Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Deixar o cooler solto enquanto limpar com ar comprimido quebra pc?


Ir à solução Resolvido por Er1ck,

Posts recomendados

Galera, sei que é uma pergunta maluca mas eu lembro que vi isso em algum lugar, não lembro bem, mas se eu usar uma lata de ar comprimido ou um secador de cabelo no vento frio pra limpar o pc e o vento pegar na ventoinha e ela girar com o pc desligado fora da tomada queima a ventoinha, a placa mãe ou algo do tipo? 

 

Nesse vídeo em 1:05 ele segura o fan antes de soltar o jato de ar. Se fosse eu ali e eu não tivesse segurado, ia danificar o pc?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Não sei onde você viu isso, mas isso não existe, pode até botar o dedo lá e ficar girando (PC desligado obviamente), isso não vai queimar nada, pode ter certeza que se o de alguém queimo, não foi por ter girado o fan da CPU com o PC desligado, nada a ver isso ai. Qualquer cooler, seja gabinete, cpu ou placa de vídeo podem girar, tirar, não vai quebrar nada (a não ser que você quebre por não saber mexer) de resto nada acontece.

 

Agora quanto em limpeza em si, eu sempre removo peça por peça e limpo individualmente com pincel, acho mais cuidadoso, demorado, porém eficiente e mais seguro. :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa eu ri alto com a dúvida kkkkkk porém se tem dúvida é pra perguntar né, pode usar qualquer jato de ar aí no teu PC menos jato de água kkkk a ventoinha n será afetada em nada só irá girar uai, em vez de elas girarem por energia elétrica vai girar com energia heolica com o vento q está entrando ^^ abrass

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, sei que é uma pergunta maluca mas eu lembro que vi isso em algum lugar, não lembro bem, mas se eu usar uma lata de ar comprimido ou um secador de cabelo no vento frio pra limpar o pc e o vento pegar na ventoinha e ela girar com o pc desligado fora da tomada queima a ventoinha, a placa mãe ou algo do tipo?

 

Você perguntou pelo medo que a ventoinha pudesse funcionar como um dínamo ao ser girada e com isso gerar uma tensão suficientemente alta ao ponto de queimar algum componente?

 

Bem, nunca medi a tensão de saída nos terminais do fan com a hélice girando, mas acredito que os diodos no circuito interno dele impeçam que isso aconteça!

 

Independente disso, eu limpo meu PC semestralmente com um compressor industrial e nunca queimei nada. Este cara do vídeo segurou o fan porque quando você coloca o ar comprimido direto nele, ele gira uma velocidade ABSURDAAA!! Na boa... parece um caça decolando!! Eu também tento segurar a hálice com o dedo quando eu limpo para evitar isso, mas sempre tem uma que acaba soltando e quando o vento pega direto acontece de novo, mas nunca queimou nada!  :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se com um compressor industrial

Muito cuidado com compressor, aconselho antes de usar o mesmo verifique se não tem água dentro dele (isso mesmo, quando o compressor admite ar da atmosfera, a umidade adentra o recipiente também e o acúmulo de umidade se transforma em água).

Aconselho a colocar sua mão a uns 50 cm do esguicho e borrife sobre ela, se não umedecer é bom sinal, mas mesmo assim, os compressores possuem dreno para remover a água acumulada nos recipientes, se não souber, pergunte para alguém que trabalha com manutenção que vai te indicar onde fica, mas geralmente é na porção de baixo. Você puxa a válvula e ela expulsa a água, até não sair mais.

Boa sorte ai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito cuidado com compressor, aconselho antes de usar o mesmo verifique se não tem água dentro dele

 

Pó ficar tranquilo! Tenho filtro na linha e periodicamente abrimos a válvula do reservatório. A única precaução é regular a pressão para não arrancar nenhum componente.  :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...