Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual distribuição escolher?


Kazuya Mishima

Posts recomendados

Olá,

 

Tenho Win7 no meu PC. Gostaria de uma alternativa, mas como meus recursos são escassos, quero uma distribuição de Linux que rode diretamente pelo disco CD/DVD ou Pendrive.

 

 

Quero um coisa bem leve. Soube que o Lubuntu é uma das mais leves, por isso tenho essa em mente.


Meu PC é uma "carroça" (tem uns 12 anos de uso).
trata-se de mais ou menos isso:

Pentium IV 2.8

2GB RAM DDR 333
ATI Radeon HD 3600

Tenho um HD 40GB (ATA/IDE) para SO, um de 80GB (ATA/IDE) para arquivos e um Samsung M3 de 1TB (USB). [nesses não quero mexer]

 

Não manjo NADA de inglês. Por isso tem que ter algo totalmente em PT-BR.

 

 

E ai galera do Linux? o que você me sugerem? (visto que meu foco é leveza e eficiência com eficácia garantida.)

 

 

 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usa a distro em PT-BR, em DVD chamada Kaiana que você consegue até acessar sites de bancos e pagar suas contas já que isto exige a instalação dos plugins de segurança ( o Java já está instalado ) o que não consegue em outras tão facilmente a cada boot.

 

Meu PC é tão mais velho quanto o seu: AMD Athlon XP 2200+ ( 1800 MHz ), 1 GB de memória PC133 SDR ( que veio antes da DDR ) e HD IDE de 80GB.

 

http://www.kaiana.com.br/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não "Experimentar o disco" e "Live CD" é a mesma coisa @Kazuya Mishima

 

Agora respondendo seu tópico, pode baixar o Linux Mint XFCE que já vem com todos os plugins como java , flash e etc. Creio eu que essa seja a melhor opção para você, vendo assim a mais completa, já que você não quer instalar em seu PC.

 

Mas caso queira aprender Linux, recomendo que você baixe o Debian que é levíssimo, porém tem bastante documentação para ler, e não se pode esquecer que tudo que você faz no "Ubuntu"( a distro mais popular) você também pode fazer no debian.

 

Me responda e te passo os downloads corretos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ

Experimentei o Kaiana. Mas achei muito pesado, demora uma eternidade pra iniciar e da até lag pra exibir os Menus...
__________________________________


Testei também o Lubuntu versões 12.04.1 LTS (x86) e 14.04 LTS (x86). O 12 nem roda vídeo do Youtube (acho que é algum problema com HTML5).  Mas o 14 já é mais estável. 
O grande problema com o Lubuntu é que não consigo rodar ele no Pendrive em pt-br.
quando eu preparo o pendrive com inicialização com o YUMI não aparece o menu normal com as opções de linguagens, mas um outro que não tem opção de idioma. E mesmo depois de iniciar não dá pra mudar as opções de idioma, nem mesmo as do teclado. (parece um bug)

Ressalvo também que não minha bios não tem opção de boot USB. Para tal, utilizo o Plop Boot Manager instalado no MBR de um HD.

Tentei também colocar o ISO do Lubuntu 14 pelo método com GRUB através do YUMI, dessa vez o menu de idiomas apareceu. Mas o SO não iniciou, acontece algo de errado no meio da inicialização. Tentei pelo WinSetupFromUSB 1.3 também, mas com esse o Lubuntu se quer iniciou...


 


@

 

@Kazuya Mishima,recomendo para voce a distro Metamorfhose 7.1 Tigre.toda em português e com tudo instalado,como o Mint.Ela é voltada para iniciantes.Tô quase indo pra ela também!

Boa sorte!

Essa Metamorfhose é leve?
Vou dar uma pesquisada. Valeu pela sugestão. 


@Fr4nk

(obrigado pela sugestão)

Esse Linux Mint XFCE seria leve? (Realmente eu preciso de algo leve.)
Existe em pt-br?

Qual versão você recomenda? Onde encontro?
_______________________


Uma coisa que seria bem interessante pra min é quele opção "set a persistent file size for storing changes (optional)" que tem no YUMI.
Que isso cria uma reserva de espaço no pendrive para salvar dados/configurações.

É isso mesmo? Alguém já usou? 


 


E quanto ao YUMI, vocês acham mais interessante usar outro software para preparar pendrive bootavel?  (o YUMI é o meais competente?)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fr4nk

(obrigado pela sugestão)

Esse Linux Mint XFCE seria leve? (Realmente eu preciso de algo leve.)

Existe em pt-br?

Qual versão você recomenda? Onde encontro?

 

Linux Mint 13 >> http://www.linuxmint.com/edition.php?id=113(caso queira rodar só em live CD)

 

Linux Mint 17.1 >> http://www.linuxmint.com/edition.php?id=181(caso queira instalar, essa pode dar umas engasgada)

 

Essa é minha recomendação de distros totalmente completas "Portatéis" para rodar em um Live CD.

 

Agora caso prese a leveza, mais não se importe em quebrar um pouco a cabeça procure como instalar o Debian com LXDE. Nessa sua config acho que o Debian valia a pena. Eu uso e aprovo (y)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kazuya Mishima,meu camarada!!Somos participantes do mesmo problema!!haha

Mas eu resolvi o meu através de um DVD que baixei na net. O nome do programa é UBUNTU-BOOT-REPAIR voce escolhe 32 ou 64 bits,é só procurar o site.

Quando instalei o 12.04 o Windows não deixou o Ubuntu abrir.Foi só inserir o DVD(baixei a ISO e gravei no DVD) que o programa fez tudo sozinho.

Se voce não conseguir abrir o Linux,não desmarque na Bios a opção Boot com CD,deixe marcado,que o programa vai fazer tudo.

Quanto ao Mint com interface XFCE é bem leve e usa só 256 MB.A LXDE é a mais leve de todas e pesa apenas 192 MB na memória,mas a interface Cinamon pesa 512 MB e é mais moderna,com mais recursos.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kazuya Mishima,meu camarada!!Somos participantes do mesmo problema!!haha

Mas eu resolvi o meu através de um DVD que baixei na net. O nome do programa é UBUNTU-BOOT-REPAIR voce escolhe 32 ou 64 bits,é só procurar o site.

Quando instalei o 12.04 o Windows não deixou o Ubuntu abrir.Foi só inserir o DVD(baixei a ISO e gravei no DVD) que o programa fez tudo sozinho.

Se voce não conseguir abrir o Linux,não desmarque na Bios a opção Boot com CD,deixe marcado,que o programa vai fazer tudo.

(...)

Acho que não é esse o problema, . Porque o Plop nem está instalado no mesmo HD do Windows.

E eu não pretendo instalar o Linux, quero só Live CD/USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Pessoal, para minha tristeza, o Linux Mint 13 não funcionou no pendrive, instalado com YUMI.

Então resolvi experimentar uma alternativa ao YUMI: LiveUSB Install. Para minha surpresa funcionou muito bem. Tanto o Mint 13 quanto o Lubuntu 14, inclusive eles ficam com pt-br como idioma padrão quando colocados no pendrive pelo LiveUSB Install.

Porém, acho que LiveUSB Install não consegue instalar vários no mesmo pendrive como YUMI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

_________________________________________________-

Estava usando o Lubuntu 14 no modo persistent e fiz algumas alterações. Não sei porque, mas o sistema não inicia mais no modo persistent. Depois da tela de boot o monitor desliga, como se estivesse suspenso. 


Alguém tem ideia do que possa ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...