Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Recommended Posts

Se um provedor está caro, que tal comprar um computador dedicado para hospedar o fórum e todo o site do CdH? Precisariam apenas de um "no break" (ou notebook) e ligação à internet. Qualquer computador atual faz isto facilmente! O site pode ficar nos EUA ou aqui. Façam as contas: armazenem os tópicos no formato texto; usem um programa que converte o texto do tópico em página web de acordo com a plataforma do solicitante (usuário). Pelos meus cálculos todo o site do CdH não chega a ocupar alguns GB de espaço em um pendrive. Se fizerem isto, verão que o custo da energia mensal para manter um site no ar em um notebook é de poucos R$! Mais manutenção, cópia de segurança (coisas que você mesmo pode fazer)...: custo irrizório!

Obs.: esta é apenas uma sugestão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ronaldo brandao mafra

 

Se um provedor está caro

 

Não está. Nós hospedamos nos EUA, que tem custo muito inferior ao Brasil.

 

que tal comprar um computador dedicado para hospedar o fórum e todo o site do CdH?

 

Nós usamos cinco servidores dedicados para hospedar o site e o fórum. Só o servidor web do Fórum usa dois processadores Xeon E5-2430, cada um com seis núcleos físicos e 12 virtuais, para um total de 12 núcleos físicos e 24 virtuais. Como você pode ver, não existe computador caseiro que comporte o tráfego gerado pelo nosso fórum. Você pode ver nossa configuração em: http://www.clubedohardware.com.br/blog/configuração-dos-servidores-do-Clube-do-Hardware-junho-2014/454

 

Precisariam apenas de um "no break" (ou notebook) e ligação à internet. Qualquer computador atual faz isto facilmente!

 

Não é verdade. Primeiro, a ligação de internet que precisamos é diferente da ligação de internet caseira. O SLA é completamente diferente: http://en.wikipedia.org/wiki/Service-level_agreement

 

Em segundo lugar, computadores caseiros não servem para hospedar sites de alto tráfego como o nosso.

 

 

O site pode ficar nos EUA ou aqui.

 

Sim, pode ficar nos EUA onde pagamos 10% do valor de hospedar no Brasil ou pode ficar no Brasil, onde é 10x mais caro.

 

Façam as contas

 

Já fizemos.

 

armazenem os tópicos no formato texto;

 

Isso já é feito. É assim que é armazenado no servidor de banco de dados.

 

usem um programa que converte o texto do tópico em página web de acordo com a plataforma do solicitante (usuário).

 

Isso já é feito pelo servidor web, que busca os dados que estão em formato texto no servidor de banco de dados.

 

Pelos meus cálculos todo o site do CdH não chega a ocupar alguns GB de espaço em um pendrive.

 

O banco de dados, zipado, ocupa cerca de 6 GB. O problema da hospedagem de sites não é armazenamento. Mas sim poder de processamento, link com a internet, capacidade de entregar dados rapidamente, SLA, etc.

 

Se fizerem isto, verão que o custo da energia mensal para manter um site no ar em um notebook é de poucos R$!

 

Esse custo já está embutido no preço da hospedagem.

 

Mais manutenção, cópia de segurança (coisas que você mesmo pode fazer)...:

 

Nós já fazemos.

 

custo irrizório!

 

Não é, pelos motivos já explicados.

 

Obs.: esta é apenas uma sugestão!

 

Tudo bem. Mas é sempre interessante estudar o assunto em maior profundidade para poder dar sugestões e opiniões que façam sentido.

 

Atenciosamente,

Gabriel Torres

  • Curtir 6

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Sou da época em que se fazia milagres com um TK82C! Hoje, quase não se fala em assembler. Aquele computador tinha apenas 2KB e mais 16K de expansão de RAM, processamento de menos de 1MB por segundo, salvar um programa em fita à 3600 bps!

    Prezado Gabriel, é muito difícil fazer seu próprio sistema operacional, seus programas ..., em fim, ser independente de fornecedores de serviço externo. Não leve a mau se o que lhe proponho é uma caminhada árdua e de longo prazo. A curto prazo estou de acordo com você. Continuo achando que um notebook atual (com seus .Gflops) e uma rede banda larga (cerca de 10Mbps) dão fácil para o serviço. É claro que a minha proposta não é prática a curto prazo! E, save-se, quem puder!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Continuo achando que um notebook atual (com seus .Gflops) e uma rede banda larga (cerca de 10Mbps) dão fácil para o serviço.

     

    Aparentemente você não leu o que eu escrevi. Não há laptop no mundo que dê conta do recado e usamos conexão Gigabit Ethernet: http://www.clubedohardware.com.br/blog/configuração-dos-servidores-do-Clube-do-Hardware-junho-2014/454

     

    Conexão banda larga caseira não pode ser usada, como já explicado: http://en.wikipedia.org/wiki/Service-level_agreement

     

    Entre o que você acha (sem o conhecimento adequado) e a realidade, há uma enorme diferença.

    • Curtir 5

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Corrigindo o que publiquei: atualmente estamos na casa dos ".Tflops" de processameto em um micro comum(disse .GB). Faltam números!

    O que lí na wikipédia é um contrato de prestação de serviço de hospedagem de um site por uma empresa. Minha proposta é ter o meu micro hospedando o meu site. Isto é impossível?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    nossa, ainda quer insistir numa possível razão?

    • Curtir 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • É possível hospedar o site inteiro do CdH em um micro atual. O gargalo principal é a rede. Qual é a estatística de acessos por segundo do fórum?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Ronaldo brandao mafra, o Gabriel já deu toda uma explicação técnica do porquê isso não é possível. Portanto não seja repetitivo.

    Agradecemos suas sugestões, mas como disse o Gabriel, é interessante antes estudar um pouco mais a fundo o assunto.

    Tópico fechado.

    • Curtir 3

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×