Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de PC para jogos e tratamento de fotos profissionais até R$ 4.000,00


Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

 

Estou montando um computador do "zero" para meu irmão e gostaria de algumas dicas de peças e componentes. Como eu montei meu computador visando mais o custo/benefício, não sei nem por onde começar.

 

A preferência dele para configurá-lo seriam as marcas:

 

-Processador: Core i7 com um bom cooler para ele;

-Placa mãe: Asus ou MSI (de preferência com USB 3.0);

-Placa de vídeo: Nvidia (Asus, EVGA, Gigabyte, MSI, Zotac);

-Memória RAM: DDR3 com frequências de 1600MHz ou mais e que tenham melhor performance em conjunto com a Nvidia e a Intel;

-Fonte: Com potência real o suficiente para configuração e de marca confiável (modular);

-HDS: Um SSD de 120GB para o SO e outro HD com até 3TB;

-Gabinete: Com bastante espaço interno e que tenha uma boa ventilação.

 

Agradeço se puderem me ajudar a montar essa configuração mais "robusta".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Intel Core i7 4790 3.6Ghz

-Gigabyte GA-H97M-D3H (melhor custo x benefício)

-GeForce GTX 760 2Gb GDDR5 256bits ou GTX 960 2Gb GDDR5 128bits

-16Gb DDR3 1600Mhz CL9

-Seasonic S12II-520 Bronze (melhor custo x benefício, melhor marca de fontes do mercado)

-SSD Samsung EVO 840 120Gb + HD Seagate, Samsung, Western Digital

-Gabinete (não sei recomendar)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Intel Core i7 4790 3.6Ghz

-Gigabyte GA-H97M-D3H (melhor custo x benefício)

-GeForce GTX 760 2Gb GDDR5 256bits ou GTX 960 2Gb GDDR5 128bits

-16Gb DDR3 1600Mhz CL9

-Seasonic S12II-520 Bronze (melhor custo x benefício, melhor marca de fontes do mercado)

-SSD Samsung EVO 840 120Gb + HD Seagate, Samsung, Western Digital

-Gabinete (não sei recomendar)

 

Opa, obrigado pelas dicas. Vou fazer um levantamento de preços pra ver como fica para ele. Mas olhando por cima, acho que terei que baixar algumas coisas, pois parece que vai passar do esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode pegar um Core i5 4690 que é mais barato e próximo ao i7 4790: http://www.anandtech.com/bench/product/1198?vs=1199

Também pode deixar alguns Gbs de RAM de lado e pegar depois, pegue só 8 ou 12 Gb agora e deixe o resto para depois, caso fure seu orçamento. Se você está afim de jogar também, vale considerar o investimento de uma VGA melhor, como a GTX 970.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então vai ter que diminuir algumas coisas:

 

-Intel Core i5 4590 3.3Ghz

-MSI B85M-E43

-GTX 960 2Gb DDR5 128bits

-8 ou 12Gb DDR3 1600Mhz

-EVGA 500W 80 Plus

-HD (a sua escolha) o SSD pode deixar para depois

-Gabinete Cougar Archon (que tal?)


Acho que deve caber o SSD no orçamento...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então vai ter que diminuir algumas coisas:

 

-Intel Core i5 4590 3.3Ghz

-MSI B85M-E43

-GTX 960 2Gb DDR5 128bits

-8 ou 12Gb DDR3 1600Mhz

-EVGA 500W 80 Plus

-HD (a sua escolha) o SSD pode deixar para depois

-Gabinete Cougar Archon (que tal?)

Acho que deve caber o SSD no orçamento...

 

Parece que sim. Mas verei a possibilidade de adiar o SSD e priorizar um pouco a refrigeração. O cooler stoock desse processador dá conta dele quando ele fica sobrecarregado ou seria uma boa ideia colocar um cooler mais forte já?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que sim. Mas verei a possibilidade de adiar o SSD e priorizar um pouco a refrigeração. O cooler stoock desse processador dá conta dele quando ele fica sobrecarregado ou seria uma boa ideia colocar um cooler mais forte já?

