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  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
maue

Alimentar Arduino UNO com bateria de moto 12v

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Preciso alimentar o Arduino UNO usando a bateria de uma moto 12V, 

como seria a ligação?

preciso de um regulador de tensão LM 7805?

ou posso ligar direto os 12V no Arduino uno?

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Caso ele não tenha regulador, claro um 7805. No entanto sugiro ver o datasheet do arduino (não conheço) que deve te informar direitinho. As vezes pode ser 3v3 p.ex.

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Olá,

 Geralmente os arduinos tem reguladores de tensão on-board, mas se puder, posta uma foto da placa que te falo se a sua tem ou não.

 Tenho 2 arduinos, um mega e um uno, os dois tem reguladores.

 

Att,

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Vai fumar, na boa, não liga. Pega uma fonte qualquer de 5 volts até uns 2 Ampères é muito mais que suficiente pra ligar seu Arduíno.

Bom, você vai usar um PC ou laptop para programa-lo, pronto está alimentado pelo cabo USB.

E outra, não é simplesmente colocar um 7805 e sai 5 vdc lindo, limpo e maravilhoso.

Você pode usar sua bateria para alimentar um motor CC, passo, ou qualquer outra coisa que necessite de alimentação, com exceção do Arduíno, lembre-se, trata-se de um registrador, você não vai usá-lo para acionar cargas monstruosas direto, sempre usará um shield ou circuito auxiliar.

Só um detalhe que faltou, tensão de entrada ( recomendável ) 7 - 12 Vcc TENSÃO de funcionamento 5 vcc.

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  • Autor do tópico
  • Vai fumar, na boa, não liga. Pega uma fonte qualquer de 5 volts até uns 2 Ampères é muito mais que suficiente pra ligar seu Arduíno.

    Bom, você vai usar um PC ou laptop para programa-lo, pronto está alimentado pelo cabo USB.

    E outra, não é simplesmente colocar um 7805 e sai 5 vdc lindo, limpo e maravilhoso.

    Você pode usar sua bateria para alimentar um motor CC, passo, ou qualquer outra coisa que necessite de alimentação, com exceção do Arduíno, lembre-se, trata-se de um registrador, você não vai usá-lo para acionar cargas monstruosas direto, sempre usará um shield ou circuito auxiliar.

    Só um detalhe que faltou, tensão de entrada ( recomendável ) 7 - 12 Vcc TENSÃO de funcionamento 5 vcc.

    Vou ligar no Arduino 2 leds e 1 Módulo Relé 10A que consome 20mA.

    Como faço pra ligar na bateria de uma Moto (12V)?

    A tensão da bateria oscila bastante.... como devo fazer a ligação?

    Tem que usar capacitor?

    Pode me ajudar?

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    É extremante importante ligar na moto ? Você pode usar uma bateria de 9 vdc.

    O relé você já tem um shield..

    O que você precisa pra ligar, exatamente, o código, a eletrônica que você precisa comprar ?

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  • Autor do tópico
  • É extremante importante ligar na moto ? Você pode usar uma bateria de 9 vdc.

    O relé você já tem um shield..

    O que você precisa pra ligar, exatamente, o código, a eletrônica que você precisa comprar ?

    Pinhed,

    é um sistema que será embarcado na moto, Trata-se de um sistema de Segurança.

    Ele terá 4 leds alto brilho, 1 relé e 1 sensor de corrente.

    Ele vai fechar e abrir a corrente da Ignição da moto, de acordo com certas condições que eu programei em linguagem C.

    Como você recomendou, vou usar uma bateria 9v para o Arduino.

    Mas o acionamento do relé de 20mA mais os 4 leds de alto brilho, vão acabar com a bateria 9v sem necessidade...

     

    Você pode me ajudar a criar um circuito para baixar essa bateria de 12v pra 5v filtrando ela?

    Só vai precisar de uns 200mA no máximo

     

     

     

     

     

    ard_bb.jpg

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    Entendi maue, esse circuito vai ajudar.

