Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DIY e-GPU - Fazendo eGPU no meu Laptop!


Alberth OC

Posts recomendados

Bom Dia, Estou pensando em comprar um egpu, mais tenho uma dúvida meu notebook é um positivo i7 6gb de RAM e quero saber se algum egpu funcione nesse meu notebook, e se possível qual você me recomendaria pra esse meu Note?

Lembrando que ele só tem a entrada mpcie!!

Agradeço pela atenção!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia, Estou pensando em comprar um egpu, mais tenho uma dúvida meu notebook é um positivo i7 6gb de RAM e quero saber se algum egpu funcione nesse meu notebook, e se possível qual você me recomendaria pra esse meu Note?

Lembrando que ele só tem a entrada mpcie!!

Agradeço pela atenção!!

 

existem diversos tipos de modelos de eGPU, tem o PE4C V2.1 e 3.0, EXP GDC Beast, PE4H etc. Eu recomendaria o PE4C V3.0, pois conta com PCIe 3.0. Mas caso queria economizar um pouco pode comprar o EXP GDC mesmo. Se vai funcionar no seu notebook eu não posso afirmar, pois nem eu sabia se funcoinava no meu e deu certo, mas se seu note é recente acredito que poderá funcionar, não é afirmação, mas notes recentes (de 2010 pra cá) as chances de funcionar são maiores. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

existem diversos tipos de modelos de eGPU, tem o PE4C V2.1 e 3.0, EXP GDC Beast, PE4H etc. Eu recomendaria o PE4C V3.0, pois conta com PCIe 3.0. Mas caso queria economizar um pouco pode comprar o EXP GDC mesmo. Se vai funcionar no seu notebook eu não posso afirmar, pois nem eu sabia se funcoinava no meu e deu certo, mas se seu note é recente acredito que poderá funcionar, não é afirmação, mas notes recentes (de 2010 pra cá) as chances de funcionar são maiores. Abraços!

Agradeço pela resposta, tu pode mandar o link de um site confiável desses: PE4C V3.0, e o V2.1??

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/09/2015 às 13:42, RogerCandia disse:

Boa tarde! Alberth, depois de alguns meses tentando fazer essa experiência com meu notebook, acabei por me desencantar porque meu notebook não é compatível, é um sti is1414, com algumas modificações, mudei processador e aumentei a RAM. O adaptador q comprei é o exp beast v6. O meu problema foi não conseguir deixar e-gpu se tornar o vídeo principal, pois deu conflito com o vídeo do notebook, e não tenho opções na BIOS do meu note, nem tem como atualizar a BIOS, ela nunca foi atualizada desde seu lançamento. Obrigado pelas dicas @alberth e boa sorte pra quem vai tentar ainda! Abraço!

 

Está dando conflito porque você não desabilitou a VGA dedicada do note. Tente fazer isso no gerenciador de dispositivos, se não conseguir terá que comprar o SETUP 1.x para poder desabilitar via BIOS. Aqui está o link do vendedor:

 

http://forum.techinferno.com/diy-e-gpu-projects/2123-diy-egpu-setup-1-30-previously-setup-1-x.html

Em 10/09/2015 às 08:41, MichaelDNF disse:

Agradeço pela resposta, tu pode mandar o link de um site confiável desses: PE4C V3.0, e o V2.1??

Abraços.

 

http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Daps&field-keywords=pe4c+v3.0

 

http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2050601.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.Xpe4c.TRS0&_nkw=pe4c&_sacat=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/09/2015 às 13:43, RogerCandia disse:

Pois é alberth, eu tentei de várias formas desabilitar a VGA integrada do note mas não deu, eu tinha lido algo sobre essa atualização da BIOS, mas achei arriscado, e não fui mais adiante. 

 

Na vrdade não é uma atualização, e sim um programa para você desabilitar a VGA dedicada em casos onde não consiga fazer o mesmo via gerenciador de dispositivos. Me passe seu contato caso não queira mais o eGPU e irei te ajudar na venda. Tenho umas pessoas no meu canal que estão querendo comprar um eGPU, mas não querem importar. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi teus videos, e sinceramente, AMEI, simples e eficiente. Meu avell possui um i7 4710MQ, assim, comparando passmark ele se compara a um i5 4650 por ai. Ou seja, seguraria até uma 980 Ti. Ano que vem quero fazer isso, e se eu fizer, posto por aqui tudo. o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Em 15/09/2015 às 22:13, Flávio Santana Lima disse:

Vi teus videos, e sinceramente, AMEI, simples e eficiente. Meu avell possui um i7 4710MQ, assim, comparando passmark ele se compara a um i5 4650 por ai. Ou seja, seguraria até uma 980 Ti. Ano que vem quero fazer isso, e se eu fizer, posto por aqui tudo. o/

 

Não sabe como fico feliz em ler estes tipos de comentários, isso que me faz continuar a fazer vídeos sobre o eGPU, mesmo que também não sejam a ver com o mesmo são uma baita motivação. Abraços colega e qualquer dúvida estarei aqui para lhe ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/09/2015 às 01:47, Alberth OC disse:

Não sabe como fico feliz em ler estes tipos de comentários, isso que me faz continuar a fazer vídeos sobre o eGPU, mesmo que também não sejam a ver com o mesmo são uma baita motivação. Abraços colega e qualquer dúvida estarei aqui para lhe ajudar!

