Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• diego_moicano

Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware?   07-12-2015

Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware? O Fórum Clube do Hardware deu início a um programa de treinamento em análises de log. Os interessados deverão enviar um email para aprendizes (arroba) clubedohardware (ponto) com (ponto) br respondendo as seguintes perguntas: Por que você gostaria de aprender a analisar logs? Possui tempo hábil para o treinamento? Tem conhecimentos em informática? Se sim descreva-os. Possui inglês para leitura? Qual seu objetivo após completar o treinamento?   Não se esqueça de incluir no e-mail o seu nome de usuário (fornecer o link também), idade e cidade onde vive. Adicione também qualquer experiência e/ou razão sobre o porquê você seria um bom Analista. É digno de nota que apenas os que forem selecionados receberão resposta por MP (Mensagem Pessoal), não existe um padrão na escolha dos futuros aprendizes, todos os e-mails serão lidos e serão analisados de forma imparcial, portanto não será permitido reclamações neste aspecto. O treinamento é dado no próprio fórum. Quando um aprendiz é selecionado ele é movido para um novo grupo, onde terá acesso a fóruns fechados para os demais usuários onde poderá dar inicio ao seu treinamento. Importante: A cada 30 dias os e-mails não selecionados serão apagados, portanto você pode enviar um novo e-mail após 1 mês, e-mails enviados antes serão desconsiderados.  
    • Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Thiagohc16

Cryptografias Militares.

Recommended Posts

Boa noite a todos. Queria aqui neste tópico levantar um assunto que é do interesse de todos. Segurança e privacidade digital. Algo que a anos não vem sendo respeitado pela NSA tanto a segurança quanto a privacidade. Recentemente dados vazados revela que a NSA (National Security Agency) possuía enormes dificuldades em quebrar criptografias de alguns programas, tais eles como Truecrypt, TorBrowser, Skype dentre outros. No começo deste ano a TrueCrypt misteriosamente foi descontinuada, levantando assim os rumores que a NSA teria obrigado seus fundadores a colocar backdoors em seus programas. Sendo assim o TrueCrypt não seria mais um software de criptografia imbatível; pois a NSA implantaria no mesmo a tal "PORTA DOS FUNDOS " ou seja implantaria no TrueCrypt uma vulnerabilidade. No site oficial do TrueCrypt existe uma mensagem dizendo a seguinte frase: WARNING: Using TrueCrypt is not secure as it may contain unfixed security issues. " Aviso: Usar o TrueCrypt não é seguro, pois pode conter questões de segurança não fixada" Eu particularmente acredito que o Truecrypt em sua penúltima versão 7.1a ainda nos dias de hoje a NSA não teria a capacidade de quebrar sua criptografia. Lembrando que o FBI e policiais brasileiros tentaram descriptografar os HDs do Daniel Dantas durante 1 ano e 6 meses e não obtiveram sucesso. O mesmo teria cryptografado seus discos com o software TrueCrypt e PGP. E vocês meus amigos o que acham ? Acreditam que até mesmo nos dias de hoje nem o FBI E NSA não conseguiriam quebrar a criptografia do TrueCrypt e PGP ? Eu particularmente acho que as versões anteriores a 7.1a do TrueCrypt são ainda nos dias de hoje seguras. E vocês o que acham ? Dê sua opinião !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você é, de alguma forma, monitorado e vigiado de qualquer maneira pelo seu (e outros) governo(s). Acho que aceitar dói menos do que ficar paranoico..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Você é, de alguma forma, monitorado e vigiado de qualquer maneira pelo seu (e outros) governo(s). Acho que aceitar dói menos do que ficar paranoico..

É bem verdade! Eu quase fiquei paranóico após ter lido o "Fortaleza Digital" do Dan Brown; e, alguns anos antes disso, alguns do Kevin "O Chacal" Mitnick... :(

[EDIT]

E basta ler algumas das coisinhas sobre os arquivos index.dat que pululam cada vez mais nos SOs Windows para não se ficar nada contente com a Microjoça... :(:angry:

[/EDIT]

Abraços.

Editado por Anthmann
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Estou preparando um tutorial imenso que vai incluir criptografia, mas só vou poder dar continuidade nele nos finais de semana.