     

    post-503779-0-09445800-1420817945_thumb.

     

    Também gostaria de indicar um post dentro do forum com essa questão resolvida pelo ( faller ).

    Apenas para os valores de r1 e r2 deverá ser modificados para 330R e 1K consecutivamente. 

     

    http://forum.clubedohardware.com.br/topic/822557-resolvido-circuito-regulador-tens%C3%A3o-12v-para-36v/

     

     

    O primeiro circuito são créditos da página do Newton Braga.

    Editado por Pinhed

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  • Autor do tópico
  • post-532277-0-42577300-1420825548_thumb.

    Pinhed, Seria isso??


    Entendi maue, esse circuito vai ajudar.

     

    attachicon.gifFonte 12 - 5.jpg

     

    Também gostaria de indicar um post dentro do forum com essa questão resolvida pelo ( faller ).

    Apenas para os valores de r1 e r2 deverá ser modificados para 330R e 1K consecutivamente. 

     

    http://forum.clubedohardware.com.br/topic/822557-resolvido-circuito-regulador-tens%C3%A3o-12v-para-36v/

     

     

    O primeiro circuito são créditos da página do Newton Braga.

    Pinhed por favor verifique se o circuito q montei na imagem acima ta certo

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    Assim não maue, os resistores vão derrubar a tensão na saída. Retire-os para uso com o 7805.

    Caso irá usar o circuito direto na motocicleta, verifique se o positivo ou negativo é comum. Ou se for usar somente a bateria, fora da motocicleta sem problemas.

    Há dois circuitos no post, observe qual melhor para seu uso.

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  • Autor do tópico
  • Assim não maue, os resistores vão derrubar a tensão na saída. Retire-os para uso com o 7805.

    Caso irá usar o circuito direto na motocicleta, verifique se o positivo ou negativo é comum. Ou se for usar somente a bateria, fora da motocicleta sem problemas.

    Há dois circuitos no post, observe qual melhor para seu uso.

    Vou tirar os 2 resistores.

    Vou usar direto na moto sim, será instalado para usar nela em movimento.

    Não entendi - positivo ou negativo é comum?? como assim?

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    Verifica se sua motoca o negativo é comum para alimentar todos os circuitos e o positivo é aterrado, ou se o positivo é comun para todos os circuitos e o negativo aterrado.

    Se primeira opção, negativo comum, você irá precisar um 7905 no lugar do 7805.

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  • Autor do tópico
  • Verifica se sua motoca o negativo é comum para alimentar todos os circuitos e o positivo é aterrado, ou se o positivo é comun para todos os circuitos e o negativo aterrado.

    Se primeira opção, negativo comum, você irá precisar um 7905 no lugar do 7805.

    Pinhed não entendi...

    Veja o esquema elétrico da Tornado 250 (a Bateria está na direita superior do PDF)

    http://fritz.xpg.uol.com.br/esquema.pdf

     

    Seria o 7805 mesmo né?

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  • Autor do tópico
  • xff

    Oi maué, é isso aí mesmo 7805.

     

    estou com outro problema,

    o farol da moto é 12v 35w, e pretendo colocar 2 faróis de milha de 27w cada (total 54w). Queria saber se tem alguma forma de impedir que estes faróis puxem mais q 35w, pra nao destruir o consumo da bateria

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    Permita-me observar:

    -bacana você querer fazer algo bem digamos ... avançado e ter um pouco de dificuldade com 7805. Aumenta o desafio e adrenalina

    -7805 é muito simples: olhando de frente -> ENTRADA - TERRA - SAÍDA sendo que TERRA=negativo da bateria=chassi=gnd do circuito lógico:tudo em contato

    -não esqueça de colocar um fusível entre (+) da bateria e ENTRADA do 7805. tipo 0,5A. Opcionalmente um diodo 1n4001 em série ajuda a proteger caso ligue invertido sem querer.

