Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
PHTessmer

Dúvida sobre bateria de notebook

Recommended Posts

(Não sei se esse é o lugar certo, mas não achei nenhum subfórum específico sobre baterias.)

 

É o seguinte, tenho um ultrabook da Asus e ele é fechado atrás, impossibilitando a retirada da bateria. Tenho ele há 1 ano e 4 meses e sempre fiz assim: uso ele com a fonte ligada até carregar 100% e depois tiro e uso só na bateria, aí quando chega a 10% conecto de volta e assim por diante.. faço isso por preocupação de que se eu deixar ele sempre conectado quando estou em casa, a bateria possa se "viciar" ou danificar por estar sempre sendo carregada.

 

Porém, um amigo meu há uns dias atrás me disse que a bateria do notebook Samsung dele pifou de uma hora pra outra e agora dura menos de 10 minutos, sendo que ele fazia a mesma coisa que eu de não deixar a fonte conectada depois dos 100%. E o que ele me disse que pode ter acontecido é que a bateria tem um certo número de ciclos de carregamento antes de estragar, o que me preocupou porque o notebook dele é uns 3 meses mais velho que o meu e talvez isso ocorra pra mim daqui a pouco.

 

Então queria saber se o procedimento que eu faço é correto ou se estou diminuindo a vida útil da minha bateria (apesar de até hoje ela continuar quase como nova).

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o seguinte, a bateria possui um quantidade de ciclos. Exemplo:

Uma bateria A possui 300 ciclos, se ele for carregado 100% e descarregado 100% , isso já foi um ciclo. O ciclo é contado quanto é consumido 100% da bateria, mesmo usando, por exemplo, só 50% e carregar e depois usando mais 50%, conta também como um ciclo.

Se você for um usuário que só usa o Notebook em casa, use-o simente na tomada. Para não "viciar" a bateria, utilize o mesmo pelo menos uma vez por semana ( se usar somente na tomada, por longo periodos diminui a vida útil da bateria).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre usei os notebooks na tomada e nunca tive problemas com a bateria, todos apos alguns anos de uso ainda tinham desgastado menos de 10% da bateria, enquanto uma amigo meu que saiu com essa ideia de ficar descarregando e carregando a bateria o tempo todo em menos de 1 ano a bateria do note ja estava com mais de 60% de desgaste. Obs. As informações foram checadas pelo programa Aida64

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas se ele fica direto na tomada, a bateria desgasta. Tipo, se passar 1 mês ou mais direto so na tomada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • li as respostas aqui e dei mais uma pesquisada e acho que o certo mesmo é deixar na tomada sempre que puder, pra diminuir o número de ciclos. e dar uma descarregada de vez em quando.

     

    valeu pela ajuda.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×