Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
HUMM

Idéia Interessante! Leiam!

Recommended Posts

Opa pessoal!

Tive um ideia para um circuito interpretador com resposta para LCD.

Bom, a minha placa mãe, possui um sistema de diagnosticos visual. As placas mãe normais possuem sistema baseado em sons e beeps.. a minha tem um D-Bracket com 4 leds bicolor(Red/Green) e o diagnostico é identificado pela combinação dos Leds..

Veja como é abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.hummsc.theblog.com.br/dbracket.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Então, neste agrupamente de 4 Leds bicolor é que são informados os diagnosticos. No manual da placa mãe existe uma tabela com as diversas disposições dos Leds, que são numerados da seguinte forma:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.hummsc.theblog.com.br/dbacket2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Exemplo de diagnostico:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.hummsc.theblog.com.br/diag.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Nesta posição estamos no etapa: Memory Detection Test

:priv: Minha ideia então é que fosse criado um circuito que, ligado a placa mãe, interpretasse os sinais eletricos nos Leds e retornasse para um LCD essa informação.. Como?

Entendemos que temos os Leds 1, 2, 3 e 4 conforme a figura e que eles variam entre Red e Green. O Circuito entenderia o sinal Red como "0" e o sinal green como "1" e então já teriamos uma identificação binária.

Veja o exemplo:

Se os Leds retornam este diagnostico:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.hummsc.theblog.com.br/diag.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Temos Red, Green, Red, Red

O circuito entenderia:

0100

Então, previamente programado nele ele trataria:

0100 = (LCD)Memory Detection Test

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.hummsc.theblog.com.br/lcd.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

É possivel criar um circuito capaz de realizar isso? Alguem tem ideia de em que CI este circuito seria baseado? Seria muito trabalhoso achar as peças e confeccionar um?

Valeu a todos que leram o tópico.. :palmas:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai dar trabalho :muro: você terá que trabalhar com um microcontrolador e com uma memória (rom) para entrar com os dados que constam no manual de diagnóstico. É relativamente difícil fazer um circuito deste, você terá que entender um pouco de programação para hardware, tipo Assembly e um bocado da estrutura do hardware utilizado (o microcontrolador).

Se estiver realmente interassado em fazer esta loucura :wacko: entre em contato pelo E-mail ou MSN (no rodapé da página) que poderei ajuda-lo.

T+ :bye:

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • beleza!! já te coloquei no MSN!

até me empolguei e baxei uns softs de eletrônica..

CircuitMaker2000

da pra fazer testes do projeto com ele

Compartilhar este post

Link para o post

Que tensão faz o LED brilhar verde que tensão faz brilhar vermelho? A maioria dos CI's entende o "0" como zero volt. Os invertidos entendem "1" como zero volt. Para que você atribua um valor diferente, dá pra fazer com circuito.

Abraços,

Fernando

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@01 jul 2004, 09:47

Que tensão faz o LED brilhar verde que tensão faz brilhar vermelho? A maioria dos CI's entende o "0" como zero volt. Os invertidos entendem "1" como zero volt. Para que você atribua um valor diferente, dá pra fazer com circuito.

Abraços,

Fernando

eu n creio q seja por mudanca na tensão..

e sim por inversao dela, que faz a troca de cores no led..

acho q no cabo deles tem 8 vias.. ou seja 2 para cada led..

de um jeito ou de outro.. o mais importante é q exista um diferencial.. o negocio é achar um microcontrolador pra entender esses diferenciais heheh

mas esses dados tecnicos eu vou checar aqui ainda.. so queria saber se é viavel o projeto

Compartilhar este post

Link para o post

Esses LEDS devem ser do tipo bicolor, isto é, tem uma perninha pra cada cor... Também pode ser desses que inverte a tensão e muda a cor (embora eu nunca tenha ouvido falar disso)

Não é difícil fazer isso não... Usando um 89S51 é tranquilo, tem bastante pinos pra ligar o display e, ao contrário do 89C51, deve ser mais fácil de programar "na mão"

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também tenho a placa e o D-Bracket, eu não entendo nada dessa parte mas vamos as partes lógicas.

Poderia ser colocado comparadores para pegar o sinal (8 no total, 4 para verde e 4 para vermlho) que como os led's são de 2mm a sua tensão deve ficar entre 1.5 ~2v, depende do modelo usado, é mais fácil analisar com um multimetro.

Se colocar 8 comparadores para mandar o sinal para um programa ou processador talvez você consiga o que deseja.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • sera q da pra testar um projeto no circuitmaker2000? vou ver se tem esses CIs la

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • opa.. toverificando aqui e parece q sao de 3 pernas mesmo.. ainda não abri..

mas o conector tem 10 vias..

sendo q uma esta cortado.. então sao 9 vias..

ou seja.. 8 vias para os leds(2 para cada um.. 1 para verde e 1 para o vermelho) e o 10 pino é o comum deles..

Compartilhar este post

Link para o post

por que não enviar a ideia pra fabricante de placas mae para que haja um estudo baseado em displays de lcd , onde seria apenas um "flatcable" que ligasse o display a placa e você colocasse numa baia do gabinete

Poderia ser um opcional,uma vez que isso iria encarecer a placa.

Mas a ideia é de vocês e do todo o apoio pro desenvolvimento do projeto e patente , é logico, nada melhor.

Teh mais! :-BEER:-BEER:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por mar_tchello@02 jul 2004, 01:05

por que não enviar a ideia para fabricante de placas mae para que haja um estudo baseado em displays de lcd , onde seria apenas um "flatcable"  que ligasse o display a placa e você colocasse numa baia do gabinete

Poderia ser um opcional,uma vez que isso iria encarecer a placa.

Mas a ideia é de vocês e do todo o apoio pro desenvolvimento do projeto e patente , é logico, nada melhor.

Teh mais!  :-BEER  :-BEER  :-BEER

acho q eles não iria dar a menor atencao a isso, hehehe dirao q tem mais o que fazer e tal.. hehehe.. :rolleyes:

ahh.. desmontei o d-bracket! seguinte.. so tem realmente 8 vias.. sendo que acho q ele troca a cor por inverção da tensão..

por ex: pino 1 e 2 do LED1

no manual diz que o 1 é para verde e o 2 para vermelho deste led..

Compartilhar este post

Link para o post

Pensando com mais calma, eu acho que esse projeto não daria muito certo pelo fato dele não fornecer informações precisas e não haver retorno.

O sistema ficaria apenas como um "entendedor" de chaveamento aonde ele vai mostrar dependendo do código uma mensagem.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por wellingtonuemura@04 jul 2004, 21:12

Pensando com mais calma, eu acho que esse projeto não daria muito certo pelo fato dele não fornecer informações precisas e não haver retorno.

O sistema ficaria apenas como um "entendedor" de chaveamento aonde ele vai mostrar dependendo do código uma mensagem.

mas é justamente isso que eu quero..

em vez de ficar olhando os leds e ficar traduzindo as combinações.. que então já apareca no visor tudo certin.. seguindo a tabela do manual

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais