Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[DÚVIDA] - Notebook não dá tela, mas acendem-se 2 leds, gira o cooler por alguns segundos e para


Posts recomendados

Olá, pessoal! Agradeço, previamente, a atenção dê vocês à minha dúvida. Bem, o problema, como já está no título, é que o meu notebook, da marca Lenovo, série G470, não está mais dando tela; na hora em que aperto o botão power, dois leds (de um total de quatro) se acedem, o cooler gira por uns 2 ou 3 segundos, mais ou menos, e para, ficando apenas os leds acesos. Já fiz alguns testes, incluindo o de tentar ligá-lo a um monitor externo, mas não consegui detectar o problema até agora. Seria um caso de reballing na BGA? Se houver dúvida, como posso testar se é a BGA ou não? Bem, abaixo tenho um vídeo comprovando as reações do notebook, as quais já foram descritas acima. Obrigado!

 

https://www.dropbox.com/s/i8tw0lz0uwaulwu/Video-0001.3gp?dl=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Quando existe problemas de BGA a máquina trabalha normalmente, só não dá imagem, entre outros problemas que dai podem vir, não me parece ser problema de BGA 

Se tem possibilidades de abrir a máquina comece por fazer um Clear CMOS, depois inicie só com a Board, CPU, verifique se a ventoinha e os leds se mantém ativos. vá testando e poste resultados 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, estou passando por um problema bastante semelhante ao seu. O meu problema estava deste mesmo jeito porém, eu retirei o HD e liguei o notebook, o mesmo apresentou sinal no monitor do notebook más, o problema no FAN permanece igual ao seu, como pode ver no seu vídeo.

 Faça os seguintes paços para ver se obtém alguma resposta positiva:

 

 1 - Desmonte todo o seu notebook.

 2 - Limpe o notebook com álcool isopropílico e depois, utilize Spray limpa contato para que os circuitos voltem a ter condutividade caso não haja.

 3 - Monte todo o seu notebook

 4 - Conecte apenas o processador, dissipador do processador, o FAN do dissipador e um slot de memória ram para saber se à algum problema na ram ou no banco de memória. Caso tenha duas memórias, primeiro teste só com uma e logo em seguida coloque a outra.

 5 - verifique se o notebook liga, se o notebook ligar, desligue o mesmo e conecte o resto dos periféricos que estão faltando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Quando existe problemas de BGA a máquina trabalha normalmente, só não dá imagem, entre outros problemas que dai podem vir, não me parece ser problema de BGA 

Se tem possibilidades de abrir a máquina comece por fazer um Clear CMOS, depois inicie só com a Board, CPU, verifique se a ventoinha e os leds se mantém ativos. vá testando e poste resultados 

Bem, em primeiro lugar gostaria de agradecer por ter perdido um pouco do seu tempo respondendo ao meu post. Cara, eu não estou conseguindo fazer o Clear da CMOS, pois não estou achando na placa do notebook. Geralmente, naqueles notebooks da marca Toshiba, há algumas espécies de trilhas por trás dos encaixes dos módulos de memória, porém, nessa placa, não há. Como eu poderia fazer o reset, nesse caso? Ah, e quanto ao "depois inicie só com a Board, CPU" você diz para eu deixar apenas o processador conectado à placa, sem memória, hd etc.? Obrigado! 

Amigo, estou passando por um problema bastante semelhante ao seu. O meu problema estava deste mesmo jeito porém, eu retirei o HD e liguei o notebook, o mesmo apresentou sinal no monitor do notebook más, o problema no FAN permanece igual ao seu, como pode ver no seu vídeo.

 Faça os seguintes paços para ver se obtém alguma resposta positiva:

 

 1 - Desmonte todo o seu notebook.

 2 - Limpe o notebook com álcool isopropílico e depois, utilize Spray limpa contato para que os circuitos voltem a ter condutividade caso não haja.

 3 - Monte todo o seu notebook

 4 - Conecte apenas o processador, dissipador do processador, o FAN do dissipador e um slot de memória ram para saber se à algum problema na ram ou no banco de memória. Caso tenha duas memórias, primeiro teste só com uma e logo em seguida coloque a outra.

 5 - verifique se o notebook liga, se o notebook ligar, desligue o mesmo e conecte o resto dos periféricos que estão faltando.

