Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DIY e-GPU - Fazendo eGPU no meu Laptop!


Alberth OC

Posts recomendados

Quando ligo monitor externo no HDMI1.4 a saída de vídeo é pela interna não tem como ser pela 640. Já tentei forçar a saída pela 640 de vários modos, mas nenhum deu certo. mesmo que os aplicativos estejam rodando nela como jogos, etc. quando abro as propriedades do adaptador ou tento listar todos modos o máximo que me aparece é 2048x1536.

 

Se supostamente eu conseguisse sair o vídeo pela 640 ele seria a 30Hz pela limitação de banda do HDMI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/01/2018 às 12:19, P3droG4briel disse:

Ajudem mais um iniciante por favor!!

 

Meu principal motivo de fazer a eGPU não é pra rodar jogos, mas sim no limite de resolução e atualização da porta HDMI do meu notebook.

Eu sempre uso monitor externo em casa para tratamento de fotos, e recentemente adquiri um dell U2718Q. ele tem 3840x2160 com HDR, porém na HD4000 o máximo que consegui foi 2560x1440 a 50hz com CVT-RB.

 

Segue o material que já possuo:

Sony vaio SVS13, I7 3520M 2,9Ghz, 12Gb DDR3, SSD 840 EVO, hd4000, GF 640M LE.

Para o EGPU já tenho uma GTX 960 4gb.

 

minha dúvida é qual kit comprar:

EXP GDC V8.4, a $50,00 : https://www.aliexpress.com/item/EXP-GDC-Laptop-External-Independent-Video-Card-Dock-with-PCI-E-Interface-Black/32456172794.html?spm=2114.search0104.3.2.46794f57BCFmbU&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_3_10152_10065_10151_10344_10068_10342_10547_10343_10059_10340_10314_10548_10341_10534_100031_10084_10604_10083_10103_10307_10615_10142,searchweb201603_25,ppcSwitch_5&algo_expid=5e541b4d-1ad2-4ea3-90ab-185cd4a64489-0&algo_pvid=5e541b4d-1ad2-4ea3-90ab-185cd4a64489&priceBeautifyAB=2

 

PE4C V3.0, a $130

http://www.hwtools.net/Adapter/PE4C V3.0.html#Web-Shop

 

Alguém poderia me explicar as principais diferenças entre eles?

 

Acredito que esteja acontecendo alguma coisa relacionada a entrada HDMI que você esteja plugando no seu Dell. É estranho mesmo ele não estar setando a resolução original do Monitor, já pesquisou mais a fundo o por quê desse problema?

 

Sobre a recomendação de eGPU, a vantagem do PE4C V3.0 com relação ao EXP GDC é que ele possui cabo soldado, não perdendo dados entre o eGPU e o laptop, há menos interferência na comunicação e transferência de dados, fora que isso ajuda você a conseguir rodar jogos e aplicações em PCI Gen 2, coisa que dependendo do laptop e da placa de vídeo o EXP GDC não conseguiria. Se tiver dinheiro para comprar o PE4C vai nele, mas lembre-se de usar um redirecionador, pois comprando direto a chance de ser taxado em dobro é gigante porque eles enviam por transportadoras privadas como DHL, FedEx etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que a conexão HDMI está fisicamente ligada a placa intel, mesmo que o processamento seja feito pela 640, os frames voltam p/ a memória onboard.... então não consigo usar a resolução máxima da 640.

Outro ponto interessante que noto é a queda de frames nos jogos usando o monitor integrado. no externo sempre fica um pouco maior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, P3droG4briel disse:

Acontece que a conexão HDMI está fisicamente ligada a placa intel, mesmo que o processamento seja feito pela 640, os frames voltam p/ a memória onboard.... então não consigo usar a resolução máxima da 640.

Outro ponto interessante que noto é a queda de frames nos jogos usando o monitor integrado. no externo sempre fica um pouco maior...

eu achei um problema igualzinho ao teu num forum gringo

 

a resposta que ele deu foi:
 

Citação

Just received a good technical explanation of how HDMI works, and why the Vaio Pro can do 4K (tl;dr: get a PC with HDMI 1.4 or higher, and get a good quality -- but not necessarily too expensive -- HDMI cable):

 

"Nah, HDMI can carry specific bandwidth. HDMI 1.4 can carry around 8Gbit information.

As long as Image's Height x Width x Refresh rate x bits pet pixel < HDMI bandwidth, its up to the implementation to output the data. HDMI 1.4 specifies max 4K @ 30Hz and since I assume Sony Vaio Pro uses at least HDMI 1.4, then it will not be a problem, as long as the cable + HDMI plugs (that makes a difference) can carry the required bandwidth. Some cables are awful and cannot sustain high frequencies, so they can output only FullHD (1920x1080), while others are much better (that BTW doesn't mean I justify spending $100 for a cable).

 

There are some compressions that can be implemented, that the human eye will not notice, so it is entirely possible, but I doubt that's being done."

 

Talvez tu resolva com um cabo HDMI de melhor qualidade, o HDMI 1.4 que não ajuda muito mesmo, pode estar limitando o uso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Senhores, será que consigo fazer um egpu no meu note. Trata-se de um i7-720qm, 8 gb ddr3-1333, radeon hd 5650 1gb, 120 ssd. Tenho duvidas por se a primeira família de i7 e também pelo fato dos slots mSata e mPci-e serem idênticos. Segue as imagens do slot (2 slots) usado na plaquinha wi-fi.

Desde já agradeço!