Pois é haha, e eu estive pensando sobre isso e no seu caso o seu notebook não possui VGA dedicada, porém o meu Avell possui uma 860m, que é uma 750 Ti só que para notebook, assim como também uso o windows 10. será que seria possível usar a eGPU como primária e a 860m para physx?? Pois como você disse antes, a questão do windows 10 é que nativamente ele aceita, e como a bios no meu note é bem aberta, provável que não seja limitante, mas só testando para ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Cara, muito bom saber disso! Tive envolvido num projeto da faculdade em 2013 para conseguir produzir um "eGPU". Estava usando como base uma PCI que notebooks Positivos tem muito e uma HD5770. USB descartei por serem lentos e não tive coragem de por meu notebook no meio da confusao, era só um de testes. porém fracassei no projeto, justamente na parte do sistema reconhecer! Fiquei muito feliz de ver isso funcionando e muito bem pelo que pude notar! Tenho algumas duvidas:

Meu notebook é um Samsung NP 550 (na assinatura), e já possui uma GPU NVIDIA com tecnlogia Optimus, teria chances? Tem como me passar uma lista de compatibilidade desse teu modelo de adaptador?

Pra ligar uma bruta HD 7950 3GB (PCIE 3.0), tem algum problema? Tenho uma Fonte Seventeam velha, mas que funciona de 550W pra usar.

Abraços! Espero resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, muito bom saber disso! Tive envolvido num projeto da faculdade em 2013 para conseguir produzir um "eGPU". Estava usando como base uma PCI que notebooks Positivos tem muito e uma HD5770. USB descartei por serem lentos e não tive coragem de por meu notebook no meio da confusao, era só um de testes. porém fracassei no projeto, justamente na parte do sistema reconhecer! Fiquei muito feliz de ver isso funcionando e muito bem pelo que pude notar! Tenho algumas duvidas:

Meu notebook é um Samsung NP 550 (na assinatura), e já possui uma GPU NVIDIA com tecnlogia Optimus, teria chances? Tem como me passar uma lista de compatibilidade desse teu modelo de adaptador?

Pra ligar uma bruta HD 7950 3GB (PCIE 3.0), tem algum problema? Tenho uma Fonte Seventeam velha, mas que funciona de 550W pra usar.

Abraços! Espero resposta!

 

Primeiramente obrigado por ter gostado do vídeo e uma pena seu projeto não ter funcionado. Vamos as respostas:

Sim, seu notebook tem grandes chances de funcionar, pois já possui uma GPU e com essa tecnologia fica mais fácil a compatibilidade. Sobre a lista, não existe especificamente uma lista oficial, mas tem um fórum que reúne um bom banco de dados de notebooks que funcionaram o eGPU, se quiser ela eu posso te passar via MP. Sobe a compatibilidade do modelo do meu eGPU ela é bem grande, pois é da fabricante BPlus que já tem conhecimento dessa área eGPU, então provavelmente seu notebook possa rodar.

Essa placa poderá funcionar sim, mas tem aquela questão: Dependendo do tipo de conexão que você for usar terá um limite de barramento e, por conta desse limite, poderá ocorrer que sua placa não tenha o desempenho total. Ela irá funcoinar, mas não terá garantias de um desempenho de 100% (como ocorre na minha GTX 580 pelo fato da largura de banda dela ser alta e por eu estar usando uma conexão mPCIe) dependendo da conexão que você for utilizar. Mais dúvidas é só postar colega. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que negócio fantástico. Agora tem (alguma/muito/pouca) diferença de desempenho para os modelos que usam pci-express dos modelos que usam a express card? Prefiro usar a express card. Geralmente fica sem uso mesmo. Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que essa "solução" traria bons resultados?

Alguém que conhece melhor  as conexões poderia me dizer se é possivel a utilização em um note?

 

 

http://pt.aliexpress.com/store/product/King-size-Mini-pci-e-to-2-PCI-Express-16x-slot-adapter-riser-card-for-Mini/710969_32278796267.html

 

Complementando, acho que um adaptador que use cabo flat também ajudaria na hora de passar pela tampa do note...

