Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com HD Seagate


Posts recomendados

Então galera, peço a ajuda de vocês com um pouco de desespero, por conta de um problema que venho enfrentando com meu HD de 1TB da marca Seagate. A umas semanas atrás, a inicialização do sistema Windows 7 vinha demorando depois da tela do "Bem-vindo", tudo bem, fiz um chkdsk pelo prompt usando o DVD do S.O. , demorou bastante, porém aparentemente havia se resolvido. Apesar de eu ter tido bastante dificuldades, pois o sistema demorava demais a iniciar, tipo uns 40 minutos, mesmo no modo  de segurança. Aí ontem o sistema tava travando também depois de iniciar, resolvi passar o Kaspersky e ele havia encontrado 11 "threads", como tava demorando demasiadamente e eu precisava sair, deixei ele escaneando o restante, sem clicar em desinfectar nem nada. Pra minha desagradável surpresa, quando cheguei hoje, o pc tava na tela de realtek agent, estranhei, porém reiniciei. E aí? Percebi que o Hd não estava sendo reconhecido!!! O estranho é que, se eu desligo, ligo novamente, o hd é reconhecido na bios sim, porém logo após a tela "Iniciando Windows" acompanhado do logo do Windows 7, aparece uma tela azul muito rápido, que não dá pra ler nada escrito, e o computador reinicia, já não reconhecendo mais o meu hd.(isso acontece inclusive no modo de segurança) Só que se repetir o procedimento, de desligar, e religar o hd é reconhecido. Aquela tela da IMB, "s.m.a.r.t status bad backup and replace" também está aparecendo ao tentar iniciar o sistema depois de REINICIAR, ou seja quando o pc é LIGADO, não "parece" ter problemas. Bem, no mais é isso, o meu desespero que relatei no começo, é que sei que provavelmente esse hd já era, no entanto tô aqui postando pra vocês, com esperança de recuperá-lo pois tenho vários dados importantes nele, e sei que aqui tem muita gente boa pra me ajudar. Não sei se seria o caso, mas já li sobre deixar o hd no freezer, kkkkk pra recuperar, mas não sei se é funcional. Esse post foi feito de outro computador que tem um hd de 2006 e nunca deu problema, esse hd, foi comprado em agosto de 2013! Por favor, me perdoem minha falta de conhecimento e ignorância.
 Agradeco desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a idade do seu hd? Usa o CrystalDisk Info pra ver quantas horas ele ficou ligado, dentre outras informações, pode ser que ele já está bem velhinho. 40 minutos pra iniciar é muito, mas muito tempo mesmo (se demorou mesmo esse tempo todo kkk). Colocar hd no congelador, até onde eu sei, é uma medida muito drástica e não resolve nada (em alguns raros casos de problemas com temperatura elevada do disco, colocar ele no freezer faz com que ele volte ao tamanho original e dá mais algum tempinho de vida). Verificou se não tem cabo de energia ou cabo SATA mal conectados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a idade do seu hd? Usa o CrystalDisk Info pra ver quantas horas ele ficou ligado, dentre outras informações, pode ser que ele já está bem velhinho. 40 minutos pra iniciar é muito, mas muito tempo mesmo (se demorou mesmo esse tempo todo kkk). Colocar hd no congelador, até onde eu sei, é uma medida muito drástica e não resolve nada (em alguns raros casos de problemas com temperatura elevada do disco, colocar ele no freezer faz com que ele volte ao tamanho original e dá mais algum tempinho de vida). Verificou se não tem cabo de energia ou cabo SATA mal conectados?

Primeiramente, obrigado por responder. Olha esse hd veio numa máquina montada que comprei numa loja de informática, ou seja era tudo novo, comprei em agosto de 2013! E infelizmente, eu não consigo acessar nada! Não dá pra rodar esse programa! Vou verificar novamente a questão dos cabos, mas creio que esteja tudo em ordem, já li também que batidas podem ocasionar isso, mas o que é impossível pois sou extremamente cuidadoso com o gabinete!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm, hd está novo. Pode ser que veio com problemas. A loja deu garantia na máquina que você comprou? Se não é possível nem acessar nada, fica difícil saber qual é o problema. Veja se você consegue ligar e entrar para então fazer backup dos seus dados o quanto antes. Não conheço táticas para consertar hd ou salvar dados quando ele não funciona corretamente. Se não conseguir de maneira alguma, eu sugiro que você fale com o pessoal que montou a máquina, pois o hd está novo e não era pra dar problemas assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm, hd está novo. Pode ser que veio com problemas. A loja deu garantia na máquina que você comprou? Se não é possível nem acessar nada, fica difícil saber qual é o problema. Veja se você consegue ligar e entrar para então fazer backup dos seus dados o quanto antes. Não conheço táticas para consertar hd ou salvar dados quando ele não funciona corretamente. Se não conseguir de maneira alguma, eu sugiro que você fale com o pessoal que montou a máquina, pois o hd está novo e não era pra dar problemas assim.

