Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opteron 240


detk

Posts recomendados

:bandeira:

Pessoal, um amigo meu comprou nos EUA para mim, no site www.newegg.com um processador Opteron 240 de 64 bits(refurbished) por U$151,00 e também uma placa ASUS SK8N novinha por U$ 152,00. Comrprou tambem uma placa Radeon 9800SE por 110,00. Mas é o seguinte, será que o Opteron é uma boa para se usar em casa? E como por aqui eu encontro o pessoal que mais manja de Hardware no Brasil, gostaria que me dessem sugestões de peças boas e baratas para montar meu micro. Principalmente memória, HD, fonte e gabinete.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por detk@30 jun 2004, 16:13

:bandeira:

Pessoal, um amigo meu comprou nos EUA para mim, no site www.newegg.com um processador Opteron 240 de 64 bits(refurbished) por U$151,00 e também uma placa ASUS SK8N novinha por U$ 152,00. Comrprou tambem uma placa Radeon 9800SE por 110,00. Mas é o seguinte, será que o Opteron é uma boa para se usar em casa? E como por aqui eu encontro o pessoal que mais manja de Hardware no Brasil, gostaria que me dessem sugestões de peças boas e baratas para montar meu micro. Principalmente memória, HD, fonte e gabinete.

Obrigado.

é um super PC sim, parabéns pela escolha, embora seja um processador feito para servidores serve muito bem para uso domestico,

A memoria você tem que ver se é necessário que seja ECC, se não for pode ser DDR-400 mesmo

Hd, independentemente é bom que tenha 7200 rpm e se possivel 8mb cache. As melhores marcas na minha opiniao sao seagate e samsung, não gosto dos maxtors pois esquentam d+ e já vi vários dando problema

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

entendi, você está comprando errado. O 240 é para sistemas dual. Apesar de funcionar com apenas um processador, ele é mais caro que o 140. Com o valor do 240 você compra outro mais rápido (alias, processador refurbished). É que você está pagando barato. Olhei agora e por esse preço, nem o 140 na NewEgg.

Apesar de ele ter 1MB de cache e dual channel, você seria bem melhor servido por um Athlon 3200+ com placa chipset VIA, que custa menos de US$100 (não é tão super completa que nem a SK8N, mas são muito boas). Que sairia a mesma coisa ou até menos.

O Opteron é bom, mas esse dai tem clock de apenas 1.4GHz. você vai ter que mandar overclock nele pra conseguir bons resultados. O multiplicador é destravado, então você deve apenas se preocupar com um cooler bom, uma fonte boa e memórias REGISTRADA, que não precisam ser ECC, mas em geral é difícil encontrar memória registrada que não seja ECC. Se você chegar a 2GHz já irá ficar muito feliz. 1.8GHz também é uma boa máquina, mas o preço será um tanto alto pelo benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por detk@02 jul 2004, 08:54

Muito grato pela resposta, e gostaria de saber de você pode me orientar como fazer overclock nessa maquina.

Obrigado.

É quase o mesmo que os outros. Muda a sensibilidade e as tensões que você pode usar. Nem pense em usar mais do que 1.75V e para uso diário, 1.7V no máximo, isso com um belo cooler. Não se conhece muito como o processo de fabricação dele se comporta com tensão alta. De verdade tem aguentado. Eles só morrem com quem tentar usar tensão de memória muito acima de 3.2V. Dai mata a controladora de memória e tchau processador. Mas isso você não fará porque precisa modificar a placa-mãe e a fonte.

A frequência do barramento HT você não irá conseguir aumentar muito. Fique nos 200MHz mesmo para ter uma operação estável. A memória você pode tentar usar DDR 400 e rodar nesse clock (o processador usa DDR 333, mas muita gente usa DDR400 nele e rodando nesse clock).

Como o multiplicador é destravado (acho que você precisa atualizar a BIOS da sua board, pois as primeiras versões não permitiam esse ajuste), você vai apenas aumentando o multiplicador (prefira sempre multiplicador número inteiro, 8x,9x,10x, etc, nada de 8.5x que faz rodar com desempenho um pouco menor).

Quando precisar aumento um pouco a tensão. Mas só faça isso após o micro não ligar ou você detectar instabilidade (use programas como Prime95 ou o memtest86 para testar as memórias), ai você aumenta a tensão no processador ou na memória conforme o caso, até resolver.

Eu acredito que você consegue chegar a 1.8GHz sem problemas e 2GHz sem tanta dificuldade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...