Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto De Rede


fredferreira

Posts recomendados

Olá pessoal! Bom, antes de tudo, queria dizer que é meu primeiro post aqui... já li bastante threads aqui neste forum, mas agora vou postar meu problema pra ver se vocês me ajudam.

1. Situação atual da rede

Atualmente tem 3 micros, 2 com XP e um com Win98se, ligados via hub.

O micro com win98se é o que tem acesso à internet (speedy 256k home), cujo compartilhamento é feito com winconnection. Não fui eu quem configurou essa rede, então não sei dar detalhes de como o proxy foi instalado e tal.

Atualmente não tem nenhum servidor dedicado, isto é, o micro com win98se que tem a internet é usado normalmente por uma funcionária.

Na empresa há duas contas de e-mail do terra e algumas outras de um domínio registrado da empresa (tipo usuá[email protected]).

A questão é que 1 dessas contas do TERRA é usada pelos 3 micros, isto é, todos utilizam Outlook Express com a opção "Manter mensagem no servidor" ativa, e portanto, todos baixam as mensagem pros seus micros.

Além disso utiliza-se como agenda o (Lotus) IBM Organizer. Só que cada micro tem o arquivo da agenda no seu próprio micro. De forma que se altera em 1 micro os outros não são atualizados, isto é, tem que alterar manualmente.

2. O problema da internet

O speedy lá tá realmente instável. Muitas vezes a conexão cai e, checando, vemos que os nos escritórios do mesmo prédio que também usam speedy, tá tudo ok.

O modem é um 3com que tem várias portas atrás. Só que estava dando problema, então o técnico que configurou a rede do jeito que está fez um esquema com esse winconnection e com um hub pra sei lá, "enganar o provedor" ele disse, pra não aparecer que estamos compartilhando.

Bom, a questão é que a internet tá uma ###### lá, e sem internet, o trabalho da empresa não pode ser feito. Portanto gostaria de saber se pode ser o fato de ser o speedy home que esteja causando instabilidade.. seria o caso de contratar o speedy business?? Nesse caso, como funciona? Vem 1 modem pra cada micro, ou 1 só que é compartilhado?? Se alguém tiver detalhes, por favor me ajude.

3. O problema dos e-mails

Como eu falei, tem 1 conta de e-mail do terra que os 3 clientes utilizam e portanto baixam as mensagens por micros. Queria saber se tem alguma forma mais "inteligente" de implementar isso, tipo, não sei ao certo se é isso que o exchange faz, mas, baixar as mensagem para um servidor e os outros acessarem via IMAP, isto é, sem baixar localmente as mensagens, é isso mesmo?

Nesse caso, como funciona? Compartilha contatos, pastas de e-mails e tudo mais? Se um cliente deleta uma mensagem ou move para outra pasta, os outros automaticamente "veem" essa alteração?

4. O problema da agenda

Como foi descrito, essa agenda tá sendo compartilhada da "forma mais burra possível".... se eu não me engano, acho que eu já vi por ai alguma edição para redes desse IBM Organizer, alguém conhece e sabe como funciona? Será que tem que ter um servidor dedicado pra isto?

5. Impressoras compartilhadas

Na rede tem 2 impressoras toscas, umas Epson C42. Elas tão sendo compartilhadas pelo windows, normalzinho. O incoveniente é que nos micros que acessam a impressora remotamente, acaba instalando programas da epson que ficam residentes na memória.... num tem jeito de acabar com isso?? Porque nas redes que eu vejo normalmente, não aparece ter nenhum software da impressora nos micros que acessam ela remotamente....

6. Nota

Bom, primeiro desculpe pela mensagem gigantesca, mas achei mais fácil juntar todo o contexto junto, em vez de ficar perguntado os diferentes assuntos separadamente, hhehe

To considerando se for o caso mudar o micro com win98se pra winxp ou win2000 se for o caso.

Como vocês devem ter percebido, sou meio leigo em questão de redes, então desculpem por qualquer imbecilidade que eu tenha falado heheh :stupid:

qualquer colaboração será muito bem vinda! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigo!!!

Sobre a conexão speedy creio q não precise colocar um business (profissional), você apenas terá que mudar seu modem para um que seja router assim você colocar o usuario e senha nele e pode conecta-lo em um hub diretamente para distribuir igualmente a internet para os outros pcs solucionando o detalhe dos e-mails!!!! Creio que isso resolva mais detalhes posta aqui beleza!!!!

falou Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por vermerastejante@01 jul 2004, 20:02

Sobre a conexão speedy creio q não precise colocar um business (profissional), você apenas terá que mudar seu modem para um que seja router assim você colocar o usuario e senha nele e pode conecta-lo em um hub diretamente para distribuir igualmente a internet para os outros pcs solucionando o detalhe dos e-mails!!!!  Creio que isso resolva mais detalhes posta aqui beleza!!!!   

valeu bruno!

então, em relação ao speedy, então beleza, posso deixar o que tá, só que ao invés de ligar em um computador eu ligo ele direto no hub, configurando o modem antes para router. Como é esse esquema de senhas aí?

E em relação ao problema dos e-mails, o problema em si é usar "Racionalmente" , tipo assim, eu queria mudar o esquema porque do jeito que tá, em cada computador o usuário tem que baixar todas as mensagens, deletar o que for spam, jogar para as pastas correspondentes.... e enfim, se fosse possível juntar tudo numa base de dados só, acho que seria uma solução mais inteligente e "organizada".

Mais alguém aí tem alguma ideia?

OBS: eu tinha pensando em colocar o speedy professional porque assim o pessoal da telefonica que fica responsável pela configuração e tal.. tipo assim, se parar a conexão, quando eu ligar lá eles que resolvam o problema ... não sei se eu fui muito claro... deu pra enteder? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...