Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para bateria de backup para perda de memória de sintonia do rádio.


Matthwus

Posts recomendados

Gente tenho em casa uma caixa com 1 twiter 1 corneta e um subwoofer, uso um modulo de 1500w (roadstar) e uma fonte dessas de cftv de 50A e um radio, até ai tudo bem, só que toda vez que tiro da tomada e ligo novamente preciso regular o rádio, queria utilizar uma bateria de nobreak para mante a configuração do radio queria ligar dessa maneira sera que funciona bem ?

 

como quero ligar:

post-598359-0-95463300-1422316427_thumb.

 

 

circuito:

 

post-598359-0-70268300-1422316442.gif

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gente tenho em casa uma caixa com 1 twiter 1 corneta e um subwoofer, uso um modulo de 1500w (roadstar) e uma fonte dessas de cftv de 50A e um radio, até ai tudo bem, só que toda vez que tiro da tomada e ligo novamente preciso regular o rádio, queria utilizar uma bateria de nobreak para mante a configuração do radio queria ligar dessa maneira sera que funciona bem ?

 

como quero ligar:

attachicon.gifeewrwe.jpg

 

 

circuito:

 

attachicon.gifCircuito-de-Fonte-simples-de-Corrente-Constante.gif

Gente, tenho em casa uma caixa com 1 twiter, 1 corneta e um subwoofer. Uso um modulo de 1500w (roadstar) , uma fonte dessas de cftv de 50A e um radio.

Até ai tudo bem. Só que toda vez que tiro da tomada e ligo novamente preciso regular o rádio.

Queria utilizar uma bateria de nobreak para manter a configuração do radio. Queria ligar dessa maneira.

Será que funciona bem ?

Não sou expert em português mas fica melhor assim!

 

A saída do rádio também é ligada na entrada do módulo, certo?

Só vejo um problema aí:

O circuito com o LM317 está como fonte de corrente constante e está ligado na fonte de 13,8V, porém esta tensão de 13,8V é muito baixa pra carregar a bateria, que totalmente carregada atinge mais de 14V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o titulo não está coerente com sua problemática mas... O que queres é um bateria de backup pro rádio é isso? Considerando que o rádio vai consumir uma corrente bem baixa mesmo em funcionamento, sim este circuito limita a corrente. Se for só pra backup, creio que só um diodo (de baixa queda) também poderia ser usado pois você não quer carregar a bateria, apenas manter a memória do rádio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o titulo não está coerente com sua problemática mas... O que queres é um bateria de backup pro rádio é isso? Considerando que o rádio vai consumir uma corrente bem baixa mesmo em funcionamento, sim este circuito limita a corrente. Se for só pra backup, creio que só um diodo (de baixa queda) também poderia ser usado pois você não quer carregar a bateria, apenas manter a memória do rádio.

... ou informe a marca/modelo do rádio para vermos se tem esquema. Quem sabe não dá pra resolver o problema de "amnésia" dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... ou informe a marca/modelo do rádio para vermos se tem esquema. Quem sabe não dá pra resolver o problema de "amnésia" dele.

Na verdade se tirar a alimentação dele ele perde a regulagem, queria deixa a bateria alimentando ele e quando eu desligar ele da tomada a bateria fica para manter as regulagens. eu queria que aquela bateria ficasse sempre em carga ( desde que a fonte de 50A esteja ligada), só que com a corrente limitada para não ter perigo de estragar ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

se você me garantir os 13,8V eu deixo você ligar na bateria sem estragar ela ok? Deixo até você ligar uma fonte 13.8V 200A. O seu circuito atende mas parece que vai cobrar alguma tensão pra trabalhar a contento. Pra não comer a bateria quando em funcionamento, que tal um diodo vindo da fonte pro rádio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você me garantir os 13,8V eu deixo você ligar na bateria sem estragar ela ok? Deixo até você ligar uma fonte 13.8V 200A. O seu circuito atende mas parece que vai cobrar alguma tensão pra trabalhar a contento. Pra não comer a bateria quando em funcionamento, que tal um diodo vindo da fonte pro rádio?

Assim daria certo para não descarregar a bateria e o radio funcionar numa boa ? um diodo em série com o B+, se achar melhor também posso deixar a fonte em 13,5v.

 

post-598359-0-67797100-1422392723_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matthwus

O problema não é o circuito, mas sim a tensão sobre a bateria que, pode até parecer que mantêm a carga num primeiro instante, mas na realidade ela não está carregando.

Ao desligar a fonte principal, ela vai descarregar tão rápido quanto um capacitor, porque ela tem a tensão mas não é capaz de fornecer corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus

O problema não é o circuito, mas sim a tensão sobre a bateria que, pode até parecer que mantêm a carga num primeiro instante, mas na realidade ela não está carregando.

