Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se o processador, placa mãe ou fonte queimaram?


Posts recomendados

Fui mover todas as minhas peças de um gabinete para o outro; Quando terminado, percebi que o PC não ligava, e logo que conectei o plug na fonte, senti cheiro de queimado. Tirei rapidamente, verifiquei tudo e ví que não tinha nada de errado até então. Tentei ligar novamente, ainda sem sucesso, porém sem o cheiro de queimado desta vez. Desmontei e montei tudo novamente. Quando tentei ligar de novo, fumaça saiu de dentro da máquina. 
Certo, algo queimou, porém eu não consegui ver de ONDE a fumaça saiu, se foi da fonte, ou do processador(?); 
Não creio que tenha sido a fonte ou a placa, a placa ainda acende o led de energia dela e da rede. Ou seja, ela tá recebendo energia da fonte. E também, tentei ligá-la por curto através de uma chave de fenda, tocando nos pinos do POWER SW, o que fez o cooler dar um leve giro. 
Acredito que tenha sido o processador, porém não tenho certeza, tirei ele e não tinha mancha de queimado ou qualquer coisa do tipo, bem como na placa. 
Então não sei como saber exatamente, não tenho outra fonte pra testar ou mesmo outra placa mãe, tenho outro processador mas não serve nesta placa.
A fonte é de 500wv atx, não sei se algo mudou por ter sido adicionado um cooler a mais. Ou se é por agora o gabinete ter leds (mais consumo de energia para ambos os casos).
A verdade é que eu iria comprar outra placa hoje pra um processador que tenho guardado, porém, se for minha fonte, vou ter outro gasto a mais, por isso queria prevenir do que remediar.
Outro detalhe: Fui burro, pois parafusei a placa em contato direto com o gabinete, e não sei se isso pode ter acarretado algo no processador ou na mesma, eu não tinha reparado nos espaçadores (que são de metal/ferro) e que tinham vindo junto, mas lí em alguns lugares que sem eles, geralmente a placa em contato com o metal do gabinete não liga, porém não sei se isso levaria à queimar o processador ou a placa mãe.

Mesmo após colocá-los (depois da fumaça), o pc ainda não ligou (acho que bem óbvio, pois algo queimou pelo visto).
Alguém dá um help? haha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não existe técnico nenhum no mundo que não realize o mesmo procedimento ou seja a substituição de peças até achar a defeituosa, claro que o conhecimento e a prática ajudam muito, mas só mesmo a substituição é que dá 100 % de garantia.

No teu caso, o cara começaria trocando a fonte, não deu certo, trocaria a placa, também não então tentaria o processador, uma hora ele acerta, agora para queimar algo é necessário ter feito um procedimento errado como ligar a fonte em tensão maior, não ter isolado a placa mãe do gabinete (coisa que você até confessa ter feito), enfim qualquer coisa, ou então foi uma tremenda coincidência.

Há muito tempo mexo com montagem e manutenção de pcs (como hobby, não sou "técnico" mas nunca fiquei devendo nada) e nunca troquei um pc por queima, já por danos de pinos, etc. Sempre é a placa mãe que estraga porque ela possue muitos componentes agregados, então estraga um mas outros continuam funcionando, como as antigas Asus que queimada a porta do mouse obrigando o uso de usb, ou instalação de vídeo off por defeito no on, mas as vezes o defeito na placa inviabiliza o funcionamento.

Ao ligar a placa sem espaçadores você fechou um curto geral, e como a corrente de curto tende ao infinito, ela só é interrompida após a ruptura de um circuito ou componente por queima, para sabe só realizando o procedimento acima, ou seja vai trocando as peças até dar certo.

Obs: Esse é um dos motivos porque não quero ser "técnico" teria que ter processaores, placas mãe de diversos soquetes, placas de vídeo, rede, áudio, etc off para testar se o defeito e nesses componentes on board; fontes, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não existe técnico nenhum no mundo que não realize o mesmo procedimento ou seja a substituição de peças até achar a defeituosa, claro que o conhecimento e a prática ajudam muito, mas só mesmo a substituição é que dá 100 % de garantia.