Pois é, pro meu azar, a garantia da loja é de 1 ano, ou seja acabou a 4 meses! Como eu disse, tenho um hd da maquina que to usando, que é de 2006, e o hd nunca deu nenhum problema!!! Não consigo acessar nada, pois como disse, quando desligo, e ligo ele reconhece o hd normalmente, porém logo após a tela de "Iniciando Windows" com o logo do mesmo, aparece uma tela azul bem rápido e o pc é reiniciado! A partir daí o hd não é reconhecido mais!! Eu consigo usar o promtp pelo dvd ainda, fazendo o procedimento de, desligar, ligar com o dvd no drive, aí ele reconhece o S.O. instalado, e aparece aquela mensagem de teclar algo pra iniciar a instalação pelo dvd. Não testei ainda a formatação pois como disse, tenho muitos dados e não posso perdê-los. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, pro meu azar, a garantia da loja é de 1 ano, ou seja acabou a 4 meses! Como eu disse, tenho um hd da maquina que to usando, que é de 2006, e o hd nunca deu nenhum problema!!! Não consigo acessar nada, pois como disse, quando desligo, e ligo ele reconhece o hd normalmente, porém logo após a tela de "Iniciando Windows" com o logo do mesmo, aparece uma tela azul bem rápido e o pc é reiniciado! A partir daí o hd não é reconhecido mais!! Eu consigo usar o promtp pelo dvd ainda, fazendo o procedimento de, desligar, ligar com o dvd no drive, aí ele reconhece o S.O. instalado, e aparece aquela mensagem de teclar algo pra iniciar a instalação pelo dvd. Não testei ainda a formatação pois como disse, tenho muitos dados e não posso perdê-los. Obrigado!

Nossa, garantia bem fuleira que essa loja te deu. Faz assim: inicie o pc com o disco do windows, e tente usar o recurso de "reparar problemas que impedem a inicialização do windows" (ou algo assim kkk). Ele vai ficar procurando problemas no disco por um tempo, vai tentar reparar e quando concluir, você reinicia e vê se o windows vai pro desktop sem dar aquela temível tela azul. Isso já aconteceu várias vezes na minha máquina, (especialmente depois que eu desfragmentava o disco), fiz isso aí (algumas vezes, tive que usar esse recurso de reparo de inicialização várias vezes, mas no fim o windows carregava de boas, sem tela azul, ou seja, o reparo conseguiu consertar o que impedia o carregamento do sistema. Veja se você consegue aí ( e depois responde kkk).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, garantia bem fuleira que essa loja te deu. Faz assim: inicie o pc com o disco do windows, e tente usar o recurso de "reparar problemas que impedem a inicialização do windows" (ou algo assim kkk). Ele vai ficar procurando problemas no disco por um tempo, vai tentar reparar e quando concluir, você reinicia e vê se o windows vai pro desktop sem dar aquela temível tela azul. Isso já aconteceu várias vezes na minha máquina, (especialmente depois que eu desfragmentava o disco), fiz isso aí (algumas vezes, tive que usar esse recurso de reparo de inicialização várias vezes, mas no fim o windows carregava de boas, sem tela azul, ou seja, o reparo conseguiu consertar o que impedia o carregamento do sistema. Veja se você consegue aí ( e depois responde kkk).

Cara novamente agradeço pela atenção. Bom, eu já tinha tentado esse recurso também e não dá certo. Dá um erro quando tenta reparar, e aparece uma tela sobre enviar informações sobre o problema pra microsoft, etc. Enfim, esse recurso também não dá em nada kk. Tá *****....Tem mais alguma ideia? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa a fazer é recuperar suas coisas desse HD.

 

Já pensou em colocar esse disco no PC bom e acessar ele para recuperar ?

 

A segunda é tentar aproveitar esse disco depois de recuperar seus dados. Instale o HD Tune no PC bom e faça um "error scan" no HD ruim para que você saiba onde começam e onde terminam os setores com problema. Depois é só criar partição isolando esses setores para poder usar o resto para o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa a fazer é recuperar suas coisas desse HD.

 

Já pensou em colocar esse disco no PC bom e acessar ele para recuperar ?

 

A segunda é tentar aproveitar esse disco depois de recuperar seus dados. Instale o HD Tune no PC bom e faça um "error scan" no HD ruim para que você saiba onde começam e onde terminam os setores com problema. Depois é só criar partição isolando esses setores para poder usar o resto para o sistema.

então Henrique, tentei isso agorinha, e ao colocar o hd nessa máquina, relíquia, porém guerreira de onde estou digitando, o sistema não da bip, nem nada! Não inicia! Nem mostra bios, nadinha, ao desconectar o sata e o de energia do hd, o sistema volta normalmente. O estranho como eu disse e volto a dizer, é que no pc que o hd "bichado" está, ele até é reconhecido quando eu ligo, porém se é REINICIADO, já não reconhece o hd de maneira nenhuma!! Por favor gente, me dê uma luz kkkkkkk eu  tô ligado que 99.99% do hd ter ido pro saco, mas não posso perdê-lo, tanto pelos dados, quanto pela falta de grana em arrumar outro!! Essa máquina que tô usando, não serve nem pra quebrar um galho! kkkkk ela é pentium 4, 1gb de ram, kkkkkk e 80 gb de hd!! é de 2006!!! e tá até hoje firme e forte!! e esse outro pc que comprei ano passado, já tá com esse b.o. no hd.. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem alguma distribuição Linux em DVD ?