WhatsApp Image 2018-01-20 at 07.30.54 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-01-20 at 07.30.54.jpeg

WhatsApp Image 2018-01-20 at 07.30.55 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-01-20 at 07.30.56.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
10 horas atrás, J0seph disse:

Olá! Sou novo aqui, mas eu gostaria de saber uma coisa.

Como posso saber se a minha bios não ira bloquear a egpu?

Procura por "Whitelist", que são os notebook's que não aceitam a Egpu, possivelmente não tenha todos nesta lista

Caso não esteja na Whitelist, somente testando pra realmente saber se funciona hehehehehehe 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/01/2018 às 07:39, s4mukz disse:

Bom dia Senhores, será que consigo fazer um egpu no meu note. Trata-se de um i7-720qm, 8 gb ddr3-1333, radeon hd 5650 1gb, 120 ssd. Tenho duvidas por se a primeira família de i7 e também pelo fato dos slots mSata e mPci-e serem idênticos. Segue as imagens do slot (2 slots) usado na plaquinha wi-fi.

Desde já agradeço!

WhatsApp Image 2018-01-20 at 07.30.54 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-01-20 at 07.30.54.jpeg

WhatsApp Image 2018-01-20 at 07.30.55 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-01-20 at 07.30.56.jpeg

Alguém se habilita?rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, s4mukz disse:

Alguém se habilita?rsrs

não respondi antes, porque realmente não tenho muito conhecimento... o meu era segunda geração e funcionou, acredito que no teu funcione.

Sobre os slots... achei em uma página em inglês isto:

 

"Compatibilidade mSATA e mPCIe Embora o fator de forma compartilhada e o conector físico tenham sido benéficos para fabricantes e usuários finais, isso também cria muito espaço para confusão. Isso é simplesmente porque esses dois formatos de cartão são os mesmos, mas não são necessariamente compatíveis. Enquanto os cartões mSATA se encaixam em qualquer slot de cartão mPCIe, eles funcionam apenas corretamente se esse slot estiver conectado a um controlador host SATA. Isso geralmente será rotulado claramente nas especificações do sistema, com os slots compatíveis sendo rotulados como mSATA ou mPCIe / mSATA compartilhado. Alguns sistemas oferecem slots mSATA dedicados, embora isso seja raro. Esses slots só funcionariam com cartões mSATA; Os cartões mPCIe instalados neles não funcionarão corretamente."

 

em outras palavras, bem possível que funcione, porém somente testando pra ter certeza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/01/2018 às 07:39, s4mukz disse:

Bom dia Senhores, será que consigo fazer um egpu no meu note. Trata-se de um i7-720qm, 8 gb ddr3-1333, radeon hd 5650 1gb, 120 ssd. Tenho duvidas por se a primeira família de i7 e também pelo fato dos slots mSata e mPci-e serem idênticos. Segue as imagens do slot (2 slots) usado na plaquinha wi-fi.

Desde já agradeço!

WhatsApp Image 2018-01-20 at 07.30.54 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-01-20 at 07.30.54.jpeg

WhatsApp Image 2018-01-20 at 07.30.55 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-01-20 at 07.30.56.jpeg

 

Compatibilidade de eGPU é relativo colega, você tem 50% de chances do mesmo funcionar ou não, não posso chegar aqui e falar que irá funcionar sendo que nunca cheguei a testar ou ver alguém realizando com o mesmo laptop que o seu.

 

Sobre a placa de vídeo 5650, ela é antiga, pode acontecer do eGPU não reconhecer ela, mas novamente só testando para ver se irá funcionar, se tiver outra placa para testar tmb seria bem útil.

 

Os dois slots mPCIe você precisa saber se ambos são compatíveis com PCIe ou apenas o que estava a placa wireless é, pois assim não necessita de você remover essa plaquinha e ter que comprar um adaptador wireless USB caso queira continuar usando a internet via Wi-Fi.

 

Esse seu i7 é uma CPU boa, mas não vá achando que pode colocar uma placa muito forte como uma GTX 1070, acredito que até uma 1060 terá um pouco de gargalo. Mas melhor ele do que um i5 da mesmo geração. Lembrando que como é i7 primeira geração você não conseguirá usar o eGPU no monitor interno, tendo que ter um externo para fazer funcionar, ainda mais porque tem a questão de placas AMD não gerarem vídeo mesmo se fosse um i7 de segunda geração, pois a AMD não tem uma tecnologia semelhante a Optimus da Nvidia que possibilita o uso do monitor interno do note, mas você mesmo assim perde desempenho comparado à um monitor externo.

 

Espero que eu tenha esclarecido as suas dúvidas!

 

adicionado 0 minutos depois
Em 31/01/2018 às 21:54, J0seph disse:

Olá! Sou novo aqui, mas eu gostaria de saber uma coisa.

Como posso saber se a minha bios não ira bloquear a egpu?

 

Pesquisando o modelo do seu laptop na net a fora sobre eGPU, caso não encontre terá que ou arriscar em tentar fazer eGPU ou deixar pra lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Caros usuários,

buscando evitar tópicos muito grandes que acabam por perder a organização, e de forma a aumentar suas chances de obter respostas, tornar as dúvidas mais visíveis e facilitar o entendimento e análise de cada caso individualmente, este tópico será fechado e aqueles que desejam debater sobre assunto semelhante devem criar novo tópico neste setor. Contamos com a colaboração de todos e agradecemos por usarem o Fórum.

 

Certo de vossa compreensão,

gustavodbg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...