Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque não devemos usar adaptadores de alimentação SATA


Posts recomendados

Exemplos:

 

http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/476440-o-que-acontece-com-fonte-para-ocorrer-isso-cabo-de-energia-solda-na-fonte.html

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/709578-pino-da-fonte-derreteu/?p=3961736

 

Esse tipo de problema está se tornando relativamente comum em fontes xing-ling... de vez em quando aparece algum caso desses.

Obrigado Jorno, era disto mesmo que eu estava falando. Já recebi uns 3 ou 4 casos assim aqui onde trabalho.  

Atualmente tenho uma que NÂO consigo retirar o cabo de força, ficou tão grudado que se forçar mais arrebenta a carcaça da fonte . Se não me engano é uma fonte de 500W REAIS ( sic ) da C3Tech. 

 

O problema é que existem cabos de força que ficam soltos dentro deste conector, tem uns que se bater um ventinho desliga o PC. Eu procuro sempre deixar o cabo mais justo possivel na fonte do PC.Quando não tenho outro cabo disponivel troco o da fonte pelo do monitor, Muitas vezes ambos acabam ficando firmes simplesmente trocando a ordem. Então, creio que realmente o problema são as fontes que tem os pinos ou muito finos ou mal posicionados!!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@jota.be obrigado mais uma vez, pois não estava sabendo desse problema. Se puder tirar fotos e me enviar eu agradeço. Pode me enviar por mensagem privada aqui ou para o email webmaster [arroba] clubedohardware [ponto] com [ponto] br.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matéria interessante. No entanto, gostaria de acrescentar um ponto ao debate, que é a rigidez excessiva dos chicotes das fontes "reais" ao usar dois ou mais drives SATA. Teve uma época que tive que recorrer ao uso de um desses adaptadores por questões "mecânicas" para ligar um dos HDs SATA. O motivo é que dois conectores SATA que formavam um dos pares disponíveis estava ligados por um pequeno chicote bastante rígido. Na verdade, os dois pares possuíam o chicote rígido como deveria ser, só que o outro par estava com um dos conectores ocioso enquanto o outro servia ao drive de DVD. Então eu tinha três opções:

 

a. ligava os HDs nesse mesmo chicote correndo o risco de quebrar o conector de um dos HDs pelo estresse mecânico, isso respeitando uma baia entre os dois HDs. Não sei se só eu que acha esses conectores dos HDs frágeis comparado ao conector molex;

 

b. ligava os HDs nesse mesmo chicote sem a baia separando os drives. Eu resolvia o problema do estresse mecânico e teria problemas com superaquecimento dos HDs;

 

c. ligava um HD usando o conector SATA e o outro através do adaptador, mantendo a baia separadora.

 

Tive que recorrer à opção C.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima matéria, realmente surpreendente, pois assim como vários colegas acima, eu nunca poderia imaginar que estes adaptadores, que por sinal, acompanham muitas placas-mãe, pudessem ser "autodestrutíveis", estragando um sistema onde fazemos um esforço enorme para dimensionar corretamente a fonte, para implantar um sistema seguro e estável. 

 

Após esta leitura, em casa, verificarei todos os que tenho (acho que nenhum em uso, no momento), para ver se algum apresenta sinal de desgaste/derretimento, porém, me lembro de notar certa diferença em espessuras de fio entre eles, com certeza os aposentarei. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bom, dando uma de coveiro aqui (podem me dar uma pá de bronze de troféu), mas é que o assunto acabou ressurgindo...

 

Tem um cara que postou dois vídeos no YouTube fazendo uma análise na construção desses conectores, e tirou umas conclusões bem interessantes. Na avaliação dele, os conectores moldados são os mais propensos a darem problema, enquanto que os crimpados são mais seguros. E podemos levantar também a possibilidade dessa interpretação ser estendida para os conectores nativos...

 

Taí:

 

 

 

 

Via: http://www.jonnyguru.com/forums/showthread.php?t=13648

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Administrador
22 minutos atrás, juustt disse:

outra vitima desse adaptador molex, esse que tem uma braçadeira

 

Não entendi sua mensagem. Poderia ser mais claro? Se você estiver falando de algum tipo de conector ou adaptador, poderia postar uma foto para entendermos o que você está falando? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Gabriel Torres disse:

 

Não entendi sua mensagem. Poderia ser mais claro? Se você estiver falando de algum tipo de conector ou adaptador, poderia postar uma foto para entendermos o que você está falando? Obrigado.

esse adaptador ficou queimado do mesmo jeito essa semana vou postar a foto depois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eis a foto do adaptador, o aquecimento ocorre no terminal de 12v no fio amarelo, testei com multimetro e não esta totalmente em curto pois apresenta certa resistencia, repara que é o mesmo apadtador, tem bracedeira de plástico, o conector sata tem  9 pontinhos em baixo relevo de cada lado.

comprei faz tempo, 2 iguais, só agora deu esse problema.

A fonte não queimou e tb não desligou porque os terminais de 12v e o (-) tinha uma certa resistencia

 

 

 

 

20171219_154456.jpg

20171219_154525.jpg

adicionado 14 minutos depois

Eis a foto do adaptador, o aquecimento ocorre no terminal de 12v no fio amarelo, testei com multimetro e não esta totalmente em curto pois apresenta certa resistencia, repara que é o mesmo apadtador, tem bracedeira de plástico, o conector sata tem  9 pontinhos em baixo relevo de cada lado.

comprei faz tempo 2 iguais, só agora deu esse problema.

 

coloquei fogo para teste nesse conector com isqueiro mas esse plastico não aparenta ser inflamavel pois não pega fogo, apenas sai a fumaça de queimado e vai derretendo

 

 

 

 

20171219_154456.jpg

20171219_154525.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os engenheiros que criaram a interface SATA, não pensaram nos problemas que poderiam ocasionar no terminal de entrada de alimentação, visto que a tensão é muito alta para apenas 3 teminais que recebe 12 volts, pior mesmo se fosse 1 terminal só

adicionado 6 minutos depois

comprei uma fonte usada para retirar 3 conectores sata que é do tipo encaixe, é aquele que tem janelinhas que se ve o metal de cada terminal

Os adaptadores pre-moldados totalmente fechados, deve ter qualidades duvidosas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...