 

Ele vai trabalhar profissionalmente / diariamente com fotos? Porque o que realmente importa nesse caso é o SSD. Eu tenho um i7-3770K e um FX-6300, os dois com SSD. Sério, eu prefiro um milhão de vezes mais trabalhar com o FX-6300 com SSD do que o i7 com HD. Na verdade, trabalhar com o i7 ou i5 e HD seria uma espécie de punição divina. Fica uma carroça. O i7 é mais rápido, mas o FX-6300 não faz feio. Eu não teria problemas de trabalhar com ele se precisasse.

 

Se a grana está curta, talvez seja melhor montar uma configuração de FX-6300 com GA-970A-UD3P. Os dois juntos saem mais barato do que o i5-4590.

http://www.kabum.com.br/produto/35565/processador-amd-fx-6300-3-5ghz-am3-black-edition-fd6300wmhkbox/?tag=FX-6300

http://www.kabum.com.br/produto/49100/placa-mãe-gigabyte-para-amd-ga-970a-ud3p-am3box-rev-1-0

 

Eu compraria um Hyper TX3 para o FX, porque se ele for trabalhar pesado ou jogar, precisa. Mesmo para o Intel eu não usaria cooler box. Talvez até um Thermaltake L31 ou Hyper 212X.

Se ele for trabalhar sério, considere comprar um Samsung 840 Evo de 250GB. Sai por menos de 600 reais no Mercado Livre.

 

 

-----edit-----

Se ele realmente quiser Intel, compre um i3 agora (ou i5-4440) com B85 e o SSD e o CPU cooler. Depois ele faz um upgrade para um i7 com calma. Mas, de qualquer forma, seria um upgrade salgado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, só haveria a necessidade no caso de overclock, mas mesmo um overclock leve poderia ser levado pelo cooler stock.

 

Ok, mas tenho que levar em consideração que ele vai trabalhar pesado e jogar também. Vou diminuir um pouco mais a config para deixar o SSD e pelo menos um cooler mais forte.

 

 

Ele vai trabalhar profissionalmente / diariamente com fotos? Porque o que realmente importa nesse caso é o SSD. Eu tenho um i7-3770K e um FX-6300, os dois com SSD. Sério, eu prefiro um milhão de vezes mais trabalhar com o FX-6300 com SSD do que o i7 com HD. Na verdade, trabalhar com o i7 ou i5 e HD seria uma espécie de punição divina. Fica uma carroça. O i7 é mais rápido, mas o FX-6300 não faz feio. Eu não teria problemas de trabalhar com ele se precisasse.

 

Se a grana está curta, talvez seja melhor montar uma configuração de FX-6300 com GA-970A-UD3P. Os dois juntos saem mais barato do que o i5-4590.

http://www.kabum.com.br/produto/35565/processador-amd-fx-6300-3-5ghz-am3-black-edition-fd6300wmhkbox/?tag=FX-6300

http://www.kabum.com.br/produto/49100/placa-mãe-gigabyte-para-amd-ga-970a-ud3p-am3box-rev-1-0

 

Eu compraria um Hyper TX3 para o FX, porque se ele for trabalhar pesado ou jogar, precisa. Mesmo para o Intel eu não usaria cooler box. Talvez até um Thermaltake L31 ou Hyper 212X.

Se ele for trabalhar sério, considere comprar um Samsung 840 Evo de 250GB. Sai por menos de 600 reais no Mercado Livre.

 

 

-----edit-----

Se ele realmente quiser Intel, compre um i3 agora (ou i5-4440) com B85 e o SSD e o CPU cooler. Depois ele faz um upgrade para um i7 com calma. Mas, de qualquer forma, seria um upgrade salgado.

 

Sim, ele vai utilizar bastante tanto para as imagens e fotos como para jogar. Também sou da mesma opinião quanto ao SSD e ao processador. Os AMD não estão fazendo tão feio não. O meu FX-6100 não pediu água para jogo nenhum até hoje, tudo no máximo. Eu sugeri para ele pegar um AMD, mas é cabeça dura. Já deu o bicho fazer ele pegar uma placa mãe que não fosse uma ASUS mega ultra power fodástica! kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, ele vai utilizar bastante tanto para as imagens e fotos como para jogar. Também sou da mesma opinião quanto ao SSD e ao processador. Os AMD não estão fazendo tão feio não. O meu FX-6100 não pediu água para jogo nenhum até hoje, tudo no máximo. Eu sugeri para ele pegar um AMD, mas é cabeça dura. Já deu o bicho fazer ele pegar uma placa mãe que não fosse uma ASUS mega ultra power fodástica! kkkk

 

Eu sei como é  :) Então diz para ele pegar um i3 ou pegar uma placa de vídeo mais fraca, porque o HD acaba com a produtividade. O dia se torna mais penoso. Quando o Windows começa a instalar atualizações em HD, o micro simplesmente para. Ou pede para ele pesquisar sobre a vantagem do SSD para trabalho (para tudo, na verdade), porque isso já é assunto batido hoje em dia.

