Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Roberto Paes

Segurança da rede sem fio?

Recommended Posts

Trabalho com internet e os clientes tem me perguntado muito sobre aplicativos que descobrem a senha de sua rede sem fio. Pesquisei mais não achei muito sobre o assunto. Gostaria de uma opinião se realmente tem ou se é mito?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É possível sim, se a senha usada for fraca. Contudo, se a senha for complexa, ninguém se habilitará a tentar descobrí-la pois pode demorar desde alguns milhares de anos até várias centenas de milhões de séculos. A minha recomendação é:

 

  • Usar senhas fortes;
  • Habilitar acesso somente aos endereços MAC dos dispositivos do lar em questão (celular da mãe, do pai, note da tia, etc);
  • Desabilitar quaisquer conexão remota ao roteador, isto é, de conexão como admin;
  • Habilitar somente UM computador fixo (através do MAC de sua placa de rede) para ter acesso ao painel de administração do roteador;
  • Trocar a senha e usuário do roteador e, novamente, usar senhas fortes.

Note que o principal quesito é ter uma senha forte pois assim a criptografia é assegurada. De nada adianta usar AES mas ter uma senha fraca. O que eu faço aqui em casa é ter uma senha de 40 caracteres aleatórios e o resto já foi descrito.

Um método fácil para criar senhas é usar uma frase que você nunca esqueça e modificá-la. Exemplo:

Frase inicial: Essa caneta é muito boa

 

Alteramos alguns caracteres para maiúsculo: eSSacANeTAemuITobOA

Adicionamos alguns números: eSSa2cANeT4emuIT0bOA

 

Adicionamos alguns símbolos: eSS@2cANeT4*emu!T0bOA!#$.

 

Adicionamos algumas repetições: eSS@2cAaNeT4*emu!iiT0bOAa!#$.

 

Obviamente isso é só um exemplo e não deve ser usado! ;) Nesse exemplo nenhum ataque de dicionário seria eficaz, nem mesmo os especializados em escrita "1337" (leet writing). Da mesma forma, nenhum ataque brute-force seria eficaz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Utilize WPA2 pois ficará mais seguro, há uma criptografia mais avançada.

 

WEP consegue ser quebrado em poucos minutos, indiferente o nível de dificuldade da senha.

 

Faça combinações conforme o amigo acima disse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, no WPA/WPA2 Personal o uso de senha forte é altamente recomendada.

 

É possível quebrar senhas de WPA/WPA2 usando um ataque de conexão e logando a saída de dados. Através deles você consegue quebrar por força bruta a senha. Se ela for grande e usar símbolos diversos demora mais, mas pode ser quebrada de qualquer forma.

 

Adicionando a filtragem MAC dificulta o acesso, já que grande maioria não troca mensagens com MACs não cadastrados.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×