoalmente optaria em instalar o radiador na traseira com a fan soprando para fora do gabinete.

A temperatura de 81C seria a dos cores do processador?
    Em quais conectores da placa mãe estão ligados o cabo de 3-pinos da bomba e o cabo de 4-pinos da fan do radiador?

Para a placa mãe que você tem eu pessoalmente ligaria a bomba no PWR FAN e a fan no CPU FAN.

A bomba deve funcionar em sua máxima rotação em torno de 2000 rpm.

Verifique na bios a rotação da bomba.
    Dependendo da placa mãe pode ser que a bios mostre a rotação pela metade em torno de 1000 rpm.

Olá Edson, obrigado pela resposta.

Então, foi um rapaz que instalou o watercooler pra mim, mas acho que consigo mudar a posição dele sim. No caso ele ia jogar ar para fora, ali no lugar da fan número 1 né? E no lugar da número 3 onde está o radiador hoje, eu colocaria a fan 1 jogando ar frio para dentro?

Sim, os 6 núcleos pegaram 81° ontem. Estou jogando apenas ARMA 3 últimamente e a temperatura do processador chega a mais de 70° fácilmente.

A fan que fica em cima do radiador está ligada na CPU FAN e o cabo que sai da caixinha da Corsair, que fica em cima do processador, está ligado na PRW FAN.

Desculpa a dúvida, mas como posso ver a rotação da bomba na BIOS? Seria isso aqui?

Vnjz21C.jpg

Editado por JUST4FUNBRO

Compartilhar este post

Link para o post
    Se quiser instalar o H60 na traseira você terá que remover a fan original que vem com o gabinete.

Por enquanto pode manter a instalação que o técnico fez.

A rotação da bomba é o POWER FAN na bios.

A rotação da bomba é 2000 rpm mas creio que placas podem acabar mostrando também valores na faixa de 4000 rpm.

Parece tudo correto com a instalação.

Se o processador estiver em stock sem nenhum tipo de over as temperaturas tinham que estar mais aceitáveis.

Acho possível o H60 estar com algum defeito.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •  

Se quiser instalar o H60 na traseira você terá que remover a fan original que vem com o gabinete.
    Por enquanto pode manter a instalação que o técnico fez.

A rotação da bomba é o POWER FAN na bios.
    A rotação da bomba é 2000 rpm mas creio que placas podem acabar mostrando também valores na faixa de 4000 rpm.

Parece tudo correto com a instalação.

Se o processador estiver em stock sem nenhum tipo de over as temperaturas tinham que estar mais aceitáveis.
    Acho possível o H60 estar com algum defeito.

Então Edson, eu utilizo o MSI Afterburner para visualizar o FPS nos jogos, mas não faço e nunca fiz over na máquina. O H60 deve ter pouco mais de 1 ano e estava funcionando bem antigamente.

Tô pensando sériamente em mês que vem mudar para Intel. Pois o meu X6 não está dando conta do Arma 3 e o pessoal que usa AMD sempre reclama de temperatura. Tenho um amigo que tem um X4 aqui que também está com a temperatura em torno dos 70~80° e amigos com i3 e i5 rodando o mesmo jogo com 40~60°

Desculpa sair um pouco do foco do tópico, mas você saberia se essa configuração iria cair bem e é viável eu comprar?

Processador Intel Core i7-4770 3.4Ghz, 8MB, (Turbo Boost até 3.9Ghz) LGA 1150 c/ Intel HD Graphics (4ª Geração) - BX80646I74770:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=40759

Placa mãe MSI p/ Intel B85-G43 GAMING LGA 1150 USB 3.0 SATA 6Gb/s Box:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=46636

Edson, entrei no Arma 3 e não consegui jogar, tive muitas quedas de fps e a temperatura chegou nos 81°, a TMPIN2 da placa mãe também está bem elevada, 92°.

p57qZpO.jpg

Obrigado desde já!

Editado por JUST4FUNBRO

Compartilhar este post

Link para o post
    Anteriormente as temperaturas dos cores eram mais baixas?

Eu suponho então que o H60 esteja apresentando problema na bomba.

A Corsair tem 5 anos de garantia.

Eu pessoalmente acho que sairia mais em conta manter a plataforma AMD.

Você já viu a possibilidade de trocar para um processador como o FX-8350?

Creio que antes de considerar a troca do processador e a placa mãe para Intel seria interessante verificar se um processador como o FX-8350 já não atenderia bem os jogos mais modernos.

Acho possível que a diferença de desempenho entre o FX-8350 para os atuais da Intel podem não compensar o custo benefício dessa mudança.

Abra um tópico sobre isso e veja o que os outros colegas acham.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais