Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock FX 6300 + Mobo M5A78L-M LX/BR


Hugo4123

Posts recomendados

Eai Pessoal beleza? Estou com muitas duvidas sobre overclock, eu tenho um fx 6300 e queria fazer um over nele pra ve se tem muita diferença em jogos, mas eu nao sou muito antenado nessas coisas de over, então eu queria saber por onde eu começo, porque nao achei tutorias de over para esse

processador e essa mobo, e tambem to meio com medo de fazer errado e queima ele porque eu nem paguei a primeira parcela dele, então queria a ajuda de vocês pra fazer, mas nao pretendo fazer esse mes porque eu li em algum lugar que pra fazer over tem que trocar o cooler que vem nele porque e muito ruim, mas mes que vem vou compra o Seidon 120v ai sim vou fazer o over, mais eu tenho que saber se posso.

Config Do Pc.

Fx 6300

M5A78L-M LX/BR

Memoria Ram 2x 4GB Corsair

Sapphire R7 260X 2GB GDDR5

Fonte Evga 430w 80Plus

Hd 500GB Seagate Sata 2

2 Fan com Led e 1 Sem

( Mes que vem Se Deus Quiser, Seidon 120v)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode nem aumentar 0.1 GHz meu filho, essa placa mãe tem chipset 760G, que é um chipset modificado pela AMD, ele era dos AM3, Phenom, etc, e a AMD na sua incrível gambiarra grotesca, modificou a bios e ela suporta os FX, e só suporta mesmo, porque tá limitando tudo, memórias á 1333MHz, SATA 2 , USB 2.0, processador esquentando mais, eita gambiarra. Sugiro trocar essa placa mãe quando puder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

FX-6300 atinge 4.1GHz em Turbo Core (processo automático, não tem o que configurar). Se você quer alguma coisa abaixo disso só vai piorar seu desempenho.

Acima disso precisa de uma placa-mãe boa.


E outra; não tem nada na sua configuração que motive o overclock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ola, eu tinha essa mesma placa-mãe,  tinha um fx4100 e cheguei a 4.5 sem mexer em tensão so aumentando o ratio, cooler original mas com adaptaçao para pegar ar de fora e gabinete aberto, rodei em 4.6 mexendo  na tensão mas estavel, temperatura cerca de 70 graus nao lembro o certo, troquei o fx4100 por um fx6300 e  sem mexer na tensão cheguei a 4.5 tambem e bem estavel... (ainda deixando o ht e a nb na frequencia maxima a 2600mhz e over na memoria)

troquei de placa faz um tempinho então nao me lembro mais do setup dela de cabeça mas entra la no seu setup e procura algo como cpu ratio... vai ter algum valor  tipo assim x22 4400mhz  x23 4500mhz (numeraçao nao esta certa so exemplo) ai voce vai aumentando devagar essa numeraçao, o mhz seria o clock que nem no exemplo, se voce deixasse no x22 4400mhz seu processador iria funcionar a 4.4ghz ai voce entra no windows e roda um teste de estabilidade com o aida64, ai la voce vera a sua temperatura, no meu caso eu rodava o teste por uns 10 minutos se nao travasse e a temperatura maxima ficasse  cerca de 70 graus pra min estava bom, mais que 70graus em particular acho que nao e bom para o processador. So desabilita o adm turbo no setup.

Troquei de placa hj tenho uma M5A99FX e posso te dizer que no meu caso nao senti muita diferença nao nessa questao de over!

Eu por ter tido e usado a M5A78L-M LX/BR e chegado em over a 4.5  com o FX6300 na M5A78L-M LX/BR que é a sua placa-mãe, nao acho ruim nao essa placa tudo vai depender para o fim que voce vai usar o computador! E tive ela por cerca de 2 anos com OVER e nunca tive um problema nem com ela nem com o processador!

Teoria nem sempre é pratica lembre disso.

Se quiser fazer over aconselho a compra do seu seidon pois voce tera uma melhor refrigeraçao no processador e pode ir devagar que chegara aos 4.5 ou 4.6 de boa com um cooler desses!

Experiencia propria!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu jámais aconselharia a afzer over com essa placa, e outra pra que você quer fazer overclock? jogos?

 

Seu processador já sobra pra essa sua placa de video.

Se ganhar 2 fps nesse over arriscado é muito!

 

Se quer um desempenho mais estável pegue uma a97xx ou a99xx, compensa muito!

Com o dinheiro do water cooler vocẽ pega a placa mãe , e com a venda da sua você pega um bom aircooler.

Meu pc fica extremamente frio com esse da minha assinatura , isso que meu gabinete é bem pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como já tive e citei over cerca de 2 anos e meio, acho muito boa a placa, hj com uma 99fx única diferença para o que uso é so a usb 3.0, fora isso não senti diferença nenhuma no desempenho das placas, e a 99fx não consegui colocar a 4.5 igual coloquei na outra placa sem mexer na tensão, se você tem grana vale a pena trocar pois poderá fazer upgrade no processador e memoria futuramente mas se não tem é boa a placa da conta do recado de boa e com over! toda placa tem um limite de over não e porque e o modelo mais novo ou mais velho que  vai ser melhor o over, tem muita falação e pouca pratica, so precisa de um cooler melhor que o original para over e uma fonte de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom você não vai conseguir fazer um Overclock com este processador pelo motivo da sua placa mãe ser bem limitada e ainda mais com este processador, caso queria fazer um overclock eu recomendaria uma placa mãe com o Chipset Amd 780G ele da um desempenho muito legal para este FX-6300 e vai conseguir um Overclock muito alto, consegui chegar a 4.7 Ghz sem Turbo Core

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o cara quer saber como fazer over e vocês ficam falando pra trocar de placa, po se nao ajudam nem façam isso bagunçando o mesmo, como nao da pra fazer over nessa placa???  se cheguei a 4.6 nela com o fx 4100 e 4.5 com o fx 6300 e com cooler ORIGINAL...  leiam antes o que é escrito e nao baguncem a cabeça do menino  ensinem o que ele pediu como fazer over... nao trocar de placa, que placa tal e boa ou ruim... nao é a pergunta em questao se a placa e boa ou nao... se alguem ja teve ela que de a opiniao assim como eu que ha tive por cerca de 2 anos e meio, aqui e para ajudar e nao bagunçar! exclareçam quando puderem sejam objetivos... 

 

DA SIM PRA FAZER OVER NESSA PLACA TRANQUILO!!! e ate onde sei em quase qualquer placa-mãe hjm dia se faz over... ate as antigas  que muitos nao sabiam que o over era por jumper...  então se quiser fazer over procure o cpu ratio e va aumentando gradualmente como falei antes verificando sempre a temperatura nao tem erro, so nao subir de cara para 5.0.. coloca primeira la pra 3700 roda o windows veja a temperatura roda um jogo  por uns 20 minutos pra ver se vai travar, nao travou sobre pra 3800 veja a temperatura... nao tem segredo nao, exemplo vai chegar la em 4400 a temperatura vai estar alta ele so vai travar, essa placa-mãe ela desliga sozinha quando chega certa temperatura fica tranquilo, se ela desligar sozinha espera uns 5 minutos pra ligar, ai baixa o over... nao tem segredo...


Essa placa mãe já está no limite com esse processador, fazer um over só vai piorar as coisas.

Limite??? po nao bagunça o menino...  rodei 4.7  nela e travou pela temperatura pois nao tinha um bom cooler po vocês precisam pensar mais antes de falar, nao falem qualquer coisa...

 

Pode nem aumentar 0.1 GHz meu filho, essa placa mãe tem chipset 760G, que é um chipset modificado pela AMD, ele era dos AM3, Phenom, etc, e a AMD na sua incrível gambiarra grotesca, modificou a bios e ela suporta os FX, e só suporta mesmo, porque tá limitando tudo, memórias á 1333MHz, SATA 2 , USB 2.0, processador esquentando mais, eita gambiarra. Sugiro trocar essa placa mãe quando puder.

nem 0,1??? tem certeza??? fiz magica então???  o que tem ha ver isso de chipset era dos am3 phenon etc??? chipset é chipset, am3 é o nome dado ao soquete do processador nao tem nada ha ver com chipset, phenom e processador que tambem nao tem nada ha ver com modelo de chipset... unica ganbiarra foi suas citaçoes se nao pode ajudar nao fale besteiras, nao bagunce o menino a unica diferença do 760g para o 780g que no caso dos chipsets 700... é  essa: Como o 780G, o 760G suporta 4 slots DDR2 e possui um motor gráfico integrado Radeon HD3xxx. Em contrapartida, diferente do seu grande irmão, o 760G nã suporta o Hybrid CrossFire, o HDMI ou o DisplayPort.

 

Fonte: Presence-PC

 

em outras palavras video.... e video nao influencia em over... ja respondendo o Josi Alves...

Mais pratica gente menos teoria e babozeira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o cara quer saber como fazer over e vocês ficam falando pra trocar de placa, po se nao ajudam nem façam isso bagunçando o mesmo, como nao da pra fazer over nessa placa???  se cheguei a 4.6 nela com o fx 4100 e 4.5 com o fx 6300 e com cooler ORIGINAL...  leiam antes o que é escrito e nao baguncem a cabeça do menino  ensinem o que ele pediu como fazer over... nao trocar de placa, que placa tal e boa ou ruim... nao é a pergunta em questao se a placa e boa ou nao... se alguem ja teve ela que de a opiniao assim como eu que ha tive por cerca de 2 anos e meio, aqui e para ajudar e nao bagunçar! exclareçam quando puderem sejam objetivos... 

 

DA SIM PRA FAZER OVER NESSA PLACA TRANQUILO!!! e ate onde sei em quase qualquer placa-mãe hjm dia se faz over... ate as antigas  que muitos nao sabiam que o over era por jumper...  então se quiser fazer over procure o cpu ratio e va aumentando gradualmente como falei antes verificando sempre a temperatura nao tem erro, so nao subir de cara para 5.0.. coloca primeira la pra 3700 roda o windows veja a temperatura roda um jogo  por uns 20 minutos pra ver se vai travar, nao travou sobre pra 3800 veja a temperatura... nao tem segredo nao, exemplo vai chegar la em 4400 a temperatura vai estar alta ele so vai travar, essa placa-mãe ela desliga sozinha quando chega certa temperatura fica tranquilo, se ela desligar sozinha espera uns 5 minutos pra ligar, ai baixa o over... nao tem segredo...

