Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede elétrica gerando barulho estranho nos equipamentos


Ir à solução Resolvido por Luckas_04,

Posts recomendados

Olá, pessoal. Quando ligo o PC, depois de alguns minutos de uso começa a fazer um barulho contínuo de clique, parecido com o "clique da morte" do HD, como se alguém estive clicando uma caneta sem parar. Quando isso acontece, vários outros equipamentos da casa, como as TVs e o roteador, também emitem o mesmo barulho. Além disso, as lâmpadas ficam oscilando. O curioso é que isso só ocorre se ligar o computador, e só termina quando o mesmo é desligado. Creio que o problema esteja na rede elétrica. Não acredito que seja sobrecarga, pois o chuveiro elétrico consome muito mais e nada disso acontece quando ele é usado. Acredito também que não seja a tomada, pois já tentei ligar em outras, inclusive em outra fase da casa. Chamei um eletricista e ele não soube o que poderia estar causando o problema, ele apenas mediu a corrente/tensão das tomadas e estavam normais. PS: não uso estabilizador nem no-break, apenas um filtro de linha da Clamper. Grato se puderem me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao faz nenhum sentido, porque um computador nao tem a capacidade de puxar tanta energia assim da rede a ponto de causar esses disturbios q conseguimos ver com mais frequencia quando ligamos um chuveiro eletrico como você mesmo disse..

 

 

eu apostaria tb num problema eletrico e chamaria outro eletricista para fazer uma checagem mais minuciosa desse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém saberia me explicar se a fiação é uma "via de mão única", ou seja, apenas traz energia para os aparelhos, ou se é "mão dupla", isto é, se o computador estiver gerando algum distúrbio, a fiação pode levar essas "ondas tortas" para os outros aparelhos?

 

rodrigo.dcvieira: Chamarei um eletricista para verificar a caixa de energia e a fiação externa. Como o evento se manifesta na casa inteira, chutaria que a causa do problema deve estar aí.

victhor393: Fonte não é, já tive a oportunidade de testar outra e o barulho acontece com ambas.

nefertiti: Apenas o estabilizador fazia barulho? Não acontecia com mais nenhum equipamento na sua casa? No meu caso isso acontece todo dia, não importa o clima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

nefertiti: Apenas o estabilizador fazia barulho? Não acontecia com mais nenhum equipamento na sua casa? No meu caso isso acontece todo dia, não importa o clima.

 

Nesta época foi só estabilizador, que dava estalos.

 

O ideal é a casa ou apartamento ter a energia dividida por disjuntores, na minha casa são seis, sendo que tem um para o chuveiro elétrico do banheiro principal.

 

Muitas residências, principalmente nos apartamentos, não estão preparados para tantos aparelhos elétricos. Quem mora em casa, se pode adaptar a instalação elétrica, já em edifício fica mais complicado faze-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém saberia me explicar se a fiação é uma "via de mão única", ou seja, apenas traz energia para os aparelhos, ou se é "mão dupla", isto é, se o computador estiver gerando algum distúrbio, a fiação pode levar essas "ondas tortas" para os outros 

 

Distúrbios podem ser gerados por outros aparelhos e levados pela fiação. Chuveiros com ajuste eletrônico de temperatura (tipo a ducha thermosystem), por exemplo, são mestres em fazer as fontes dos aparelhos eletrônicos zumbirem, pelo tanto de lixo que esses chuveiros "injetam" na rede elétrica.

Explicação do mestre faller:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=344053&page=4&p=1064993899#post1064993899

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno, no meu caso não é um zumbido, mas um barulho de clique de caneta. E acontece o tempo todo, não apenas quando o chuveiro é ligado (e é meio difícil imaginar que a vizinhança está tomando banho 24h por dia).

 

No caso do PC estar causando este distúrbio (pois os aparelhos só começam a fazer barulho e as luzes piscarem quando o PC está ligado) qual poderia ser a causa do problema? Como disse antes, já testei com duas fontes (uma Corsair 750w e outra Seasonic 620w) e com ambas o resultado foi o mesmo. Também descarto o filtro de linha, pois isso também acontecia na época que usava um no-break. Também não são os periféricos, já tentei desplugar tudo (monitor, caixas de som, impressora, teclado, mouse) e o barulho persiste. Curioso que os cliques ficam bem mais rápidos quando abro algum jogo, será que pode ser a placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno, no meu caso não é um zumbido, mas um barulho de clique de caneta. E acontece o tempo todo, não apenas quando o chuveiro é ligado (e é meio difícil imaginar que a vizinhança está tomando banho 24h por dia).

 

No caso do PC estar causando este distúrbio (pois os aparelhos só começam a fazer barulho e as luzes piscarem quando o PC está ligado) qual poderia ser a causa do problema? Como disse antes, já testei com duas fontes (uma Corsair 750w e outra Seasonic 620w) e com ambas o resultado foi o mesmo. Também descarto o filtro de linha, pois isso também acontecia na época que usava um no-break. Também não são os periféricos, já tentei desplugar tudo (monitor, caixas de som, impressora, teclado, mouse) e o barulho persiste. Curioso que os cliques ficam bem mais rápidos quando abro algum jogo, será que pode ser a placa de vídeo?

Tempos atrás tive um problema com um barulho "inexplicável" desse e que também aumentava em jogos. No meu caso era a ventoinha do cooler da placa de video que estava frouxo, o que fazia ele encostar nas laterais (ou em alguma estrutura do sistema de arrefecimento da vga).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Braquelite, somente quando liga o PC, e para exatamente quando desligo. Já tentei ligar em outras tomadas, mas vou ver se o vizinho "empresta" uma para fazer um teste. 

 

Braconius, não acho que seja um barulho mecânico, até porque outros aparelhos também fazem o mesmo som. Penso que o barulho aumenta quando abre um jogo porque o PC puxa mais energia. 

 

Como o computador, o roteador e a TV fazem o mesmo barulho, ele deve estar vindo de um componente que todos esses aparelhos têm em comum. Capacitores, talvez?

 

Não sei se isso ajuda, mas no começo o barulho era bem aleatório, dava por alguns minutos e parava, na época pensei que era o HD. E acontecia somente no PC. Depois de uns meses começou a acontecer com os outros aparelhos e com as lâmpadas, e quando começa não para mais, somente desligando o computador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi abrir o computador e dar uma geral (tirar poeira, apertar cabos, etc). Liguei com ele aberto e pude perceber que o barulho claramente vinha da fonte. Resolvi então testar com mais outra fonte, a do meu irmão (uma C3tech 500w) e não apresentou nenhum problema. Para tirar a prova real coloquei a minha fonte no pc dele e para minha surpresa não ligou. Isso mesmo, a danada resolveu bater as botas. Parece que o problema era mesmo a fonte. Sorte que está na garantia.

 

Mas ainda fico com uma dúvida enorme. Quando eu usava a Corsair, meu pc tinha o problema de reiniciar do nada e eu ouvia estalos vindo de dentro dele. Troquei pela Seasonic e resolveu o problema de reiniciar, mas os estalos continuaram, razão pela qual pensava que eles não estavam vindos da fonte. Será apenas uma incrível coincidência que duas fontes top tenham apresentado esse problema ou alguma coisa pode ter contribuído para isso? Quando a Corsair estragou me livrei do no-break, pensando ter sido ele o responsável. A Seasonic nunca foi ligada no no-break, sempre no filtro de linha Clamper, e mal durou 5 meses.

 

Será apenas azar ou alguém faz ideia do que pode ter acontecido para as duas fontes terem estragado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...