No teu caso, o cara começaria trocando a fonte, não deu certo, trocaria a placa, também não então tentaria o processador, uma hora ele acerta, agora para queimar algo é necessário ter feito um procedimento errado como ligar a fonte em tensão maior, não ter isolado a placa mãe do gabinete (coisa que você até confessa ter feito), enfim qualquer coisa, ou então foi uma tremenda coincidência.

Há muito tempo mexo com montagem e manutenção de pcs (como hobby, não sou "técnico" mas nunca fiquei devendo nada) e nunca troquei um pc por queima, já por danos de pinos, etc. Sempre é a placa mãe que estraga porque ela possue muitos componentes agregados, então estraga um mas outros continuam funcionando, como as antigas Asus que queimada a porta do mouse obrigando o uso de usb, ou instalação de vídeo off por defeito no on, mas as vezes o defeito na placa inviabiliza o funcionamento.

Ao ligar a placa sem espaçadores você fechou um curto geral, e como a corrente de curto tende ao infinito, ela só é interrompida após a ruptura de um circuito ou componente por queima, para sabe só realizando o procedimento acima, ou seja vai trocando as peças até dar certo.

Obs: Esse é um dos motivos porque não quero ser "técnico" teria que ter processaores, placas mãe de diversos soquetes, placas de vídeo, rede, áudio, etc off para testar se o defeito e nesses componentes on board; fontes, etc.

 

Então no caso, o que realmente pode ter queimado seria a placa mãe? A fumaça teria saído dela em sí e não do processador? Ou o processador também teve a chance de queimar por conta do curto?

No caso, por que ela mesmo queimada, continua acendendo os próprios leds? E se estes acendem, é porque a fonte tá recebendo energia, correto? Não tem motivo pra fonte ter queimado, visto que ela estava na tensão certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como o colega misterjohn falou, você só sera capaz de diagnosticar testando. Entretanto devo ressaltar que se houver algum componente em curto pode danificar possíveis peças que você venha a testar.

 

Em relação a montagem, devo ressaltar um primeiro detalhe, observe se ao colocar a placa no gabinete se você não deixou a mesma encostando os pinos na lataria. se seria necessário alongadores para os parafusos e etc. 

 

----------------------------------------

 

Saiu fumaça ? OK ! Algo queimou (estourou)

Comece observando na placa se tem algum capacitor estourado, algum componente SMD com aparência de queimado nas pontinhas... se aparentemente na placa não estiver nada queimado, abra a fonte, olhe na placa se tem algum fusível/varistor/capacitor estourado, esses são visíveis e fáceis de identificar caso queimado. Olhe também na placa do HD se tem alguma aparência de queimado..

 

Se apos a observação identificar algo danificado (queimado) substitua a peça que tem o componente queimado ou troque o componente. E tente ligar o pc novamente.

 

Caso não tenha nada queimado, comece trocando a fonte de alimentação e vendo se o pc da imagem. 

 

Faça esses testes iniciais e poste aqui por favor e voltaremos a te auxiliar.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas

 

Além do que já foi referido acima e por precaução tente o seguinte: Com a fonte desconetada da Board faça o teste do (clip) se funcionar durante algum tempo veja as voltagens nos pins de saída com um multímetro, se tiver tudo ok, faça um Clear CMOS e ligue a fonte na Board sem mais nada, se possível com fonte e a Board fora da Box, observe se existe algum curto e como se portam o/os leds piloto, se continuar normal ligue uma Ram e o HD, vá ligando todos os periféricos um de cada vez.

 

Isto é só uma alternativa de diagnóstico visto você não ter mais material de teste, mas vá lembrando que se existiu fumo existiu curto e se existiu curto algo foi desta para melhor  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Amigo, sua descrição foi detalhada, mas não muito precisa.