 

Se tiver, é só carregar ela no boot e tentar salvar seus arquivos em um pendrive.

 

Se tiver um CD do Hiren's pode usar o mini Windows que tem nele para tentar salvar suas coisas em pendrive.

 

São tentativas.

Henrique, infelizmente o que tenho que fazer backup, só caberia em um hd externo... outra informação, eu consigo ver todos os arquivos do meu hd "bichado" quando abro o notepad por prompt de comando usando o dvd do windows 7. Estão todos lá!! Porém não consigo iniciar o sistema nunca. O erro da tela azul é algo sobre 

“Unmountable Boot Volume”, ai depois o sistema reinicia, e o hd não é reconhecido mais
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que teu HD deve estar com os setores no início do disco com dificuldade de leitura.

 

Tenta com o gratuito HDAT2 fazer um escaneamento por algumas horas escolhendo a opção " check and repair bad sectors "

 

Esse programinha vai tentar reativar esses setores e se não conseguir irá substituí-los por outros da reserva ( G-List ).

 

http://hdat2.com/

 

P1070012.JPG

 

Imagem do HDAT2 escaneado um HD e encontrando bad block:

 

sq7dch.jpg

 

Se preferir, depois coloque aqui a foto de como está indo o escaneamento em seu HD para avaliarmos.

 

Depois que tiver feito o escaneamento em pelo menos uma parte do HD, tente iniciar o sistema novamente para ver se entra normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que teu HD deve estar com os setores no início do disco com dificuldade de leitura.

 

Tenta com o gratuito HDAT2 fazer um escaneamento por algumas horas escolhendo a opção " check and repair bad sectors "

 

Esse programinha vai tentar reativar esses setores e se não conseguir irá substituí-los por outros da reserva ( G-List ).

 

http://hdat2.com/

 

P1070012.JPG

 

Imagem do HDAT2 escaneado um HD e encontrando bad block:

 

sq7dch.jpg

 

Se preferir, depois coloque aqui a foto de como está indo o escaneamento em seu HD para avaliarmos.

 

Depois que tiver feito o escaneamento em pelo menos uma parte do HD, tente iniciar o sistema novamente para ver se entra normal.

perdoe a minha ignorância, mas qual dos disponiveis em download devo baixar para usar? considerando que vou usar esse programa pelo pendrive, e que a unica forma de abrir qualquer programa é pelo notepad, usando o prompt pelo dvd do windows 7, ou  então que o programa seja bootavel pelo usb. aguardo resposta Henrique, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta instalar a ISO do programa no pendrive que talvez consiga e ele se tornará bootável.

 

Ou então só em CD/DVD.

Usei esse programa, por iso ele dá erro, algo como "command failed disk not ready"

ai usei o minixp, e vi que lá tem nas opções de "disktools" esse mesmo programa. Usei-o e por incrível que pareca fez toda a  verificação e nada de blackblock. Logicamente, tá errado esse resultado, tanto que o minixp não reconhece meu hd. E outra, quando tento usar o minixp,com a configuração sata em "AHCI", o minixp nem abre!!! Fica carregando eternamente. No entanto, se mudar na bios para "IDE", o minixp abre, porém não reconhece o meu hd. SOCORRO GALERA!! ME AJUDEM, ME DÊ UMA LUZ NESSE FIM DE VIDA DO MEU HD!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que você usou programas do poderoso Hiren's Boot CD.

 

Eu estou tentando entender o que é que está acontecendo com teu PC pois os teus posts são um pouco confusos.

 

Você diz que o HD não está sendo reconhecido mas depois diz que aparece a tela do "iniciando o windows".

 

Parece ser um defeito intermitente do HD. Chegou a fazer um troca troca nos cabos SATA de dados e de energia de teu PC já que pode ser algo relacionado a mal contato ?

 

Se o HDAT2 escaneou e não apresentou nenhum defeito é sinal de que não são bad blocks ou setores ruins o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que você usou programas do poderoso Hiren's Boot CD.

 

Eu estou tentando entender o que é que está acontecendo com teu PC pois os teus posts são um pouco confusos.

 

Você diz que o HD não está sendo reconhecido mas depois diz que aparece a tela do "iniciando o windows".

 

Parece ser um defeito intermitente do HD. Chegou a fazer um troca troca nos cabos SATA de dados e de energia de teu PC já que pode ser algo relacionado a mal contato ?

 

Se o HDAT2 escaneou e não apresentou nenhum defeito é sinal de que não são bad blocks ou setores ruins o problema.

Não, não há confusão no que eu disse. É confuso o problema que o hd está apresentando, ele é reconhecido ao LIGAR, porém dá a tela azul ao TENTAR iniciar o windows 7, em seguida é reiniciado e consequentemente o hd já não consta nem na bios mais. E o mais estranho foi que o HDAT2, funcionou apenas usando pelo hirensboot, pelo programa em si, deu erro e não conseguiu nem escanear blackblocks...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...