Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe GA-970A-D3SP; atualização da BIOS


Visitante

Posts recomendados

Olá! Sou novo por aqui e como estou meio perdido quanto a este assunto, pensei que aqui seria um bom lugar para sanar as minhas dúvidas. Espero que vocês consigam me dar uma luz rs

Fiz uma atualização da bios da placa mãe GA-970A-D3SP porque achava meu computador um pouco quente acima do normal. Pesquisei em alguns sites e me deparei com essa sugestão. Fiz isso pelo programa @Bios. A atualização parecia ter sido bem sucedida, mas quando reiniciei o pc, o Windows não inicializava, aparecendo uma tela de erro azul claro bem rápida do Windows 8.1. Depois dessa tela azul, o pc reinicia. Sabia que uma atualização dessas podia ser algo arriscado, mas não vi outra alternativa.

Já tentei limpar o CMOS, tirar a bateria da placa mãe, usar o outro chip da bios (backup bios) e nada... acho que nem atualizar pra versão mais recente atualizou, pois me lembro de ter visto a mesma versão de fábrica no setup da bios depois de reiniciar o pc.

Estou desesperado :(  O que vocês me sugerem a fazer? A placa ainda está na garantia.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer dizer, em vez de trocar a pasta térmica você resolveu dar flash na BIOS?? :confused:  Sinceramente, essa é a primeira vez que vejo isso.

 

Pelo que vi é possível que a atualização não tenha corrompido a BIOS, já que você trocou o CHIP atual por outro chip saudável. Resta saber se esse chip é o que contém a BIOS mesmo. Se for, você pode baixar um LiveCD do Debian, gravar em um DVD (em velocidade de 4x), e tentar inicializar pelo DVD. Se funcionar, está tudo OK com a BIOS, mas seu Windows 8 está com problemas (especialmente se a atualização de BIOS fez algo relacionado ao secure boot/UEFI).

 

Para baixar um LiveCD do Debian 32bits via Torrent: http://cdimage.debian.org/debian-cd/current-live/i386/bt-hybrid/debian-live-7.8.0-i386-kde-desktop.iso.torrent

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por acaso o controlador SATA está em modo IDE, quando o SO foi instalado com ele em modo AHCI (ou vice-versa)?

A situação é a seguinte (válido também para o caso contrário)

  • SO é instalado em modo AHCI, portanto não possui drivers para controladores não-AHCI instalados
  • Atualização de BIOS volta todas as configurações para o padrão (totalmente válido, já que você usou aquele jumper, tirou a pilha...)
  • Configuração padrão da placa é IDE
  • SO dá tela azul por não encontrar o dispositivo de inicialização, já que os drivers para o controlador IDE não estão presentes

Para ter certeza disso só apertando F8 antes da inicialização do SO e escolhendo a opção que desabilita a reinicialização automática em caso de erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...