Ao desligar a fonte principal, ela vai descarregar tão rápido quanto um capacitor, porque ela tem a tensão mas não é capaz de fornecer corrente.

Mas sera que não é o suficiente para manter a configuração do radio ? só vou ligar o som com a fonte ligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

do jeito que você colocou pode dar certo sim amigo. o diodo evita que a bateria forneça corrente para o módulo que eu acho que era o temor do amigo @

e pode deixar 13.8 mesmo. se bem que o ideal é 14.5 - 0.5 do diodo = 14 na bat

eu ainda colocaria + diodos p.ex. pra alimentar o rádio com a fonte durante o funcionamento e com a batteria só quando deligasse. Não tem como eu descrever em texto ok? Concentre-se na minha foto linda: vou tentar transmitir por pensamento pra você... no 3!   1....2....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanta corrente o radio gasta em modo stand by, ou desligado? Se não tiver este valor na carcaça ou nas informações do aparelho tente colocar um amperímetro ou multímetro em série com o rádio e faça esta medição.

Mesmo assim te adianto que eu duvido muito, a não ser que a alimentação seja só  para um ci de memoria ou algo do gênero...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se eu deixar 1 mes sem ligar a fonte principal e tambem sem ligar o som, acha que a bateria de nobreak 12v 7A aguenta segurar a configuração por 1 mes inteiro ?

Por isso perguntei a marca e modelo.

Se não tiver, tira um self da placa (self? ... essa é boa)

De repente dá pra identificar o CI responsável pelo armazenamento das configurações, e uma bateria de 3V  do tipo usada em motherboard de PC seria o suficiente pra mantê-las durante um bom tempo.

No caso de PCs mesmo, o relógio fica trabalhando anos com elas, mesmo a placa estando sem alimentação ou fora do micro --->

http://lista.mercadolivre.com.br/bateria-cr2032-3v-para-computador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se me permite uma visão prática da coisa, a bateria 7AH pode durar meses com seu rádio em stanbby sim amigo. Pra teste, se não se sentir a vontade em medir a corrente (e se conseguir ficar dias sem ouvir rádio kk) meça a tensão dela diariamente pra ver o quanto cai.

 

Pra EU ficar mais vontade com seu teste:

Corrente: tensão num resistor 10R em série com B+ -->> meça SÓ EM standby

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se me permite uma visão prática da coisa, a bateria 7AH pode durar meses com seu rádio em stanbby sim amigo. Pra teste, se não se sentir a vontade em medir a corrente (e se conseguir ficar dias sem ouvir rádio kk) meça a tensão dela diariamente pra ver o quanto cai.

 

Pra EU ficar mais vontade com seu teste:

Corrente: tensão num resistor 10R em série com B+ -->> meça SÓ EM standby

o radio é um pioneer DEH-1450UB, depois faço o teste e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pensei que fosse um simples rádio, mas neste, melhor não mexer. Tem que ter uma boa experiência pra consertar ou fazer qualquer alteração na placa.

De qualquer forma o IC671 pode estar com problema. É uma memória FLASH que deve armazenar as configurações.

Ou, como é automotivo, as configurações podem ficar em memória volátil (RAM) porque ele está sempre ligado na bateria e não perderia os dados, a não ser que fosse desconectado dela.

 

post-387879-0-48366900-1422467375_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei que fosse um simples rádio, mas neste, melhor não mexer. Tem que ter uma boa experiência pra consertar ou fazer qualquer alteração na placa.

De qualquer forma o IC671 pode estar com problema. É uma memória FLASH que deve armazenar as configurações.

Ou, como é automotivo, as configurações podem ficar em memória volátil (RAM) porque ele está sempre ligado na bateria e não perderia os dados, a não ser que fosse desconectado dela.

 

attachicon.gif671.gif

Sim, como eu uso fonte para ligar ele toda vez que desligo a fonte ele perde a regulagem e quando ligo tenho que regular novamente, por isso quero adicionar essa bateria junto, para que quando eu desligo a fonte a bateria mantém a configuração do radio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SIM, excesso de corrente na bateria nunca estragaria ou danificaria o seu rádio. Ele só vai "pegar" a corrente necessária para se manter ou funcionar.

Pretendo usar essa bateria, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-612537929-bateria-selada-nobreak-12v-7a-para-alarmes-e-cerca-eletrica-_JM

sera que da certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vai fundo, meu amigo, se for só pra manter as configurações dá tranquilo.

Mesmo porque o seu equipamento tem um CI que controla e faz a regulagem de tensões para todas as etapas do circuito, desde a de potência às de controles.

 

"Então posso ligar como postei a cima apenas com um diodo em série entre a fonte e a bateria dai pegar alimentação antes desse diodo e o radio alimentado pela bateria ? pelo fato da corrente da fonte ser de 50A não vai estragar a bateria ? a tensão é estável em 13,8v."