 

http://pt.aliexpress.com/item/PCIE-express-1X-Riser-Card-Adapter-estender-Cable-Length-19cm/1611429333.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que essa "solução" traria bons resultados?

Alguém que conhece melhor  as conexões poderia me dizer se é possivel a utilização em um note?

 

 

http://pt.aliexpress.com/store/product/King-size-Mini-pci-e-to-2-PCI-Express-16x-slot-adapter-riser-card-for-Mini/710969_32278796267.html

 

Complementando, acho que um adaptador que use cabo flat também ajudaria na hora de passar pela tampa do note...

 

http://pt.aliexpress.com/item/PCIE-express-1X-Riser-Card-Adapter-estender-Cable-Length-19cm/1611429333.html

 

O primeiro eu não conhecia, pelo título diz que funciona com placa de vídeo. Porém é muito mais caro comparado ao meu adaptador que é mais tradicional e possui uma maior chance de funcionar. O segundo não funciona, pois é um externsor que usa a entrada PCIe e não mPCIe, não confunda essas duas entradas. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro eu não conhecia, pelo título diz que funciona com placa de vídeo. Porém é muito mais caro comparado ao meu adaptador que é mais tradicional e possui uma maior chance de funcionar. O segundo não funciona, pois é um externsor que usa a entrada PCIe e não mPCIe, não confunda essas duas entradas. Abraços!

A sim. postei o link errado no segundo item, encontrei um expansor para note mesmo, na outra ponta existe inclusive o local para encaixar a placa mPci e não somente o slot.

No primeiro item eu pesquisei com o vendedor e só não rola placas para a linha pai 3.x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto, alguém saberia me dizer qual fabricante hoje em dia tem note com porta pci?

No caso, se quiser usar no note, irá utilizar no mpci-e de onde fica a placa wireless.

A outra opção seria achar um notebook com express port, aí o gargalo é minimo, porém são bem raros hoje em dia, e pelo que sei, os Latitude 6000 da Dell que possuem express port no mercado, e custam quase 8k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso, se quiser usar no note, irá utilizar no mpci-e de onde fica a placa wireless.

A outra opção seria achar um notebook com express port, aí o gargalo é minimo, porém são bem raros hoje em dia, e pelo que sei, os Latitude 6000 da Dell que possuem express port no mercado, e custam quase 8k.

O Dell E5510 parece ser uma boa opção para o upgrade.

E tem uns usados com preço bom por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Dell E5510 parece ser uma boa opção para o upgrade.

E tem uns usados com preço bom por aí.

Aí entra a questão do processador. Caso pegue um desse E5510 o processador que irá te gargalar, e pelo que vi é um i5 520m, é muito fraco para um VGA hoje.

Caso queria uma eGPU com uma GTX 970 ou melhor, terá que pegar um notebook com express card e com um i7 4710mq minimo, pois este i7 se assemelha em performance a um i5. Aí não terá gargalo. Mas se pegar um notebook sem processador quad core, ou seja apenas M ou os U, aí não garanto mais que uma 960 já terá gargalo alto. Já vi um i5 4210U gargalando uma 860m que é uma 750 TI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí entra a questão do processador. Caso pegue um desse E5510 o processador que irá te gargalar, e pelo que vi é um i5 520m, é muito fraco para um VGA hoje.

Caso queria uma eGPU com uma GTX 970 ou melhor, terá que pegar um notebook com express card e com um i7 4710mq minimo, pois este i7 se assemelha em performance a um i5. Aí não terá gargalo. Mas se pegar um notebook sem processador quad core, ou seja apenas M ou os U, aí não garanto mais que uma 960 já terá gargalo alto. Já vi um i5 4210U gargalando uma 860m que é uma 750 TI.

Hahah duro que nem penso em algo tão hardcore, tenho tempo só para um BF ou Gta de vez em quando, então como atualmente tenho um i5 da série U quero algo leve mesmo, só que melhor que a Intel Hd.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, me interessei muito pelo tópico, muito legal o que você fez.

 

Eu tenho um notebook Aspire E1-572-6 com processador Intel Core- I5 4200U 1.6GHZ com turbo para 2,6GHZ com 8GB de RAM DDR3.

 

Queria rodar Street Fighter V, mas com a placa onboard é impraticável, as configurações mínimas do game pedem uma GTX 480, estou pensando em comprar uma GTX 550, será que eu teria problemas para rodar o jogo pelo menos com 30FPS e resolução 720p?

 

Esse esquema funciona nesse meu notebook? Vai sair caro pelo visto, mas ainda muito mais barato que comprar uma máquina nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...