Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7 4770 esquentadinho


Posts recomendados

Bom dia galera...

 

A 1 ano montei meu pc, a princípio sem placa de vídeo porque queria um processador forte, mas agora estou estressando ele para utilização de programas de engenharia, análises estruturais e um jogo ou outro claro...kkkk

 

Notei que ele andava esquentando demais, em idle chegava a 60ºC fácil, e quando jogava um NFSMW no médio chegava aos 80ºC, quando utilizava uma análise estrutural de uma peça então jisuis, subia aos seus 90ºC...

 

Comprei um Cooler Zalman CNPS 10X Performa, hoje trabalhando somente com 1 fan, empurrando o ar para fora do pc... 

 

Com isso a temperatura em idle caiu bem, girando em torno de 45ºC em quando estresso ele chega aos 75ºC e fica nisso...

 

Comprei mais 2 fans apenas para um teste, e coloquei em todos lugares possíveis e imaginários, os dois em cima jogando o ar pra fora, um em cima pra fora e um na lateral pra dentro, os 2 em cima jogando ar pra dentro, e nada da temperatura cair...

 

Pelo o que vejo, essa temperatura está meio alta, comparando aos reviews que temos aqui no forum.

 

A pergunta que fica, está boa essa temperatura ou realmente tem algo errado e preciso melhorar?

 

Detalhe, não consegui instalar direito um fan frontal nesse gabinete, não vejo como fazer isso, mas na kabum, onde comprei, diz que se pode instalar até 3. Alguém sabe algo sobre esse gabinete?

 

Segue abaixo a configuração do pc.

 

Processador: i7-4770

Cooler: Cooler Zalman CNPS 10X Performa

Memória: 8Gb (2x4Gb) Kingston 1600 - DC

HD - Seagate 1Tb

Gravador DVD

Fonte: Corsair 430W

Gabinete: AeroCool Gabinete ATX Templarius Ferrum EN52054

Fans: 1 traseiro (veio junto com o gabinete), 1 superior jogando ar pra fora, 1 lateral jogando ar pra dentro.

 

Muito obrigado galera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os componentes foram bem escolhidos, só tem coisa boa aí.

Eu colocaria mais uma fan no teto fazendo mais exaustão, acho esse fan mais importante do que colocar um frontal empurrando mais ar.

Parece que você colocou fan no teto para empurrar ar? Acho que deve inverter esses fans, pois está empurrando ar quente para dentro.

E se possível alinhe o fan do cooler para jogar ar para cima tambem. Seu gabinete é campeão para otimizar a ventilação.

E não se esqueça que o ar quente sobe....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta Menko...

 

Eu tinha colocado de toda forma, puxando e empurrando...

 

comprei dois CoolerMaster FAN Xtraflow 120mm e instalei em cima jogando ar pra fora, troquei a posição do air cooler, tava jogando o ar quente pra trás do pc, agora está jogando pra cima, aproveitei e troquei a paste térmica...

 

como tinha mais 2 fans sobrando que já tinha, coloquei um na lateral jogando ar pra dentro, e o outro instalei no HD...

 

agora as temperaturas ficaram bem estabilizadas, segue abaixo...

 

em idle, o i7 fica em 36ºC, quando forço ele vai para uns 65ºC...

 

o que achei muito bom foi o HD com o cooler pra ele, girava em torno de uns 34ºC, normal pelo que pesquisei, agora não passa de 28ºC...

 

mas o gabinete parece que vai sair voando do barulho que fazem os fans...kkkk nada problemático mas faz barulho kkkkkk

 

e esse xtraflow é maravilhoso, puxa muito ar, posteriormente vou colocar um desses na parte frontal para puxa ar frio pra dentro, muito top mesmo...

 

muito obrigado menko...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oba, agora sim, gostei das temperaturas.

 

Mas acho que você deve lapidar o projeto, trocar fans barulhentos, ou ajustar a rotoção. Eu colocaria apenas um fan de 14 no teto fazendo a exaustão, um da Cougar, tenho um desses e ele é bom e silencioso, mas pode ser um da Akasa tambem. Meu preferido é Noctua, esse é campeão. Não colocaria nenhum na lateral.

Apenas um frontal, ou dois, e deixava o resto fazendo a exaustão do ar quente.

Comece pelo mais simples e vá analisando.

 

Se puder mande uma foto do bicho, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem isso, o lateral e o no HD coloquei por colocar, já tinha então instalei...

 

reparei que o lateral é que faz bastante barulho, de resto é totalmente silencioso...

 

um superior eu coloquei no PWM, o outro coloquei direto na fonte, mas tudo girando por volta de 2k rpm...

 

ainda estou arrumando os cabos dentro do gabinete, está uma zona, kkkk daí vou ver se coloco uma foto hoje ainda aqui...

 

vou esperar a famosa black friday para ver se consigo um preço legal uma gtx 760, daí vou pensar melhor num 140mm superior...

 

mas pelo que reparei, antes era muito instável, variava demais, agora está bem mais controlado, não tem muita variância em idle, sempre 2ºC variando...

 

muito obrigado mesmo Menko, sou meio inesperiente nessa área de temperatura de pc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem exigia muitos fans no gabinete era os processadores AMD; eu montei um I7-4770 e na hora de ligar já ia a 70ºC e depois começava a cair, abria o pc, tocava no dissipador como estava frio, eu achava que estava tudo normal. Como estava usando o cooler in box, achava que estava bom, mas esse dispositivo (me admiro a Intel fazer isso) consiste na fixação em 4 hastes com a ponta articulada, semelhante ao que tem nos guardas chuvas e aperamos para abrir e fechar. Cosntatei que o conjunto não ficava muito fixo, comprei outro com fixação por suporte atrás da placa (aquele que forma um "sanduiche"), foi ligar o pc e a temperatura apresentada na bios de imediato como antes passou de 70 para 28ºC.

Apenas acrescentando que ela depois ia abaixando a custa da redução do clock e o desempenho ficava uma m*****, um processo envolvendo vídeo eu leva 20 minutos ficava 1:30 min para acontecer, também foi sanado e voltou aos patamares normais.

Isso porque era placa, cooler, processador, tudo novo, imagine o seu que tem um ano, caso seja cooler in box veja se está bem fixado.

Obs: Quanto a instalação de fans, existe um procedimento adequando que não consiste em instalar ventoinhas aleatoriamente, os fabricantes de hardware, principalmente gabinetes, nunca andaram em sintonia uns com os outros, basta lembrar os antigos gabinetes onde o cooler do processador batia na fonte, ou então se fosse usar as 2 ou 3 baias os drivers óticos não encaixavam totalmente por causa dos slots de memória, e acho que até hoje é assim, eles fazem furação em todos os locais, até onde não cabe um.

Detalhe: alguns como o meu, para instalar na frente tem que remover o frontal do gabinete, o mesmo vale para o topo, tem que retira essa parte.

Quem exigia muitos fans no gabinete era os processadores AMD; eu montei um I7-4770 e na hora de ligar já ia a 70ºC e depois começava a cair, abria o pc, tocava no dissipador como estava frio, eu achava que estava tudo normal. Como estava usando o cooler in box, achava que estava bom, mas esse dispositivo (me admiro a Intel fazer isso) consiste na fixação em 4 hastes com a ponta articulada, semelhante ao que tem nos guardas chuvas e aperamos para abrir e fechar. Cosntatei que o conjunto não ficava muito fixo, comprei outro com fixação por suporte atrás da placa (aquele que forma um "sanduiche"), foi ligar o pc e a temperatura apresentada na bios de imediato como antes passou de 70 para 28ºC.

Apenas acrescentando que ela depois ia abaixando a custa da redução do clock e o desempenho ficava uma m*****, um processo envolvendo vídeo eu leva 20 minutos ficava 1:30 min para acontecer, também foi sanado e voltou aos patamares normais.

Isso porque era placa, cooler, processador, tudo novo, imagine o seu que tem um ano, caso seja cooler in box veja se está bem fixado.

Obs: Quanto a instalação de fans, existe um procedimento adequando que não consiste em instalar ventoinhas aleatoriamente, os fabricantes de hardware, principalmente gabinetes, nunca andaram em sintonia uns com os outros, basta lembrar os antigos gabinetes onde o cooler do processador batia na fonte, ou então se fosse usar as 2 ou 3 baias os drivers óticos não encaixavam totalmente por causa dos slots de memória, e acho que até hoje é assim, eles fazem furação em todos os locais, até onde não cabe um.