 

Boa sorte!

 

-----edit-----

Aqui tem um exemplo de primeira mão de um usuário que comprou i7 e usa HD e está decepcionado com a Intel: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1112238-i7-intel-continuo-com-a-decep%C3%A7%C3%A3o/ O pessoal explica o por que da lentidão. Eu passei pela mesma coisa quando passei de um Athlon 5200+ para o Phenom II 1090T. Eu reclamei muito, xinguei muito a AMD, até o dia que eu comprei um SSD. Aí eu entendi.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui baixar para +/- R$ 4.300,00 (praticamente tudo na kabum, portanto posso baixar um pouco mais ainda):

 

- Placa mãe MSI 970 GAMING (provável que essa placa mãe não tenha suporte para esse processador);

- Processador AMD FX-8350 Vishera 4.0GHz;

- Placa de vídeo EVGA GeForce GTX960 SSC 2GB ACX 2.0;

- Fonte Seasonic ATX 620W S12II-620 Bronze;

- Memória G.Skill Sniper 8GB (2x4GB) DDR3 1866MHz F3-14900CL9D-8GBSR;

- SSD Samsung 850 EVO 120GB;

- HD Seagate SATA III Barracuda 7200 1TB ST1000DM003;

- Gabinete Cougar MX300;

 

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficaria legal (tudo compatível), mas acaba saindo mais caro do que um i5-4590 com B85. Mas DX12 vem aí para dar um gás na AMD, o FX-8350 é bom para edição, é mais forte em multithread, enfim.

 

Mas o FX-8350 não dá mais opção de upgrade, porque os FX serão substituidos pelos "Zen". Com o i5-4590 ele pode colocar um i7 mais na frente. Isso pesa no caso de um upgrade estar nos planos. O i5 também é melhor para jogos. Agora, se for um micro para gastar até o fim, eu acho que tanto faz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui baixar para +/- R$ 4.300,00 (praticamente tudo na kabum, portanto posso baixar um pouco mais ainda):

 

- Placa mãe MSI 970 GAMING (provável que essa placa mãe não tenha suporte para esse processador);

- Processador AMD FX-8350 Vishera 4.0GHz;

- Placa de vídeo EVGA GeForce GTX960 SSC 2GB ACX 2.0;

- Fonte Seasonic ATX 620W S12II-620 Bronze;

- Memória G.Skill Sniper 8GB (2x4GB) DDR3 1866MHz F3-14900CL9D-8GBSR;

- SSD Samsung 850 EVO 120GB;

- HD Seagate SATA III Barracuda 7200 1TB ST1000DM003;

- Gabinete Cougar MX300;

 

O que acham?

Se for pegar uma mobo, melhor pegar uma normal, mobos gaming você paga mais pelo nome do que pelo que elas podem te oferecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficaria legal (tudo compatível), mas acaba saindo mais caro do que um i5-4590 com B85. Mas DX12 vem aí para dar um gás na AMD, o FX-8350 é bom para edição, é mais forte em multithread, enfim.

 

Mas o FX-8350 não dá mais opção de upgrade, porque os FX serão substituidos pelos "Zen". Com o i5-4590 ele pode colocar um i7 mais na frente. Isso pesa no caso de um upgrade estar nos planos. O i5 também é melhor para jogos. Agora, se for um micro para gastar até o fim, eu acho que tanto faz.

 

Entendi seu ponto. Não li nada sobre os "Zen" ainda, mas eles então provavelmente não serão AM3+, o que tornará a placa mãe inútil se eu quiser fazer um upgrade futuramente? Aí seria mais vantagem pegar o i5-4590 com a B85.

 

 

Se for pegar uma mobo, melhor pegar uma normal, mobos gaming você paga mais pelo nome do que pelo que elas podem te oferecer.