Opa, amigo! Obrigado por responder ao meu tópico. A placa já está fora do notebook, apesar de não ter como ligá-la estando fora da carcaça, pois os flats ficam nessa parte e, além do mais, o conector da fonte de energia é apenas na carcaça também. Então, quanto ao processo de limpar o notebook com álcool isopropanol, quais são os componentes que devo limpar?  Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Nos Notebooks o reset é feito só na bateria, retire a bateria por 2 ou 3 minutos, e sim inicie a máquina só com a Board e CPU, este procedimento deverá/poderá ser feito com a Board fora da carcaça, para isso coloque a Board numa mesa/bancada sem panos de lã, conete o cabo do carregador na entrada do Jack Power depois com a parte da carcaça superior ou a barra do ON/OF conete o cabo flat e assim poderá iniciar a máquina sem estar montada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Opa, amigo! Obrigado por responder ao meu tópico. A placa já está fora do notebook, apesar de não ter como ligá-la estando fora da carcaça, pois os flats ficam nessa parte e, além do mais, o conector da fonte de energia é apenas na carcaça também. Então, quanto ao processo de limpar o notebook com álcool isopropanol, quais são os componentes que devo limpar?  Obrigado!

Você pode limpar toda a placa com este álcool, ele não é abrasivo e é o indicado para limpar placas e circuitos.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Nos Notebooks o reset é feito só na bateria, retire a bateria por 2 ou 3 minutos, e sim inicie a máquina só com a Board e CPU, este procedimento deverá/poderá ser feito com a Board fora da carcaça, para isso coloque a Board numa mesa/bancada sem panos de lã, conete o cabo do carregador na entrada do Jack Power depois com a parte da carcaça superior ou a barra do ON/OF conete o cabo flat e assim poderá iniciar a máquina sem estar montada.

Opa! Bem, eu testei da forma que você disse, até gravei um vídeo. Aqui está: https://www.dropbox.com/s/j2zobeiz4iol2pg/Video-0002.3gp?dl=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, já realizou a limpeza com o álcool? Teria como testar outro processador nesta placa mãe? Provavelmente sua placa mãe pode está em curto. Não vamos condenar agora, vamos realizar mais testes. Troque o processador, teste com um diferente e se possível, teste seu processador em outra placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

O processo de teste está bem feito, aparte de ter o monitor ligado, ligue novamente sem o monitor conetado. Poderá como o amigo @Vingador3000 referiu testar com outro CPU, em relação a essa peça que questiona é só a bateria do Bios, pode com um ferro de soldar desligar só um circuito esperar alguns minutos pressionando o botão Power afim de retirar toda a energia e voltar a soldar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, já realizou a limpeza com o álcool? Teria como testar outro processador nesta placa mãe? Provavelmente sua placa mãe pode está em curto. Não vamos condenar agora, vamos realizar mais testes. Troque o processador, teste com um diferente e se possível, teste seu processador em outra placa-mãe.

Vingador3000, acabei de fazer o processo de limpeza com o isopropanol, estou esperando a placa secar... Assim que esta secar totalmente, irei conectá-la mais uma vez e tentar ligá-la. Já pensei diversas vezes na placa-mãe estar em curto, caso não dê certo a tentativa de ressuscitá-la com a limpeza de agora, penso em testar os componentes dela, mas ainda não sou tão bom em identificações de componentes com problemas em placas eletrônicas, por isso estou me saindo com outros meios, apesar de ter multímetro e saber medir transistor, CI (circuito integrado) e diodo. Enfim, postarei mais tarde o resultado... Obrigado, mais uma vez, por me ajudar! Ah, e quase ia esquecendo! Não tenho como fazer o teste de troca de processador, pois não tenho um outro laptop ou processador de algum, apenas de desktops. Estava rondando aqui, em busca de algum processador, mas não tenho grana e nem minha família tem boas condições, então fui ver se há algum modo de testar o processador com outras ferramentas, porém, até agora, não achei nada. 

Olá

O processo de teste está bem feito, aparte de ter o monitor ligado, ligue novamente sem o monitor conetado. Poderá como o amigo @Vingador3000 referiu testar com outro CPU, em relação a essa peça que questiona é só a bateria do Bios, pode com um ferro de soldar desligar só um circuito esperar alguns minutos pressionando o botão Power afim de retirar toda a energia e voltar a soldar 

Opa, man! Bem, eu repeti o processo sem o monitor, porém, deu na mesma. Como já expliquei ao Vingador3000, não tenho como testar o processador em outra placa ou testar algum processador aqui na minha. Estou ansioso para que dê certo o processo de limpeza da placa com o álcool... Ah, obrigado por me ajudar novamente e também por responder que aquilo é a bateria da BIOS, pois, se você não tivesse dito, eu poderia ter me esquecido de acobertá-la com materiais ao lavar a placa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...