Detalhe: alguns como o meu, para instalar na frente tem que remover o frontal do gabinete, o mesmo vale para o topo, tem que retira essa parte.

Quem exigia muitos fans no gabinete era os processadores AMD; eu montei um I7-4770 e na hora de ligar já ia a 70ºC e depois começava a cair, abria o pc, tocava no dissipador como estava frio, eu achava que estava tudo normal. Como estava usando o cooler in box, achava que estava bom, mas esse dispositivo (me admiro a Intel fazer isso) consiste na fixação em 4 hastes com a ponta articulada, semelhante ao que tem nos guardas chuvas e aperamos para abrir e fechar. Cosntatei que o conjunto não ficava muito fixo, comprei outro com fixação por suporte atrás da placa (aquele que forma um "sanduiche"), foi ligar o pc e a temperatura apresentada na bios de imediato como antes passou de 70 para 28ºC.

Apenas acrescentando que ela depois ia abaixando a custa da redução do clock e o desempenho ficava uma m*****, um processo envolvendo vídeo eu leva 20 minutos ficava 1:30 min para acontecer, também foi sanado e voltou aos patamares normais.

Isso porque era placa, cooler, processador, tudo novo, imagine o seu que tem um ano, caso seja cooler in box veja se está bem fixado.

Obs: Quanto a instalação de fans, existe um procedimento adequando que não consiste em instalar ventoinhas aleatoriamente, os fabricantes de hardware, principalmente gabinetes, nunca andaram em sintonia uns com os outros, basta lembrar os antigos gabinetes onde o cooler do processador batia na fonte, ou então se fosse usar as 2 ou 3 baias os drivers óticos não encaixavam totalmente por causa dos slots de memória, e acho que até hoje é assim, eles fazem furação em todos os locais, até onde não cabe um.

Detalhe: alguns como o meu, para instalar na frente tem que remover o frontal do gabinete, o mesmo vale para o topo, tem que retira essa parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente misterjohn, o que vem junto do CPU é um bom cooler para quem quer deixar o pc desligado, incrível como manda algo que não aguenta o processador que é vendido...

 

visto isso minha primeira atitude foi comprar mais 2 fans e instalei de todas formas possível, e acreditem, instalei até onde não deveria...kkkkkkk

 

depois comprei esse cooler da ZALMAN, excelente por sinal, nada como um WC, mas por 160 realses está excelente, hoje rodando eurotruck e farming simulator, td 2015 no full fica em 60ºC no máximo...

 

rodando uma simulação estrutural de um telhado básico vai para uns 65ºC, nada absurdo, mas creio que por estar utilizando a GPU HD4600 onboard ele deve estar chegando as isso, ou não tem nada a ver...kkkkkk

 

quando comprar minha placa de vídeo, uma R9 ou R7 270x ou um GTX 760 ai vou ver o merlin que vai dar e ver se preciso de algo mais nele...

 

experiência é tudo, valeu mesmo galera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helder

 

você tem coisas boas na mão, é uma questão de ajuste apenas.

Recomendo começar pela forma mais simples, o gabinete veio com um fan, normalmente esses fans não são bons. Veja como está a performance e o barulho dele. Se for o caso troque por um bom, veja link abaixo.

Depois instale um fan de 14 cm no teto, veja link.

A exaustão estará perfeita com esses dois fans, e mais o trabalho do excelente cooler que você tem, a temperatura estará estável e tranquila, pois o seu gabine é bem ventilado, vai entrar ar por vários lugares e o ar aquecido ser jogado para fora.

Depois, se precisar, instale um fan frontal empurrando ar para dentro, mas eu acho que não será necessário.

Vá devagar e tranquilo. E qualquer coisa converse com o Elcio da Guerradigital, ele vai te ajudar.

 

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cougar/fan-cougar-140mm-hydraulic-liquid-bearing-ultra-silent-fan-black-cf-d14hb.html

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cougar/fan-cougar-vortex-hdb-hydro-dynamic-bearing-120mm-silent-cooling-com-pulse-width-modulation-cf-v12hp.html

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cougar/fan-cougar-red-led-120mm-hydraulic-liquid-bearing-ultra-silent-fan-cf-d12hb-r.html

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/akasa/fan-akasa-apache-black-120mm-ak-fn058.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...