13,8V é uma tensão baixa pra carregar a bateria, porém como é só para o propósito citado, coloque o diodo com anodo na bateria e catodo para o resto da alimentação do circuito. Isto garantirá que a bateria só entrará em "ação" na  falta da alimentação principal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Pseudo desenterro de tópico....

 

Galerinha .... Eu bolei um esquema meio retardado( por causa das baterias de Li ion 3x 18650 retiradas de uma bateria de note bichada) mas que tem funcionando sem problemas, pelo menos até agora as baterias não morreram e nem pegaram fogo....kkkkk Já vai fazer +- um ano que estou usando o Rádio( Sony CDX- GT417) montado assim, as baterias conseguiram manter por bastante tempo a memória do rádio( + de um mês desligado) , e quando se liga a fonte elas pegam carga novamente... Não precisei usar nenhum componente especial além de um Relê  de 5 pernas que seja acionando com 5V e que aguente pelo menos 15A em 12V ...

 

O rádio está ligado nos 12V mesmo que uma fonte ATX fornece.... Os 5V da fonte serve para acionar o Relê ..  Ou seja precisa dos 5v também.... Nesse esquema não pode-se usar as fontes modificadas para 14v por que vai sobrecarregar a bateria por não ter um circuito que limite a tensão na bateria. Só falou um esquema para evitar que a bateria fique com menos de 9v de carga....Nos testes que eu fiz com fonte desligada por +- um mês eu monitorei a bateria e ela não ficou abaixo dos 10V não...  Ahh Antes de ligar as baterias em série, eu as carreguei em um carregador de parede e me certifiquei de que elas tivessem a mesma tensão(4.2v carregadas) e que fossem do mesmo modelo...

 

O esquema ficou assim... O fio do pós chave do carro eu liguei direto nos 12v da fonte. O Fio amarelo 12v Rádio eu liguei em paralelo  com o fio + da bateria( 3x bateria de li ion em série), e depois eu liguei no pino 87 do Relê. O 12V da fonte eu liguei no pino 30 ....  O 5V liguei no 86 e o negativo ou terra da fonte eu liguei no 85....  Sobre carga não vai dar até porque eu estou usando 12V que a fonte atx fornece  isso deixa um pouco a baixo da soma de todas as baterias carregadas da 12.6V(4.2v*3)....  Em anexo está o esquema desenhado e o esquema de ligação do Relê... Não sou técnico em eletrônica então já peço desculpa pelo desenho grosseiro feito no Paint..kkk

 

Update! O Fio do vermelho do 12v pós chave vai direto no 12v da fonte sem passar pelo Relê, motivo é que se o esse fio fosse ligado junto com o amarelo do rádio,  o rádio ligaria mesmo estando com a fonte desligada da tomada e isso consumiria a energia da bateria de forma desnecessária ... A função do Relê é impedir que a fonte descarregue a bateria quando estiver desligada...

Eu tentei usar 12V para acionar o Relê, mas não deu certo porque ele arma e não desarma eu tinha testado com Relê 12v de carro, depois que eu troquei pelo de 5v.... Não se  de um diodo faria diferença nesse caso, não testei como diodo pra saber... Com o 5v deu certo eu acabei deixando assim mesmo..

esquema de ligação do radio.jpg

rele00.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu trabalhava instalando som de carro e ia colocar uma gaveta num toca fitas que tinha memória usava uma bateria 9V para manter as memórias e a configuração do rádio, se seu rádio tiver um fio independente para a memória poderia experimentar ligar a bateria de 9V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Picco disse:

Quando eu trabalhava instalando som de carro e ia colocar uma gaveta num toca fitas que tinha memória usava uma bateria 9V para manter as memórias e a configuração do rádio, se seu rádio tiver um fio independente para a memória poderia experimentar ligar a bateria de 9V.

Esses Cd-players  de "marca" geralmente usam a própria bateria do carro para manter a memória, é por isso que a linha 12v vem divididas em 2 fios, sendo um que vai direto na bateria e o outro na chave de ignição para impedir que o rádio ligue com o carro desligado...  Eu já pensei em usar 3 pilhas de placa-mãe em série mas não sei se elas aguentariam ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, zex disse:

Esses Cd-players  de "marca" geralmente usam a própria bateria do carro para manter a memória, é por isso que a linha 12v vem divididas em 2 fios, sendo um que vai direto na bateria e o outro na chave de ignição para impedir que o rádio ligue com o carro desligado...  Eu já pensei em usar 3 pilhas de placa-mãe em série mas não sei se elas aguentariam ....

Pode experimentar também, o consumo da memória é muito pouco talvez dure bastante tempo. Eu não sei qual é a capacidade de cada pilha dessas, mas acho que uma bateria tem maior capacidade e vai durar mais, tem que ver também a questão do custo, se as três pilhas for mais caro do que a bateria acredito que seja melhor a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...