Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte simétrica +12 e -12


Vicente Cesar

Posts recomendados

Pessoal, estou querendo fazer um equalizador de áudio com amplificadores operacionais, mas eu preciso de uma fonte simétrica para liga-lós. Queria saber com funciona uma e algumas possíveis soluções. Não pretendo usar CI's e sim projetar minha própria. Dei uma procurada e só achei projetos usando circuitos integrados e sem nenhuma explicação sobre seu funcionamento. Alguém poderia me ajudar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo VS uma fonte de tensão de 24V, que você deve obter, use o circuito abaixo para criar as fontes simétricas de 12V e -12V, em relação ao terra F5Rua4D.gif.

 

 

CpvdGBS.png

 

 

Acima, os resistores de mesmo valor R atuam como divisor de tensão e os capacitores de mesmo valor C servem para a redução de ruídos provenientes da fonte original.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vicente Cesar,

Pegue um simples transformador com secundário de 12 + 12 volts, com center tap, uma ponte de diodos, dois capacitores de 2200 uf, e dois reguladores , 7812 e 7912, e pronto !

Se quiser uma explicação de funcionamento... A ponte de diodos retifica a tensão e fornece uma tensão pulsante com frequência de 120 hertz, com picos de 16 volts tanto positivos como negativos em relação ao center tap. Os capacitores fazem a filtragem dos pulsos, transformando em um sinal quase DC. Os dois circuitos integrados regulam a tensão em 12 volts, tanto positivos como negativos.

Re-inventar a roda é coisa de doido....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ele quer uma explicaçao sobre como funciona o circuito eletrônico da regulagem... Que a proposito é o mais legal! Hehehe

Saber que uma potente com capacitor ira transformar em uma tensão dc e o ci ira regular para 12V é legalzinho... Agora saber projetar o circuito regulador para 12V é outra coisa hehehe

Pra fazer quando nao tem o que fazer, nao vale a pena fazer isso só para ter o produto final!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98 Cordo haha. Tenho paixão por aprender como tudo funciona, fico meio incomodado em fazer algo que não sei bem o que é. Eu consegui fazer a fonte, porém to tendo dificuldade ela suportar uma corrente de 300 mA, mas já sei o problema, assim que terminar posto o que eu fiz para quem estiver interessado e ponho o a duvida como resolvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra fazer quando nao tem o que fazer, nao vale a pena fazer isso só para ter o produto final!

 

também concordo. realmente é uma tremenda falta do que fazer kk. brinc. Ironicamente me fez lembrar que quando fazia estágio me deparei com um problema de ripple num projeto de monitor de video o que causava  um distroção vertical. Um engenheiro (que Deus o tenha) me explicou o funcionamento da fonte direitinho. Mas nem ele e nem o projetista conseguiam solucionar. Então, de posse de tal recem conhecimento sugeri colocar um capacitor 10uF meio que em paralelo como zener e... eureka! Supus corretamente que ele eliminara o ruído - ripple - na raiz, em baixo nível. Sabe o que ganhei? tapinha nas costas. kk

 

Bom, o circuito era mais ou menos assim

 

fonteregulada.gif

 

o mais próximo que achei na net. (o que me lembrei está em papiro kk). e é facim de entender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...