Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Módulo de controle geladeira Brastemp


Felipe285

Posts recomendados

Estou com um módulo de uma geladeira Brastemp frost free com defeito. A geladeira se comporta exatamente como no vídeo abaixo:

 

Já troquei o módulo defeituoso por um novo e a geladeira ta funcionando perfeitamente, porém gostaria de consertar a placa defeituosa. Segue algumas imagens abaixo:

 

IMG_20150222_225517_3552_zps524a3563.jpg

IMG_20150222_225602_0602_zpsca34e2b0.jpg

 

Já testei alguns componentes e até agora parece tudo normal. Alguém tem alguma ideia de algum componente com defeito?

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar relés e C5. Caso não resolva, só pode ser micro-controlador. Aí é lixo mesmo.

Tirei o C5 e medi com o multímetro sua capacitância. Fechou com os 47uf do mesmo...

Tem alguma razão por ter me falado do capacitor C5?

Quanto aos relés, a resistência de suas bobinas parecem estar tudo ok.

 

Teste primeiro o capacitor amarelo que esta atrás dos reles (primeira foto), ele pode estar aberto ou alterado. 

Tirei o capacitor amarelo que nele tem as seguintes especificações: 2uf - 400V~ - 50...60Hz

No meu multímetro marca uma capacitância de uns 0,7uf. Para trocar esse capacitor qualquer um de poliéster serve ou tem que ser um especial para motor?

 

Estou pensando em trocar todos os capacitores e os relés da placa, acredito que são os componentes mais suscetíveis a apresentarem defeito, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei o C5 e medi com o multímetro sua capacitância. Fechou com os 47uf do mesmo...

Tem alguma razão por ter me falado do capacitor C5?

Quanto aos relés, a resistência de suas bobinas parecem estar tudo ok.

 

Tem razão sim:

"ESR" Resistência série equivalente em capacitores.

Esta resistência tem que ser baixa. É uma grandeza elétrica medida em corrente alternada de 100Khz. Para este tipo de capacitor, tem que dar menos de 10 Ohms.

 

Não pode ser medida com multímetro comum. Tem que ser medida com um LCR meter como este: 

medidor-lcr-digital-hikari-hx120_iZ3661X

Capacitores que ficam perto de fontes de calor, geralmente apresentam este problema. 

 

 

Quanto aos relés, faltou você medir a resistência dos contatos Normal fechado e Normal aberto.

Quando na posição fechada, para o contato correspondente, tem que dar zero Ohms na escala de 200 Ohms do multímetro. 

 

Estes contatos normalmente se desgastam com o ligar e desligar do compressor do refrigerador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Tirei o capacitor amarelo que nele tem as seguintes especificações: 2uf - 400V~ - 50...60Hz

No meu multímetro marca uma capacitância de uns 0,7uf. Para trocar esse capacitor qualquer um de poliéster serve ou tem que ser um especial para motor?

 

Estou pensando em trocar todos os capacitores e os relés da placa, acredito que são os componentes mais suscetíveis a apresentarem defeito, certo?

Esse capacitor amarelo forma uma fonte sem trafo para alimentar parte dessa placa, como ele é de 2uF e esta medindo 0,7uF, ele esta alterado, acredito que um de poliéster vai funcionar normal ai, pois já vi eles sendo usados para esse intuito... (fonte sem trafo).

 

PS: Não deixe de testar os contatos dos reles como o colega Albert já mencionou!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 8 meses depois...

Tenho uma geladeira brastemp frostt free brr49. Não sou tecnico e sei que nao vou saber coisas de um tencico, porém gostaria de saber onde esta o defeito da minha geladeira, pelo menos para nao ser enganado quando chamar um.
Bom, minha geladeira de um dia para utro nao gela nada, nem pouco nem muito. Nada mesmo, tambem nao ouço o barulho do motor, as lampadas internas acendem normal, o painel pisca tambem. Fiz alguns possiveis testes com o multimetro, nas resistencias internas, deu continuidade, ja naqueles chicotes que vem da geladeira que se conectam a resistencia, nao deu certo...
Na parte de baixo onde fica o motor e a placa, eu abri a placa, tirei e reconectei tambem nao deu certo, tentei aplicar o multimetro ali, mas tambem nao deu certo, nao sei se pelo encaixe que nao iria, então ficou a duvida se o defeito estava ali. No motor tambem tentei colocar o multimetro na ligação do motor, mas nao deu encaixe para conectar o multimetro, logo ficou essa duvida...
Algumas duvidas que tenho é; se as luzes internas estão acendendo, descartaria a queima da placa? se o motor nao faz barulho, nao esquenta, pode ser algo nele?
Obrigadoooo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia amigos do clubedohardware! 

Tenho um freezer Brastemp Inverse modelo BRE49B 220v. Ela não está funcionando a parte superior da geladeira para resfriar os alimentos. Verifiquei que as passagens de ar frio na parte inferior do congelador não estão obstruídas por gelo, e que o congelador e o ventilador estão funcionando normal. Uma vez aconteceu a mesma coisa mas havia muito gelo no congelador impedindo da passagem do ar frio para a parte superior, foi trocado apenas o sensor de degelo e após a troca o refrigerador voltou a resfriar os alimentos na parte superior. Solicitei a visita de um técnico especializado o diagnóstico dele foi apenas visual e me disse que teria que trocar o kit de degelo. Seria mesmo isso? O que poderia ser o problema de não resfriar a parte superior do freezer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa tarde tudo bem, tenho uma geladeira brastemp xrx48d que funciona normal, so q dps de uns 15min quando eu abro a porta o motor para e as luzes fica piscando e o rele fica fazendo barulho tek tek tek... "acionando".

Depois quando fecho a porta ela demora um pouco e volta a funciona.

o que pode ser??

Desde ja Obrigado.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi. desculpa a demora em responder....

A placa com circuito de controle pode estar sendo subalimentada devido a algum capacitor com problema. Pode ser tanto o que fica em série com a rede como algum eletrolítico que fica em paralelo com a alimentação. Algo como capacitor ressecado...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Oi. desculpa a demora em responder....

A placa com circuito de controle pode estar sendo subalimentada devido a algum capacitor com problema. Pode ser tanto o que fica em série com a rede como algum eletrolítico que fica em paralelo com a alimentação. Algo como capacitor ressecado...

È o rele do modulo de controle q fica fazendo barulho, então pode ser o capacitador nao o rele em si?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marcio Ags Como já te foi dito, essa falha ai é provocada por capacitor fraco, os reles já são bem mais difíceis de apresentar problemas.

Se sua placa for igual a do autor do tópico, o capacitor a ser trocado é o amarelo que esta atras dos reles, (segunda foto do primeiro post).

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...