Limite??? po nao bagunça o menino...  rodei 4.7  nela e travou pela temperatura pois nao tinha um bom cooler po vocês precisam pensar mais antes de falar, nao falem qualquer coisa...

 

nem 0,1??? tem certeza??? fiz magica então???  o que tem ha ver isso de chipset era dos am3 phenon etc??? chipset é chipset, am3 é o nome dado ao soquete do processador nao tem nada ha ver com chipset, phenom e processador que tambem nao tem nada ha ver com modelo de chipset... unica ganbiarra foi suas citaçoes se nao pode ajudar nao fale besteiras, nao bagunce o menino a unica diferença do 760g para o 780g que no caso dos chipsets 700... é  essa: Como o 780G, o 760G suporta 4 slots DDR2 e possui um motor gráfico integrado Radeon HD3xxx. Em contrapartida, diferente do seu grande irmão, o 760G nã suporta o Hybrid CrossFire, o HDMI ou o DisplayPort.

 

Fonte: Presence-PC

 

em outras palavras video.... e video nao influencia em over... ja respondendo o Josi Alves...

Mais pratica gente menos teoria....

Amigo, não é pelo fato de você conseguir um over estavel nessa placa com um cooler box que eu irei recomendar isso para um iniciante em overclok.

Eu realmente não duvido que seja possível , mas na minha concepção eu não considero seguro.

Ainda mais por que essa placa é 95w e estamos falando de um processador que já consome 95w.

Se o autor deseja arriscar, boa sorte, mas eu jamais recomendaria esse over, ainda mais com cooler box.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po seria mais fácil dar sua opiniao e falar como se faz o over... por responsabilidade dele sanando a duvida expondo os riscos...  nao sugerindo troca de placa, todo mundo um dia aprende, assim como todos eu voce e demais... que na epoca aprendeu com placas  boas na epoca a qual foram fabricadas como hoje em dia...   é fácil entrar aqui e ficar em recomendaçoes e nao resoluçoes... como se faz over foi a questao... over se faz assim... o risco do over é o...  resoluçao e recomendaçao...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para que recomendar o cara fazer um over e caso de errado você irá comprar as peças para ele?

Todos sabemos que essa MB é simples e como foi citado o conjunto dele não necessita de um overclock.Foi recomendado não fazer pela MB ter um "limite" ruim mais caso queira vai subindo o multiplicador na bios sem mexer no vcore e vai testando sobe de pouco em pouco, faça testes.Vai sempre anotando até aonde está estavel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara. Eu fiz overclock na minha. Vai tranquilo. Mas faca se tiver um bom cooler como eu já disse. Esses caras só sabem opinar. Troca troca. *****.. Se nunca teve experiencia com as low/mid .. Só vive falando de high end... Eu fiz over cara.. Vai por mim. Não sou profissional. Mas ganhei 10 FPS em vários jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para que recomendar o cara fazer um over e caso de errado você irá comprar as peças para ele?

Todos sabemos que essa MB é simples e como foi citado o conjunto dele não necessita de um overclock.Foi recomendado não fazer pela MB ter um "limite" ruim mais caso queira vai subindo o multiplicador na bios sem mexer no vcore e vai testando sobe de pouco em pouco, faça testes.Vai sempre anotando até aonde está estavel.

cara se nao sabe nao estrague mais, TODA placa-mãe TEM LIMITE DE OVER , se nao quer recomendar a nao fazer over NAO RESPONDA, e na tua idade eu fazia over em k6 com jumper vai aprender mais sobre informatica pra entrar aqui e ficar bagunçando a cabeça dos outros! 

 

Saiba o que escreve... conjunto simples...  você nasceu em berço de outro... conjunto simples que quando foi lançada era o umas das melhores, e TODA placa a recomendaçao é NAO fazer over... 

 

pare de ferrar a cabeça dos outros ai com besteiras... conhece o ditado se nao pode ajudar nao estrague???  se nao conhece pense nele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po seria mais fácil dar sua opiniao e falar como se faz o over... por responsabilidade dele sanando a duvida expondo os riscos...  nao sugerindo troca de placa, todo mundo um dia aprende, assim como todos eu voce e demais... que na epoca aprendeu com placas  boas na epoca a qual foram fabricadas como hoje em dia...   é fácil entrar aqui e ficar em recomendaçoes e nao resoluçoes... como se faz over foi a questao... over se faz assim... o risco do over é o...  resoluçao e recomendaçao...  

 

Você não está errado, respondeu o que ele perguntou, mas bem, o cara ainda não pagou nem a primeira parcela do processador e está com bastante receio do procedimento.

 Creio que um usuário mais experiente deve alertar quando vê um risco de erro eminente.

 

Mais cada um pensa de uma forma, você respondeu o que ele perguntou, considero o caso resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 2 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...