 

Imaginei isso também e, como nosso amigo acima falou, a vantagem maior ainda seria pegar o i5 e a B85...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi seu ponto. Não li nada sobre os "Zen" ainda, mas eles então provavelmente não serão AM3+, o que tornará a placa mãe inútil se eu quiser fazer um upgrade futuramente? Aí seria mais vantagem pegar o i5-4590 com a B85.

 

 

 

Imaginei isso também e, como nosso amigo acima falou, a vantagem maior ainda seria pegar o i5 e a B85...

Com certeza, i5 e i7 têm um overall melhor do que qualquer FX, mesmo tendo 8 núcleos reais, ele não são tão poderosos quanto os núcleos da Intel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza, i5 e i7 têm um overall melhor do que qualquer FX, mesmo tendo 8 núcleos reais, ele não são tão poderosos quanto os núcleos da Intel.

 

Muito bem. Acabei de ver aqui e provável que tenha achado o "meio termo" que eu procurava para a configuração da mobo + processador:

 

- Processador Intel Core i5-4590 Haswell

 

e 3 opções de mobo praticamente na mesma faixa de preço:

 

- Asus B85M-E/BR;

- Gigabyte GA-H97M-D3H;

- MSI B85M-E45 Military Class 4.

 

Posso pegar qualquer uma dessas mobos com esse processador ou alguma delas se sobressai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa b85 da asus não é boa, dá muito problema, melhor msi ou gigabyte.

 

Vou de MSI então. Tenho uma da MSI e nunca me deu trabalho pra nada, funcionamento 100%.

 

Tenho mais uma última dúvida. O processador e a mobo trabalham com memórias de no máximo 1600MHz, mas as memórias que eu selecionei são 1866Mhz. Elas irão trabalhar apenas em 1600MHz, correto? Acho que vou mantê-las pelo fato de estarem com o mesmo preço das de 1600MHz que eu pesquisei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou de MSI então. Tenho uma da MSI e nunca me deu trabalho pra nada, funcionamento 100%.

 

Tenho mais uma última dúvida. O processador e a mobo trabalham com memórias de no máximo 1600MHz, mas as memórias que eu selecionei são 1866Mhz. Elas irão trabalhar apenas em 1600MHz, correto? Acho que vou mantê-las pelo fato de estarem com o mesmo preço das de 1600MHz que eu pesquisei.

Sim! Elas são 1866Mhz CL9, provavelmente irão trabalhar em 1600Mhz CL8, o que a deixa mais rápida do que 1600Mhz CL9 ou CL10 (as mais comuns).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! Elas são 1866Mhz CL9, provavelmente irão trabalhar em 1600Mhz CL8, o que a deixa mais rápida do que 1600Mhz CL9 ou CL10 (as mais comuns).

 

Melhor ainda! Quanto a fonte, estou exagerando na potência dela ou os 620W atendem na estica? Eu li que essa fonte não é modular e eu gostaria de estar pegando uma modular, apesar do preço dessa estar muito bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma lá. SSD não é um dispositivo tipicamente utilizado pra aumentar produtividade, pois não aumenta a performance de processadores em tarefas(a não ser a tarefa de abrir programas e carregar arquivos), nem aumenta a performance dos programas(não faz renderizar mais rápido e nem dá mais fps em jogos).

 

Eu não trabalho com fotos, mas já trabalhei intensivamente(ainda trabalho um pouco) com edição de vídeo e não há como uma configuração FX+SSD fazer meu tempo render mais do que (i5 ou i7)+ HD.

 

Eu só consigo enxergar um caso onde um FX+SSD se sairia melhor do que i5+HD que é quando você trabalha com arquivos onde o tempo de renderização não passa muito dos 3 minutos, que de repente é o caso de edição de fotos e por isso os amigos ficaram com essa impressão.

 

Fora isso, não e não. Além disso, os FXs são bem piores que os processadores intel em renderização.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença é bem pequena:

 

 

Bom, acredito que no caso desse teste ai a diferença aconteceu porque a quantidade de memória(apenas 4GB) é muito pouca e o PC teve que acessar a memória virtual, ou seja, o SSD ou o HD durante a renderização.

 

É preciso tomar cuidado com testes tendenciosos do youtube. Há, por exemplo, vários testes onde o cara quer provar o desempenho do dual channel, mas coloca apenas um pente de 4GB em single contra 2 pentes de 4GB em dual channel e ai já viu né.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...