    -o circuito lógico, lógico longe da cdi

    -nunca vi em autos o + no chassi. Só em central telefônica

     

    você pode ligar as lâmpadas em série. O preço é um menor brilho. Um complicador seria que talvez elas tenham o "corpo" em contato com o chassi=(-) da bateria. Neste universo, acho que somente EU conseguiria fazer uma doidera dessa fazendo algum tipo de isolação. Outra alternativa é você controlar o brilho com regulador chaveado. Mas, sem querer subestimar sua capacidade, creio ser 1/2 complexo pra você... por enquanto. Além do +, a vaga pra fazer este tipo de doidera neste universo já está preenchida

     

    sucessos!

    • Curtir 1

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    Não entendi sua preocupação com essa potência, uma vez que sua bateria suporta e com folga a alimentação desses milhas.

    Colocar no milha pra ter intensidade de brilho menor, nem coloca.

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  • Autor do tópico
  • Isadora obrigado pelas Informações!

     

    Não Pinhed,

    1 Farol de LED Altezza de 27w tem 1.775 Lumens, e 1 Lampada do Farol da Tornado 35w tem 1.000 Lumens.

    A Tornado tem problema crônico com a potência da lâmpada do Farol. O original é 35/35w. (alto / baixo)

    O estator (gerador) não consegue alimentar a bateria o suficiente com uma lampada mais forte, tipo 55/60w, chegando a arriar a bateria depois de alguns dias.

     

    Tem que ser tudo otimizado  :(

     

    A minha ideia é:

    • usar o Farol original ( 35w  -  1.000 Lumens ) para pista iluminada;
    • usar 2 Farois de milha de LED ( 27w, 1.775 Lumens CADA um ) para estrada sem iluminação.

    Lembrando que só poderei usar um farol de cada vez (ou original ou de milha).

    Mas o problema é que estou querendo colocar um PAR desses faróis de milha LED (para não estragar a estética da moto) totalizando 54w de consumo, que é inviável.

    Mas se tivesse uma forma de bloquear o consumo em até 35 w total, teria um desempenho 3x melhor que o farol original, com a mesma wattagem.  :)

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    Que triste.

    Tenha em mente que,ligação em série das lâmpadas, caso uma queimar consecutivamente a outra não irá ascender. Um exemplo disso, são as lâmpadas de árvore de natal, ligadas em série.

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    @maue,

     

    Mesmo com os dois faróis de milha Led ligados , vai consumir 54 Watts, muito mais que os 35W do farol original. O que voce pode fazer é utilizar um regulador PWM para diminuir o consumo dos dois faróis Leds para os 35 Watts.

     

    Paulo

    Editado por aphawk

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  • Autor do tópico
  • @maue,

     

    Mesmo com os dois faróis de milha Led ligados , vai consumir 54 Watts, muito mais que os 35W do farol original. O que voce pode fazer é utilizar um regulador PWM para diminuir o consumo dos dois faróis Leds para os 35 Watts.

     

    Paulo

     

    Acho q o jeito é pesquisar outro par de faróis, senão fica muito complexo o sistema numa moto.

    Achei um par de Farol de Milha de 12W 780 lumens cada (total 24W), é menor e mais barato, sai por 385 reais o par.

    Valeu pela ajuda galera.  :joia:

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    @maue,

    Um simples 555 chaveando um Mosfet em uma frequência tipo 1 Khz já faz isso para voce !

    A relação Ton / Ttotal do PWM vai ajustar o consumo em relação aos 54w originais.

    Paulo

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  • Autor do tópico
  • Desculpe a ignorância no assunto, se eu estiver errado avisem:

    O Dimmer PWM para LED iria fechar e abrir o circuito em curtos intervalos de tempo, certo?

    Esta oscilação constante de corte de tensão, não iria diminuir a vida útil do farol?

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    Ta desculpado desde que você desculpe minha burrice.

    Certo.

    Teoricamente não. Mas taí uma boa pergunta. De fato nunca fiz teste de stresse deste tipo em leds. Note-se que lhe sugeri um regulador chaveado que mantem corrente dc no led e não pulsos.

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