Tente, em primeiro lugar, definir de onde saiu a fumaça.

Se visualmente voce não consegue identificar, tente pelo cheiro.

A peça que "fumaçou" deve ter ficado com um cheiro forte característico, que também estará nas peças vizinhas, porém bem mais fraco.

Comece pela fonte, que é o mais provável, mesmo queimando algo dela, algumas saídas podem funcionar.

Dê uma boa olhada nos coolers.

A próxima possibilidade é a placa-mãe.

O processador "fumaçar" é meio difícil, mas verifique, pois não se exclui totalmente essa possibilidade.

Se voce tiver VGA ela também é uma candidata.

E, por último o HD e o DVD.

Com as suas informações, nem a falecida mãe Dinah conseguiria adivinhar de onde saiu a fumaça.

Então cabe a voce descobrir isso.

Ou, se não tiver como, é melhor levar para um técnico e acompanhar a verificação inicial, senão voce mesmo poderá aumentar ainda mais o seu prejuízo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas vezes equipamentos eletrônicos e elétricos dependendo do dano, funcionam parcialmente ou nao funcionam; o fato da fonte não ligar o pc, mas acionar o dvd-rom é um modo de dano parcial; a mesma coisa com a placa mãe, pode danificar um audio ou video on board, mas continua funcionando bastando espetar uma placa off, claro que isso depende do dano.

Agora em regime de curto circuito, a corrente elétrica tende ao infinito, então partes do circuito impresso se abrem ou queima vários componentes, nesse caso dificilmente irá funcionar.

Quanto a medição de tensão, isso é muito relativo, existe os valores em vazio (ligando a fonte sem nada acoplado a ela) e os valores com carga, então nem sempre valores encontrados sem carga indica uma fonte em condições de uso, por isso só tem um jeito: O método da substituição, os cartões eletrônicos vieram para isso, na industria, após pesquisar o defeito e localizar o problema e os circuitos correspondentes, troca-se o cartão por um novo e manda o substituido para recuperar no laboratório ou descarte se constatar danos de monta.

Obs: Os cartões são instalado aos montes nos paineis da indústria para contrôle dos equipamentos envolvendo principalmente motores, seriam como se fosse uma placa mãe, tem de diversos tamanhos, pequenos, grandes, depende do projeto e da função

Veja mais sobre medições abaixo:

 

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=12&ved=0CE4QFjAL&url=http%3A%2F%2Fwww.feis.unesp.br%2FHome%2Fdepartamentos%2Fengenhariaeletrica%2Fpos-graduacao%2F304-dissertacao_aliriofaziojunior.pdf&ei=0zQMVZjPHo7jsATz0YCwBg&usg=AFQjCNGoVltL4Vfb0NPfWqKzy5j4ZwaSGg&bvm=bv.88528373,d.cWc&cad=rja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bom dia por gentileza me ajudem, aonde conecta o fio do carregador do Notebook saiu fumaça mais o computador continuo ligado e levei ao técnico que tem uma loja perto da minha casa mais nunca fui nele e o mesmo falo que queimo a placa-mãe e nao funciona mais nada que viro sucata,meu pc nao tem nem 6 meses,nao sei se é verdade pois o mesmo pode ter me sacaniado e trocado todos as peças e falado que queimo me ajudem por favor  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

@Tacy Souza 1º Você levou um equipamento funcionando pra assistência? Porque?

2° para o Técnico trocar algum componente do seu equipamento ele deve ter um exatamente igual no estoque, pois cada notebook tem uma placa de formato diferente... não há vantagem...

adicionado 4 minutos depois

@maxcpv pelas características, a placa-mãe queimou... o cooler quer girar mais o circuito de proteção na placa interrompe.

1° desliga o conector 12V da placa-mãe... se o cooler girar, o curto-circuito é parcial...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...