TorBrowser, Skype dentre outros.

Tor até pode ser, mas o Skype é da Microsoft e essa empresa é sabida que trabalha com a NSA.

Não use Windows se não quiser ser espionado.

No começo deste ano a TrueCrypt misteriosamente foi descontinuada, levantando assim os rumores que a NSA teria obrigado seus fundadores a colocar backdoors em seus programas. Sendo assim o TrueCrypt não seria mais um software de criptografia imbatível; pois a NSA implantaria no mesmo a tal "PORTA DOS FUNDOS " ou seja implantaria no TrueCrypt uma vulnerabilidade. No site oficial do TrueCrypt existe uma mensagem dizendo a seguinte frase: WARNING: Using TrueCrypt is not secure as it may contain unfixed security issues. " Aviso: Usar o TrueCrypt não é seguro, pois pode conter questões de segurança não fixada" Eu particularmente acredito que o Truecrypt em sua penúltima versão 7.1a ainda nos dias de hoje a NSA não teria a capacidade de quebrar sua criptografia.

A descontinuação do TC é um mistério, mas a melhor hipótese é que os caras trabalharam no programa por 10 anos, e na auditoria que teve em 2013 os caras falaram que o código era "preguiçoso". Então é mais provável que o programador (UM, porque o código não parece ter sido escrito por mais pessoas) largou o projeto de vez.

A versão 7.1a é segura e isso já foi provado pela mesma auditoria.

Para mais detalhes: http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1063494-algumas-d%C3%BAvidas-sobre-a-utiliza%C3%A7%C3%A3o-do-truecrypt/

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1071710-d%C3%BAvida-uso-truecrypt/

E vocês meus amigos o que acham ?

Criptografia de disco ajuda em ataques off-line. Para se proteger online é preciso muito mais medidas, que vou cobrir no meu tutorial.

Acreditam que até mesmo nos dias de hoje nem o FBI E NSA não conseguiriam quebrar a criptografia do TrueCrypt e PGP ?

Não é bem assim "quebrar o truecrypt", mas sim os algorítmo que ele usa. Isso SE a implementação desses algorítmos tiver sido feita de maneira segura.

Eu particularmente acho que as versões anteriores a 7.1a do TrueCrypt são ainda nos dias de hoje seguras. E vocês o que acham ? Dê sua opinião !

Ninguém sabe, só se sabe que a 7.1a é segura, e contém melhorias em relação as outras versões.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos.

Este do MIT (US) no EDX é a pagar - e fica bem caro -, mas não resisto a pôr o link, pois até tem a ver (directa ou indirectamente) com o tema principal deste tópico:

https://mitprofessionalx.edx.org/courses/MITProfessionalX/6.BD_2X/3T2015/about?utm_source=mitx&utm_medium=email&utm_campaign=big-data-3

[EDIT]

O abaixo, de Harvard (US) e edx é gratuito, também com certificado gratuito, e verificável online. Sei disto pessoalmente, porque tirei um de Harvard no edx, e o certificado que obtive - gratuito, repito - é verificável online.

https://www.edx.org/course/introduction-computer-science-harvardx-cs50x

Já no Coursera, sobre criptografia. Cursos gratuitos, e também com certificados gratuitos, mas não verificáveis online. Sei disto porque, pelo Coursera, já tenho 31 cursos feitos (29 com certificado gratuito, e dois sem certificação - um da Princeton University, outro da University of Washington).

Os verificáveis, acho que o serão com um "sistema" chamado "verified signature", em que se paga uma quantia até bastante módica por um certificado de um curso que tenha isso:

https://www.coursera.org/course/cryptography (University of Maryland, US)

https://www.coursera.org/course/crypto (Stanford University, US)

https://www.coursera.org/course/crypto2 (Stanford University, US)

[/EDIT]

[EDIT 2]

Este também é interessante. Mas, como este curso é considerado uma especialização, tenho - quase - a certeza que é a pagar:

https://www.coursera.org/specialization/cybersecurity/7?utm_medium=catalog(University of Maryland, US)

[/EDIT 2]

Abraços a todos.

Editado por Anthmann

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais